Ovo marrom ou ovo branco: Qual é a diferença e qual é o melhor?

publicado em

Fonte de proteínas, os ovos são uma excelente escolha de alimento para incluir na dieta. Afinal, eles também fornecem selênio, fósforo, vitamina A, vitamina B2 (riboflavina), vitamina B5 (ácido pantotênico), vitamina B9 (folato) e vitamina B12.

Além disso, os ovos apresentam quantidades razoáveis de cálcio, zinco, vitamina B6 (piridoxina), vitamina D e vitamina E.

Como se não bastasse ser nutritivo, o alimento também é bem fácil de usar no preparo de receitas saudáveis. Por exemplo, você pode fazer ovo cozido, omelete ou ovos mexidos com pedacinhos de legumes. Conheça algumas opções de receitas fit com ovo.

Tudo isso torna o ovo um item que não pode faltar na lista de compras. No entanto, ao passar pelo alimento no supermercado é bem provável que você se depare com uma variedade deles e encontre tanto o ovo marrom quanto o ovo branco. Será que um tipo é melhor que o outro?

Ovo marrom ou ovo branco?

Ovos
A raça da galinha é o fator mais predominante para a mudança da cor do ovo

Algumas pessoas acreditam que o ovo marrom é mais saudável ou mais natural, enquanto outras afirmam que o ovo branco parece ser mais limpinho ou que é mais gostoso.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, há quem diga que os ovos marrons são ovos caipiras e que os ovos brancos são ovos de granja.

Porém, o que acontece é que a cor de um ovo varia conforme a raça da galinha que o botou. Uma galinha com penas brancas botará ovos brancos. Já uma galinha com penas vermelhas botará ovos marrons. Aliás, é justamente por isso que algumas pessoas chamam o ovo marrom de ovo vermelho.

Pode haver ainda uma variação de cor nas cascas dos ovos que vêm da mesma raça de galinhas, dependendo da dominância genética em cada animal.

Mas, embora a genética seja o principal fator determinante da cor de um ovo, há outros aspectos que podem influenciar pequenas diferenças na coloração. Por exemplo, conforme as galinhas que botam ovos marrons vão ficando mais velhas, elas tendem a produzir ovos maiores e com uma cor mais clara.

  Continua Depois da Publicidade  

Adicionalmente, o ambiente, a dieta e o nível de estresse da galinha também podem influenciar em parte a coloração do ovo. 

Porém, ainda que esses fatores possam fazer a tonalidade do ovo ficar mais clara ou escura, eles não necessariamente alteram a cor do ovo. A raça da galinha ainda é o fator predominante da cor de um ovo.

Valor nutricional

Talvez a pergunta mais importante seja: qual é mais nutritivo, o ovo marrom ou o ovo branco?

A resposta é que independente da coloração, os ovos são muito parecidos no ponto de vista nutricional. Tanto o ovo marrom quanto o ovo branco são considerados alimentos saudáveis. Aproveite para saber mais sobre os benefícios dos ovos.

Cientistas já compararam os dois tipos de ovos para ver se há alguma diferença entre eles, porém diversos estudos apontaram que a cor da casca não afeta de maneira significativa a qualidade ou a composição de um ovo.

  Continua Depois da Publicidade  

Em outras palavras, isso significa que a coloração de um ovo não tem muito a dizer sobre qual é mais saudável e nutritivo. Mas, há outros aspectos que podem influenciar o perfil nutricional de um ovo.

O modo de criação da galinha

O fato de um ovo ser marrom não quer dizer que ele seja caipira, assim como o fato dele ser branco não significa que o ovo em questão seja de granja. Para descobrir a procedência de um ovo, é preciso ler as informações contidas na embalagem do produto ou perguntar ao vendedor.

Vale a pena destacar que os ovos caipiras são os ovos das galinhas criadas soltas, que botam os seus ovos em ninhos cobertos e recebem uma alimentação totalmente vegetal, sem medicamentos que estimulam o crescimento.

