Chuchu Tem Carboidrato? Tipos, Variações e Dicas

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

Para quem segue uma dieta low carb ou qualquer outra com restrição de carboidratos, é importante saber se alimentos como o chuchu têm carboidrato ou não.

Há muitas pessoas que consideram o chuchu um alimento sem graça, mas precisamos ressaltar que ele fornece ao nosso organismo alguns dos nutrientes mais importantes para funcionar apropriadamente.

O chuchu serve como fonte de zinco, magnésio, cálcio, fósforo, potássio, vitamina B9 (ácido fólico/folato) e vitamina C. Na culinária, é possível ser criativo e utilizar o chuchu recheado, refogado, assado, grelhado, empanado e em receitas de bolos, tortas, pizzas, suflês, lasanhas, caldos e sucos, por exemplo.

Mas será que o chuchu tem carboidrato?

Quem segue uma alimentação rigorosa em relação à ingestão de carboidratos em cada refeição, limitando, restringindo ou diminuindo o seu consumo de nutrientes, seja por questões de saúde, seja com o objetivo de favor a redução do peso corporal, necessita conhecer a quantidade de carboidrato que cada alimento pode apresentar.

Com isso, para essas pessoas, vale a pena saber se o chuchu tem carboidrato e quantas gramas por porção podem ser encontradas no alimento.

Pois bem, até podemos dizer que o chuchu tem carboidrato, entretanto, a quantidade do nutriente que é encontrada no alimento não é elevada. Isso sem contar que boa parte dos carboidratos do chuchu correspondem a fibras.

Conforme encotramos, uma porção correspondente a meia xícara de chuchu apresenta 5 g de carboidratos e 2 g de fibras alimentares.

As fibras que consumimos por meio da alimentação passam pelo intestino e absorvem água; depois, essas fibras não digeridas criam uma espécie de volume ou massa, de modo que os músculos no intestino possam remover resíduos do organismo.

Além disso, de acordo com informações de outro, as fibras (um tipo de carboidrato) são um nutriente conhecido por diminuir a digestão dos carboidratos.

Também vale destacar que os ingredientes utilizados para acompanhá-lo na preparação de um prato ou de uma receita com chuchu irão influenciar a quantidade final de carboidratos e fibras.

Na lista a seguir, você vai conferir a quantidade em gramas de carboidratos e fibras que pode ser encontrada em uma série de receitas, tipos e porções de chuchu. As informações apresentadas na lista são de portais que disponibilizam dados nutricionais a respeito de diversas comidas e bebidas.

1. Chuchu (genérico)

  • 30 g: 1,17 g de carboidratos e aproximadamente 0,5 g de fibras;
  • 100 g: 3,9 g de carboidratos e 1,7 g de fibras;
  • 1 xícara com pedaços de 2,5 cm: 5,15 g de carboidratos e 2,2 g de fibras;
  • 1 unidade de chuchu (14,5 cm): 7,92 g de carboidratos e 3.5 g de fibras.

2. Chuchu cozido (genérico)

  • 30 g: 1,35 g de carboidratos e 0,75 g de fibras;
  • 100 g: 4,5 g de carboidratos e 2,5 g de fibras;
  • 1 xícara: aproximadamente 6,1 g de carboidratos e 3,3 g de fibras.

3. Chuchu (com sal/escorrido/fervido/cozido/genérico)

  • 30 g: aproximadamente 1,5 g de carboidratos e aproximadamente 0,85 g de carboidratos;
  • 100 g: aproximadamente 5,1 g de carboidratos e 2,8 g de fibras;
  • 1 xícara com pedaços de 2,5 cm: 8,14 g de carboidratos e 4,5 g de fibras.

4. Caldo de chuchu (genérico)

  • 30 g: aproximadamente 1,08 g de carboidratos e 0,48 g de carboidratos;
  • 100 g: 3,62 g de carboidratos e 1,6 g de fibras;
  • 1 xícara: 8,7 g de carboidratos e 3,8 g de fibras.

5. Suflê de chuchu

  • 1 porção – correspondente a 75 g: aproximadamente 8 g de carboidratos e 0,6 g de fibras;
  • 100 g: 10,64 g de carboidratos e 0,8 g de fibras;
  • 1 xícara: 15,96 g de carboidratos e 1,2 g de fibras.

6. Espaguete de chuchu da marca Hortifruti

  • 30 g: aproximadamente 1,25 g de carboidratos e aproximadamente 0,4 g de carboidratos;
  • 100 g: 4,1 g de carboidratos e 1,3 g de fibras.

7. Creme de chuchu

  • 30 g: aproximadamente 1,89 g de carboidratos e aproximadamente 0,25 g de carboidratos;
  • 100 g: 6,27 g de carboidratos e 0,8 g de fibras;
  • 1 xícara: aproximadamente 15,05 g de carboidratos e 1,8 g de fibras.

Atenção

Nós não submetemos os diferentes tipos, porções e receitas de chuchu a análises para verificar as suas quantidades de carboidratos e fibras. Simplesmente reproduzimos as informações disponibilizadas na internet.

Como cada receita com chuchu pode trazer diferentes ingredientes em diferentes quantidades, o teor final de carboidratos e fibras de cada preparação com cebola também pode apresentar diferenças em relação aos valores apresentadas na lista acima – ou seja, eles servem somente como uma estimativa.

Você já imaginava que o chuchu tem carboidrato, mesmo de fibras em quantidades menores? Consome muito na sua rotina? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário