Pão de queijo engorda?

Especialista da área:
atualizado em 13/09/2021

O pão de queijo é uma iguaria tipicamente brasileira, muito consumida em todo território nacional, principalmente no Estado de Minas Gerais, onde surgiu em meados do século XVIII. Trata-se de pãozinho de formato arredondado, com uma massa elástica, saborosa e cheia de queijo.

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Muito embora, esse delicioso petisco seja quase uma unanimidade, especialmente se consumido quentinho acompanhado de um cafézinho, não quer dizer que ele seja uma opção saudável para quem deseja emagrecer.

Apesar do pão de queijo ser assado e não frito, ele é feito com polvilho azedo, um tipo de amido de mandioca, composto em grande parte por carboidrato simples, cheio de calorias vazias, ou seja, não há nenhum nutriente nesse amido.

Além disso, ele também possui muitas gorduras provenientes do queijo e a sua massa geralmente leva óleo. A quantidade de proteína encontrada no pão de queijo é menor do que a concentração de carboidratos e gorduras, e ele ainda contém muito sódio e uma quantidade insignificante de vitaminas.

Entretanto, isso não quer dizer que ele tenha que ficar necessariamente fora da dieta. Dependendo do plano alimentar escolhido e se consumido de forma moderada, essa delícia mineira não precisa ser excluída do cardápio.

Como incluir o pão de queijo em um plano de emagrecimento

pão de queijo

Muito embora o pão de queijo seja bastante calórico, é possível inclui-lo na sua rotina alimentar, independentemente se seu objetivo é manter a forma ou emagrecer.

A primeira coisa que você precisa considerar é o tipo de plano alimentar que você faz.

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Se a pessoa faz algum sistema de reeducação alimentar, é preciso estar ciente da quantidade de calorias de cada pão de queijo. As calorias em uma única unidade de pão de queijo podem variar entre 60 e 210 kcal, ou até mais. Tudo depende do tamanho do pão de queijo e do que ele contém.

Às vezes é possível adicionar requeijão, cheddar ou outro tipo de queijo ao pão de queijo tradicional. Obviamente que nestes casos as calorias também aumentam. Se a pessoa comprar um pacote congelado, leia o rótulo para saber quantas calorias cada unidade tem.

Algumas casas de lanches como a Casa do Pão de Queijo, disponibiliza uma tabela detalhada com as calorias de cada produto. Então é só inclui-las dentro da sua cota diária de calorias, mas sem retirar outros alimentos que sejam mais nutritivos (comer só pão de queijo no café da manhã, por exemplo, não é uma opção saudável).

Agora se a pessoa faz algum plano amplo como a dieta das notas, dieta dos pontos e Vigilantes do Peso, que são tipos de reeducação alimentar, mas não contam calorias, é necessário saber quantos pontos/notas o pão do queijo tem em seu plano. Não adianta ir no “olhômetro” e achar que X calorias são mais ou menos equivalentes a X notas/pontos. É preciso saber a quantidade certa, ou então certamente a pessoa irá engordar.

Nas dietas de restrição de carboidratos, dependendo da fase, pode-se permitir o seu consumo. A dieta Dukan, por exemplo, não permite o pão de queijo, mas possui um substituto feito com leite em pó, ao invés de polvilho, e queijo de minas light.

A segunda coisa a se considerar é o tipo de pão de queijo. Algumas dicas na hora da escolha:

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  • Fique sempre com o pão de queijo tradicional tamanho coquetel (o de tamanho menor, menos calórico);
  • Se puder, faça seu próprio pão de queijo, assim você terá controle absoluto das calorias inseridas, podendo, inclusive, buscar por receitas mais light na internet;
  • Cuidado com as versões light industrializadas: muitas delas têm apenas diferença no sódio e pouquíssima diferença na gordura;
  • Pão de queijo com fibras é uma ótima opção para o cardápio, já que as fibras ajudam a promover a saciedade por mais tempo. Existem diversas receitas, como por exemplo, pão de queijo com quinoa, farelo de aveia, com batata doce etc.;
  • O pão de queijo Dukan é uma ótima opção para quem faz dieta de restrição de carboidrato.

Quem pode e quem não pode comer o pão de queijo?

O fato do pão de queijo engordar não é o único ponto que se deve levar em conta na hora de incluí-lo no cardápio. Algumas pessoas simplesmente não podem comer este pãozinho por questões de saúde.

Quem precisa controlar os níveis de triglicerídeos deve deixar de lado o pão de queijo. Ele contém gordura e carboidrato simples, o que eleva consideravelmente a taxa desse lipídio. Por esta mesma razão, o pão de queijo possui um índice glicêmico altíssimo, ou seja, ele aumenta muito rapidamente os níveis de glicose no sangue. Portanto, diabéticos devem ter muito cuidado com o consumo deste alimento.

Pessoas com diagnóstico de pressão alta também deve repensar o consumo do pão de queijo, uma vez que ele é riquíssimo em sódio. As versões congeladas costumam ter ainda mais essa substância.

Outras alternativas de pão de queijo mais saudável

pão de queijo low carb
Pão de queijo low carb

Veja a seguir algumas receitas de pão de queijo light e saudáveis para você continuar apreciando essa delícia sem peso extra na balança e na consciência:

Você consome muito pão de queijo? Já fez alguma vez? Deu certo? Conhece alguma receita interessante? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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8 comentários em “Pão de queijo engorda?”

  1. Eu faço meu pão de queijo e fica muito gostoso.
    1 ovo
    1x de leite
    2 dedos de óleo (menos que 1/2 xícara)
    Sal
    De 200gr a 250gr de polvilho (doce ou salgado)
    50 Gr de queijo parmesão
    Ou mussarela
    Bato tudo no liquidificador e coloco nas forminhas e faço na Air fryer a 160 graus.
    Fica simplesmente divino.
    Quando dourou a parte de cima, tiro das forminhas e viro para assar
    embaixo.Cresce muito e não murcha.
    Fica excelente!!

    Responder
    • Aprendi fazer o pão de queijo de frigideira que na receita vão os seguintes ingredientes: 1 ovo inteiro, 2 colheres de sopa de polvilho doce, 2 colheres de sopa de queijo ralado ou qualquer outro queijo 2 colheres de sopa de água e uma pitada de sal. Depois de batido leva pra frigideira.
      Quantas calorias possui?

      Responder