Zoloft engorda ou emagrece? Para que serve?

Especialista da área:
atualizado em 19/01/2021

Veja se é verdade que tomar Zoloft engorda ou se não há mudanças de peso, além de conhecer o que é e para que serve esse medicamento.

  Continua Depois da Publicidade  

Enquanto algumas pessoas questionam o médico ou psiquiatra quanto aos efeitos colaterais dos remédios receitados e não deixam de ler toda a bula mesmo depois de ouvir as informações, outros não são tão cuidadosos assim.

Estes simplesmente tomam o medicamento sem fazer qualquer tipo de questionamento ou buscar conhecer mais sobre a substância.

O primeiro grupo pode ser considerado chato, mas a atitude deles é correta. Ao ter esse cuidado, essas pessoas sabem quais efeitos colaterais o remédio que utilizarão poderá trazer e podem então se preparar para o que está por vir.

Já os que não fazem isso podem acabar tendo uma surpresa desagradável ao usar o produto, principalmente se comprá-lo sem a recomendação médica, em um ato de automedicação.

Hoje, vamos dar uma ajuda para os usuários do medicamento Zoloft, sejam eles do primeiro ou segundo grupo, e trazer algumas informações sobre ele. O que é e para que serve? Será que o Zoloft engorda ou emagrece? Confira a seguir:

O que é e para que serve Zoloft?

Remédios

Zoloft é um medicamento antidepressivo. Seu princípio ativo é o Cloridrato de Sertralina e o medicamento pode ser indicado no tratamento de sintomas de depressão, incluindo a depressão acompanhada por sintomas de ansiedade nos pacientes com ou sem histórico de mania.

  Continua Depois da Publicidade  

O remédio também pode ser prescrito em casos de:

  • Transtorno do pânico;
  • Transtorno do estresse pós-traumático;
  • Fobia social ou transtorno de ansiedade social;
  • Sintomas da síndrome da tensão pré-menstrual e/ou transtorno disfórico pré-menstrual.

O uso do medicamento é oral, adulto e pediátrico acima dos seis anos de idade no transtorno obsessivo compulsivo. As informações são da bula de Zoloft, disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

E então, será que Zoloft engorda ou emagrece?

A fim de sabermos se Zoloft engorda ou emagrece, temos que checar a lista de efeitos colaterais da bula do medicamento. O que o documento nos informa é que o remédio pode tanto engordar quanto emagrecer.

É que o aumento de peso e o aumento do apetite são apresentados como reações adversas comuns do medicamento, ou seja, que atingem entre 1% e 10% dos pacientes que usam Zoloft.

No entanto, a diminuição do apetite também é um dos efeitos colaterais comuns do remédio. A perda de peso é descrita como uma das reações incomuns do medicamento, que afetam 0,1% e 1% dos usuários.

O que fazer?

Caso perceba que engordou ou emagreceu durante o tratamento com Zoloft, especialmente se isso ocorre de modo expressivo, informe o médico ou psiquiatra que receitou o remédio a respeito do problema para saber o que deve fazer.

  Continua Depois da Publicidade  

Lembre-se de que tanto o aumento quando a redução de peso além da conta podem representar problemas para a saúde.

No entanto, não interrompa o tratamento sem informar o médico ou psiquiatra, pois fazer isso poderá ser bem perigoso para você. Outra atitude bem perigosa é usar Zoloft sem que ele tenha sido prescrito para você, em uma tentativa de facilitar a perda de peso.

Tal atitude expõe o organismo desnecessariamente a efeitos colaterais. Isso sem contar que na automedicação há o risco de usar uma dosagem perigosa e de tomar um remédio sem nem saber.

Isso porque existem outras formas mais seguras e eficientes de engordar e de emagrecer, como a reeducação alimentar, além do fato de que o medicamento pode trazer diversos outros efeitos colaterais.

Efeitos colaterais, contraindicações e outros cuidados

Conheça a lista completa de efeitos colaterais que o medicamento pode trazer, saiba quais são as suas contraindicações e fique ciente dos cuidados a tomar ao longo do tratamento com o remédio ao ler a bula completa de Zoloft disponibilizada via bulário da Anvisa.

  Continua Depois da Publicidade  

Você conhece alguém que precise desse tratamento e afirme que o Zoloft engorda? O medicamento também foi receitado a você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (36 votos, média 4,19)
Loading...
Sobre Dr. Rafael Ferreira de Moraes

Dr. Rafael Moraes é Psiquiatria - CRM 52.98866-9. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy em 2013. Pós-graduado em Psiquiatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde atuou nos atendimentos ambulatoriais da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e Casa de Medicina da PUC-Rio. Atualmente, exerce sua especialidade em três municípios do estado do Rio de Janeiro: Teresópolis, Magé e Rio de Janeiro, capital. Dr. Rafael é a promessa da Psiquiatria atual, jovem, que preza pelo acolhimento ao paciente unido ao que há de mais recente nesta área em constante evolução. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@rafafmoraes)

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Zoloft engorda ou emagrece? Para que serve?”

  1. Tomo Zoloft a bastante tempo. Tive aumento de peso,e mesmo comendo de forma correta e fazendo atividade física, não consigo perder o sobrepeso. Também percebo uma influência na questão do equilíbrio.

    Responder