8 benefícios da Chia – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 18/12/2020

Muito se ouve falar sobre a chia, essa pequena semente, um pouco menor que a linhaça, mas com enormes benefícios para a saúde e para a boa forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso acontece porque ela contém mais proteínas do que a maioria dos grãos, além de ser rica em fibras alimentares, cálcio, ferro e ômega 3.

Então, vamos conhecer melhor os principais benefícios da chia e aprender a incorporar essa semente a dieta.

O que são sementes de chia?

sementes de chia

A chia, de nome científico Salvia Hispânica, vem ganhando popularidade como um alimento funcional, que fornece uma variedade impressionante de nutrientes em apenas uma dose pequena.

Apenas uma porção de duas colheres de sopa já é o suficiente para aproveitar seus benefícios.

Embora ela ainda seja originária do México, nas últimas décadas outros países, como os Estados Unidos e o Brasil, estão investindo no cultivo da chia, devido a seus benefícios nutricionais.

Como usar

A semente de chia pode ser consumida crua ou cozida, inteira ou na forma de farinha. E ainda é possível extrair óleo de suas sementes. Além disso, tem um sabor bem suave e sua adição não influencia no sabor de outros alimentos.

Assim, ela pode ser consumida de diversas formas, seja pura ou adicionada a iogurtes, vitaminas, saladas e bolos.

Benefícios da chia para a nossa saúde e boa forma

Apesar de seu pequeno tamanho, as sementes de chia são repletas de propriedades nutricionais importantes, como veremos a seguir.

1. As sementes são ricas em antioxidantes

Sementes de Chia são ricas em antioxidantes, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, o consumo regular de chia pode auxiliar no tratamento e prevenção de uma série de problemas de saúde causados pelo acúmulo dos radicais livres, como demonstrado em um estudo publicado em 2020 no periódico Molecules.

Alguns desses problemas são:

  • Doenças inflamatórias e autoimunes, devido a sua ação reguladora do sistema imunológico;
  • Doenças cardiovasculares, uma vez que os antioxidantes têm um papel importante na proteção do coração e dos vasos sanguíneos, além de sua ação nos níveis de colesterol e triglicérides;
  • Câncer, devido a uma série de ações, que incluem o controle de processos inflamatórios e dos danos ao DNA causados pelos radicais livres.

2. São ricas em fibras alimentares

Muitos benefícios da chia vêm do fato de serem ricas em fibras alimentares. Assim, elas trazem alguns benefícios para a saúde, como:

  • Ajudam a controlar os níveis de açúcar e colesterol: Um estudo publicado em 2020 na revista Food research international mostrou que as fibras presentes na chia atuam na absorção dessas substâncias, reduzindo seus níveis no sangue;
  • Melhoram o trânsito intestinal: isso ocorre tanto pelo efeito direto das fibras no volume e na consistência das fezes, quanto na sua ação benéfica sobre os micro-organismos da microbiota intestinal.

3. São fonte de proteínas vegetais

A Chia é uma excelente fonte de proteína, especialmente para as pessoas que não consomem produtos de origem animal.

4. É rica em minerais

Sementes de chia são ricas em cálcio, magnésio e fósforo, que são nutrientes essenciais para a saúde dos ossos.

De fato, elas têm mais cálcio do que a maioria dos produtos lácteos, e pode ser considerada uma excelente fonte deste mineral para as pessoas que não consomem laticínios.

5. É uma fonte de gorduras saudáveis

A semente de chia é uma ótima fonte de gorduras saudáveis, como o ômega 3, que pode ser encontrado tanto nas sementes quanto no seu óleo.

Além disso, o consumo de ômega 3 tem sido associados a uma série de benefícios para a saúde, incluindo redução de triglicérides e ​​de colesterol, redução da pressão arterial e do risco de desenvolvimento de doenças cardíacas.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Ajuda a emagrecer

Devido ao fato de ser rica em antioxidantes, ômega 3, proteínas e fibras, a chia pode se tornar uma ótima aliada na perda de peso.

Isso acontece porque ela ajuda a manter a saciedade por mais tempo, além de agir nos níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Como incorporar a chia à dieta?

Salmão com chia
Salmão assado com crosta crocante de chia

As sementes são relativamente fáceis de encontrar em supermercados e lojas especializadas, e podem ser usadas com vários objetivos:

  • Como espessante de alimentos;
  • Suplemento natural de diversos nutrientes.

E para incluí-la na dieta, você pode adicionar essas sementinhas ao seu cereal, iogurte, e vitaminas, ou incorporar a massas de pães e bolos.

Receitas

Veja abaixo algumas sugestões de receitas utilizando a chia:

Cuidados sobre a ingestão de chia

Se você tem um histórico de algum tipo de dificuldade para engolir, você deve ter um cuidado maior ao consumir sementes de chia, especialmente quando estão secas, para não engasgar. Também por este mesmo motivo, o consumo de chia não é aconselhado para crianças pequenas.

Outro cuidado que se deve ter é com a ingestão de água, uma vez que a chia é um alimento rico em fibras alimentares e, quando seu consumo não é acompanhado de uma hidratação adequada, pode causar constipação.

Veja a seguir os vídeos da nutricionista Patrícia Leite falando sobre os benefícios da chia.

Tabela nutricional

Porção de 100g de sementes secas de chia.

ComponenteValor por 100g
Energia442 kcal
Carboidrato total42,1 g
Carboidrato disponível7,72 g
Proteína16,5 g
Gorduras30,7 g
Fibra alimentar34,4 g
Colesterol0
Gorduras saturadas3,33 g
Gorduras monoinsaturadas2,31 g
Gorduras poliinsaturadas6,71 g
Gorduras transNA
Cálcio631 mg
Ferro7,72 mg
Sódio16 mg
Magnésio335 mg
Fósforo86 mg
Potássio407 mg
Zinco4,58 mg
Cobre0,92 mg
Selênio55,2 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,5 mg
Tiamina0,62 mg
Riboflavina0,17 mg
Niacina8,83 mg
Vitamina C1,6 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios da chia? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades irá inclui-la mais no seu cardápio? Comente abaixo e compartilhe alguma receita se souber.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (59 votos, média 4,22)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

4 comentários em “8 benefícios da Chia – Para que serve e propriedades”