Zoloft engorda ou emagrece? Para que serve?

Especialista da área:
atualizado em 19/01/2021

Veja se é verdade que tomar Zoloft engorda ou se não há mudanças de peso, além de conhecer o que é e para que serve esse medicamento.

Enquanto algumas pessoas questionam o médico ou psiquiatra quanto aos efeitos colaterais dos remédios receitados e não deixam de ler toda a bula mesmo depois de ouvir as informações, outros não são tão cuidadosos assim.

  Continua Depois da Publicidade  

Estes simplesmente tomam o medicamento sem fazer qualquer tipo de questionamento ou buscar conhecer mais sobre a substância.

O primeiro grupo pode ser considerado chato, mas a atitude deles é correta. Ao ter esse cuidado, essas pessoas sabem quais efeitos colaterais o remédio que utilizarão poderá trazer e podem então se preparar para o que está por vir.

Já os que não fazem isso podem acabar tendo uma surpresa desagradável ao usar o produto, principalmente se comprá-lo sem a recomendação médica, em um ato de automedicação.

Hoje, vamos dar uma ajuda para os usuários do medicamento Zoloft, sejam eles do primeiro ou segundo grupo, e trazer algumas informações sobre ele. O que é e para que serve? Será que o Zoloft engorda ou emagrece? Confira a seguir:

O que é e para que serve Zoloft?

Remédios

Zoloft é um medicamento antidepressivo. Seu princípio ativo é o Cloridrato de Sertralina e o medicamento pode ser indicado no tratamento de sintomas de depressão, incluindo a depressão acompanhada por sintomas de ansiedade nos pacientes com ou sem histórico de mania.

  Continua Depois da Publicidade  

O remédio também pode ser prescrito em casos de:

  • Transtorno do pânico;
  • Transtorno do estresse pós-traumático;
  • Fobia social ou transtorno de ansiedade social;
  • Sintomas da síndrome da tensão pré-menstrual e/ou transtorno disfórico pré-menstrual.

O uso do medicamento é oral, adulto e pediátrico acima dos seis anos de idade no transtorno obsessivo compulsivo. As informações são da bula de Zoloft, disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

E então, será que Zoloft engorda ou emagrece?

A fim de sabermos se Zoloft engorda ou emagrece, temos que checar a lista de efeitos colaterais da bula do medicamento. O que o documento nos informa é que o remédio pode tanto engordar quanto emagrecer.

É que o aumento de peso e o aumento do apetite são apresentados como reações adversas comuns do medicamento, ou seja, que atingem entre 1% e 10% dos pacientes que usam Zoloft.

No entanto, a diminuição do apetite também é um dos efeitos colaterais comuns do remédio. A perda de peso é descrita como uma das reações incomuns do medicamento, que afetam 0,1% e 1% dos usuários.

O que fazer?

Caso perceba que engordou ou emagreceu durante o tratamento com Zoloft, especialmente se isso ocorre de modo expressivo, informe o médico ou psiquiatra que receitou o remédio a respeito do problema para saber o que deve fazer.

  Continua Depois da Publicidade  

Lembre-se de que tanto o aumento quando a redução de peso além da conta podem representar problemas para a saúde.

No entanto, não interrompa o tratamento sem informar o médico ou psiquiatra, pois fazer isso poderá ser bem perigoso para você. Outra atitude bem perigosa é usar Zoloft sem que ele tenha sido prescrito para você, em uma tentativa de facilitar a perda de peso.

Tal atitude expõe o organismo desnecessariamente a efeitos colaterais. Isso sem contar que na automedicação há o risco de usar uma dosagem perigosa e de tomar um remédio sem nem saber.

Isso porque existem outras formas mais seguras e eficientes de engordar e de emagrecer, como a reeducação alimentar, além do fato de que o medicamento pode trazer diversos outros efeitos colaterais.

Efeitos colaterais, contraindicações e outros cuidados

Conheça a lista completa de efeitos colaterais que o medicamento pode trazer, saiba quais são as suas contraindicações e fique ciente dos cuidados a tomar ao longo do tratamento com o remédio ao ler a bula completa de Zoloft disponibilizada via bulário da Anvisa.

Você conhece alguém que precise desse tratamento e afirme que o Zoloft engorda? O medicamento também foi receitado a você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (36 votos, média 4,19)
Loading...
Sobre Dr. Rafael Ferreira

Dr. Rafael Ferreira de Moraes é Psiquiatria - CRM 52.98866-9. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy em 2013. Pós-graduado em Psiquiatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde atuou nos atendimentos ambulatoriais da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e Casa de Medicina da PUC-Rio. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@rafafmoraes)

Deixe um comentário

1 comentário em “Zoloft engorda ou emagrece? Para que serve?”

  1. Tomo Zoloft a bastante tempo. Tive aumento de peso,e mesmo comendo de forma correta e fazendo atividade física, não consigo perder o sobrepeso. Também percebo uma influência na questão do equilíbrio.

    Responder