Macarrão Engorda? Dicas e Análise Completa

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

A comida italiana é uma das preferidas pela maioria das pessoas. Um bom prato de macarrão realmente pode ser delicioso. Entretanto, no passado recente, as pessoas ficaram mais conscientes em relação à saúde e o macarrão é um alimento que está em debate. Vamos dar uma olhada em certos fatos sobre o macarrão que irão responder se o macarrão engorda.

Do que o macarrão é feito?

O macarrão que é vendido no supermercado é feito de farinha de semolina, que é uma forma de grão refinado. Ele consiste em carboidratos que contêm quatro carboidratos em uma grama. O preparo do macarrão é feito pelo cozimento em água, que é uma forma saudável de cozimento. É um fato conhecido que comer qualquer coisa dentro dos limites é bom. Quando consumido em grandes quantidades, o macarrão engorda e pode ser até uma causa de obesidade.

Macarrão Engorda em Grande Quantidade

O macarrão não é o seu inimigo – é o tamanho da porção que faz o macarrão parecer ruim, de acordo com a maioria dos nutricionistas. A maioria das pessoas que gosta de macarrão come demais. Você vai a um restaurante e serve três pegadores de macarrão com muito molho.

Mesmo sem contar o molho, 3 pegadores de macarrão pode equivaler a 600 calorias. Essa porção equivale a um prato raso cheio de macarrão. É uma quantidade comum em muitos pratos de massa, e nessa quantidade o macarrão engorda, como qualquer outro alimento em excesso. Quando consideramos o molho de queijos, manteiga e óleo que normalmente acompanha o prato de macarrão, a refeição pode passar de 1200 calorias.

Tipos de Macarrão

Nem todo macarrão é criado de forma igual, mas suas calorias são. E calorias a mais são o que causa ganho de peso. Então, enquanto o macarrão integral e o macarrão branco podem ter a mesma quantidade de calorias, o macarrão integral também tem mais vitaminas, minerais e fibras, que te ajudam a se sentir cheio. Assim, você come menos macarrão integral e consome menos calorias em geral.

Uma xícara – 140 gramas – de espaguete integral te oferece 6,3 gramas de fibras – cerca de 20 a 30% da ingestão diária recomendada – assim como 7,5 gramas de proteínas e 37 gramas de carboidratos. Em comparação, uma quantidade equivalente de espaguete normal contém 2,5 gramas de fibras e 43 gramas de carboidratos. O macarrão integral também contém mais nutrientes essenciais como vitaminas B, cálcio, ferro e magnésio.

Molho do Macarrão

O macarrão é servido com vários molhos. Alguns deles são muito ricos em gorduras. O molho Alfredo, por exemplo, contém leite, creme e queijo. Os níveis altos de sódio fazem com que a água seja retida no corpo. Essas substâncias podem se provar prejudiciais ao coração e até mesmo levar ao ganho de peso.

Molhos ricos e cremosos são cheios de manteiga e gordura e podem mandar o valor calórico do macarrão para o espaço. Em vez disso, escolha um molho de tomate, já que o tomate é rico no antioxidante licopeno e pode te manter cheio por mais tempo. Se seu macarrão parece pouco, adicione vegetais e peru, carne bovina, frango ou frutos do mar para te oferecer proteína. Pense no macarrão como um ingrediente ou componente de um prato ao invés de uma coisa à qual você adiciona mais ingredientes.

Carboidratos e Níveis de Açúcar no Sangue

Seu corpo mantém o controle dos níveis de açúcar no sangue ao liberar o hormônio insulina na corrente sanguínea sempre que os níveis de açúcar no sangue se elevam. O macarrão feito de semolina, farinha e farinha de trigo é digerido mais rápido que o macarrão integral. A velocidade com que o macarrão e outros carboidratos simples feitos de produtos refinados são digeridos influencia seus níveis de açúcar no sangue e contribui para as subidas e quedas de açúcar que diminuem a energia e causam fome. Comer esses produtos por muito tempo pode contribuir para obesidade e prejudicar a saúde.

Métodos de Cozimento

A forma e o tempo como você cozinha o macarrão engorda ou não, pois quanto mais você cozinha, mais mole o macarrão fica, e isso pode contribuir para elevar o açúcar no sangue. Os carboidratos no macarrão amaciados pelo cozimento se quebram rapidamente durante a digestão, causando um aumento nos níveis de açúcar no sangue.

Diminua o tempo de cozimento e coma seu macarrão al dente – levemente firme. O macarrão cozido por 40 minutos é considerado como um alimento com Índice Glicêmico alto; macarrão cozido por 15 minutos tem um IG médio, e macarrão cozido por 6 minutos tem o menor IG. O Índice Glicêmico avalia carboidratos de acordo com a taxa a que eles elevam os níveis de açúcar no sangue.

Combinando Alimentos

Você pode desacelerar o aumento nos níveis de açúcar no sangue ao combinar macarrão com outros alimentos, como vegetais, queijo ralado ou azeite de oliva. Um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition em fevereiro de 2003 comparou os efeitos de macarrão com e sem a fibra e gordura adicional na glicose no sangue – níveis de açúcar no sangue. Macarrão contendo 30 gramas de gordura poliinsaturada e 3 gramas de propionato de sódio dado a um grupo de participantes do estudo desacelerou a digestão e diminuiu os níveis de glicose e insulina, comparado aos participantes que comeram macarrão sem gordura.

Pesquisas dizem que o Macarrão não Engorda

Amantes de carboidratos também são advertidos contra o macarrão porque ele pode causar um pico de açúcar no sangue, mas uma pesquisa no Journal of the American Dietetic Association mostrou que pessoas que tinham uma grande quantidade de carboidratos em suas dietas eram mais magras que aquelas que evitavam macarrão completamente – mesmo quando eles adicionavam carboidratos brancos ou integrais às suas dietas.

Considerações Finais

É errado afirmar que macarrão engorda por si só, já que é a quantidade que você ingere que é a culpada, e mesmo o molho com o qual ele é servido pode fazer mal a você.

O macarrão é delicioso e versátil – ele pode ser servido quente ou frio, tem muitas formas e variações e muitos molhos para variar. Infelizmente, o macarrão também tem uma reputação ruim por contribuir para a expansão da cintura das pessoas. Isso não é apenas injusto, é uma inverdade. Apesar de o macarrão ser rico em carboidratos, não é que o macarrão engorda, é que comer muito dele e o que você come junto com ele aumentam o ganho de peso.

Já que o macarrão tem poucas fibras e é delicioso, as pessoas tendem a comer demais. Uma pessoa muito ativa pode consumir macarrão sem problemas. Entretanto, não é bom que uma pessoa que quer manter um corpo saudável comer muito macarrão todos os dias.

Com qual frequência você tem o costume de comer macarrão, e quais molhos e acompanhamentos você mais utiliza? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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3 comentários em “Macarrão Engorda? Dicas e Análise Completa”

  1. como por dia 2 a 3 porção de 500g de macarrão. Cozinhado só na agua e sem sal, estou treinando e ganhando bastante peso.

  2. Eu como macarrão todos os dias! Preparo ele apenas com sal, pimenta do reino e tomates … Como um prato raso em quantidades pequenas. Estou seguindo essa dieta para ganhar massa e engordar.