Já os ovos de granja são os das galinhas criadas presas e que se alimentam bastante, o que rende mais ovos que outros tipos de criação. Em algumas granjas, as galinhas recebem uma alimentação especial para produzir ovos enriquecidos com mais nutrientes.

Há ainda os ovos orgânicos que são produzidos por galinhas que recebem uma alimentação livre de agrotóxicos e fertilizantes, sem o uso de remédios para crescimento ou antibióticos.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, quais seriam os fatores que influenciam a qualidade nutricional de um ovo? Um deles é o ambiente em que as galinhas vivem. Um estudo de 2014 indicou que os ovos de galinhas que podiam sair ao sol tinham três a quatro vezes mais vitamina D do que os ovos de galinhas criadas de modo convencional.

Além disso, a dieta dos animais também pode influenciar o valor nutricional de um ovo. Pesquisas apontaram que galinhas que receberam uma dieta rica em ômega 3 botaram ovos que continham níveis muito mais altos de ômega 3 que o normal. 

O mesmo tipo de efeito foi observado nas galinhas que comeram ração enriquecida em vitamina D.

Sabor

Você prefere o sabor do ovo marrom ou do ovo branco? Pois saiba que a coloração da casca de um ovo não influencia no seu gosto, mas, fatores como a raça da galinha que produziu o ovo, o tipo de ração que ela recebeu, o frescor do ovo e até o modo de cozinhá-lo podem afetar o seu sabor.

Se a dieta da galinha criada na granja não é a mesma da galinha criada solta, então, o gosto do ovo caipira pode não ser exatamente o mesmo de um ovo de granja.

Além disso, quanto mais tempo um ovo ficar armazenado, maiores serão as chances de que ele desenvolva um sabor estranho. Armazenar os ovos em uma temperatura baixa e estável, como na geladeira, pode ajudar a preservar o gosto dos ovos por mais tempo.

No entanto, como os ovos caipiras não passam por tantos processamentos e pelo mesmo transporte que os ovos convencionais enfrentam, eles podem chegar mais rapidamente e mais frescos ao prato, o que pode fazer com que tenham um sabor mais agradável.

E quanto ao colesterol?

Ovo frito
É um mito já antigo acreditar que o ovo aumenta o colesterol

Durante certo tempo, os ovos não tiveram uma reputação muito boa devido ao seu teor de colesterol: um ovo grande contém 213 mg da substância. 

Quando os especialistas descobriram que o colesterol alto no sangue tinha relação com as doenças cardíacas, os alimentos ricos em colesterol naturalmente se tornaram alvo de desconfiança.

Entretanto, depois de 25 anos de estudos ficou claro que o colesterol dos alimentos não é o grande vilão da história. Na verdade, as gorduras saturadas têm um impacto muito maior em relação aos níveis de colesterol no sangue.

Nos anos 2000, a Associação Americana do Coração revisou as suas recomendações nutricionais e passou a liberar o consumo de um ovo por dia para adultos saudáveis, embora ainda aconselhasse a manter o limite de ingestão diária de colesterol em 300 mg.

Se isso é algo que te preocupa, saiba mais sobre a relação entre o ovo e os níveis de colesterol.

Fontes e referências adicionais

Você costuma comer mais do ovo marrom ou ovo branco em sua dieta? Tem alguma preferência por sabor? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Akemi Martins

Dra. Akemi Martins Higa é bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Doutora na área de Medicina Tropical e Saúde Internacional, com ênfase em doenças neurodegenerativas, pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nanotecnologia e imunologia aplicada ao diagnóstico de neuromielite óptica e esclerose múltipla. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário

1 comentário em “Ovo marrom ou ovo branco: Qual é a diferença e qual é o melhor?”

  1. Consumo dois ovos marrons cozidos todos os dias pela manhã com sal e azeite, que ajuda a disfarçar bastante o cheiro e gosto forte dos ovos. Acho o sabor dos marrons bem melhor do que o dos brancos. Todavia, suspeito que às vezes no meio dos marrons tem ovos de granjas disfarçados de marrons caipiras…

    Responder