Michele Umezu, 41 anos, pretende usar sua história de luta contra a depressão para incentivar outras pessoas. Mãe de Alexander, um dos filhos do ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno, ela tornou-se fisiculturista.
Para ajudar outras pessoas com questões psicológicas, a influenciadora fitness se tornou consultora.
“Assim como eu consegui a minha transformação depois de vários problemas de saúde, depressão, chegando a pesar 42 quilos a mais, eu acredito que não existe o impossível para ninguém que realmente quer mudar e se transformar em sua melhor versão”, analisa. A fisiculturista quer acompanhar os treinos, alimentação e evolução de cada pessoa de quem for mentora.
Para chegar ao resultado esperado nem precisa ir tão longe: a prática de exercícios físicos de forma regular e uma alimentação simples e saudável já faz toda a diferença, de acordo com Umezu. A musa fitness, que já possui formação como maquiadora, hair stylist e moda, estuda biomedicina atualmente.
“(Tenho) Mais de 130 cursos nessa área de beleza, terapias e spa. Hoje, sou atleta campeã de fisiculturismo com mais de 23 títulos. Estou fazendo o curso internacional de personal trainer e nutrição, já com experiência em campeonatos e sempre amando esse mundo fitness. Comecei com 40 anos e emagreci mais de 42 quilos em todo o processo”, lista, por fim.
No início do ano, Umezu abriu o jogo sobre seu treino de glúteos. A fisiculturista faz uma hora de cardio, depois parte para um aquecimento na cadeira abdutora, agachamento sumô no smith, agachamento sumô com halter, agachamento búlgaro, elevação pélvica, abdução de quadril na polia e no banco inclinado, stiff com a barra e, por fim, cadeira flexora.
Já a dieta de Michele é a base de carboidratos, como batata, arroz, aveia e proteínas (frango e ovos). A influencer também consome frutas, principalmente maçã, melão, banana, morango, abacaxi, melancia, mamão e uva.
Competições de fisiculturismo
Já para as competições de fisiculturismo, a atleta se prepara com anabolizantes e oito litros de água, no entanto, não pode ingerir o líquido no dia da competição.
“Nas últimas 48 horas, faço um protocolo de dieta, com um total de cinco refeições por dia. Minha primeira refeição são quatro ovos (sendo três inteiros e um só a clara), aveia (30 gramas), porção de fruta e café sem açúcar. E as outras refeições, na sequência: 130 gramas de peixe magro, 130 gramas de vegetais e salada à vontade. Algumas refeições com 100 gramas de carboidratos e outras sem”, detalha.
Uma semana antes do campeonato, Umezu diminui a quantidade de água gradativamente. Com o acompanhamento de um endocrinologista, ela estava usando três hormônios e alguns manipulados.
“(…) Esses últimos dias de treino são um pouco diferentes. Trabalhamos mais a ativação, porque todo trabalho de construção já foi feito nesses três meses de preparação. No final é um pouco mais difícil, pelo cansaço, mas um dia antes não fazemos treino, só descanso e cardio para ficar bem no dia do show. Até porque, ficamos o dia todo no campeonato sem beber água e sem comer das 8h às 17h, dependendo de quantos atletas têm na competição”, descreve.