Benefícios da Laranja – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 21/12/2020

A laranja é uma das frutas mais conhecidas e consumidas em todo o mundo, além de famosa pela sua grande concentração de vitamina C, que proporciona diversos benefícios à saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, embora seja a mais conhecida, essa não é a única propriedade nutricional da laranja que beneficia a saúde, como veremos a seguir.

Então, vamos conhecer mais sobre essa fruta tão nutritiva, quais as suas propriedades, para que serve e quais os seus benefícios para a saúde e boa forma.

Como consumir a fruta?

laranjas

O uso mais comum da laranja é na forma de suco natural da fruta, excelente bebida para o café-da-manhã ou acompanhando outras refeições, embora seu consumo in natura também seja muito apreciado.

Além disso ainda é possível usar a laranja na preparação de doces, bolos, compotas, geleias, molhos e uma infinidade de outras receitas.

Porém para aproveitar os benefícios das fibras em sua composição, é necessário que seu consumo seja feito in natura.

Benefícios da laranja

Veja a seguir os benefícios da laranja para a saúde e como suas propriedades podem ajudar a prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.

1. É rica em antioxidantes

Por ser rica em vitamina C (100 gramas de laranja fornecem 47,3 mg de vitamina C) e outros compostos antioxidantes, a ingestão de laranja ajuda na prevenção dos danos causados pelos radicais livres.

Assim, o consumo regular de laranja pode auxiliar na prevenção de vários problemas de saúde, como:

  • Doenças cardiovasculares: Os antioxidantes ajudam a evitar o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias;
  • Alguns tipos de câncer: Por combater os danos ao DNA das células causados pelos radicais livres, os antioxidantes ajudam na prevenção de certos tipos de câncer;
  • Envelhecimento precoce da pele: Um dos problemas mais visíveis causados pelos radicais livres é o envelhecimento da pele, que pode ser prevenido, ou pelo menos amenizado, pelo consumo de alimentos ricos em antioxidantes, como é o caso da laranja;
  • Problemas inflamatórios e autoimunes: Por fim, os antioxidantes são de extrema importância na regulação do sistema imunológico, ajudando a evitar reações mais exageradas, como as doenças inflamatórias e autoimunes.

2. A laranja é rica em fibras

O consumo de fibras alimentares está associado a menores taxas de colesterol e de glicemia, uma vez que elas influenciam a absorção de gorduras e carboidratos durante o processo de digestão.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, uma dieta que inclua alimentos ricos em fibra, como a laranja, pode ajudar no tratamento de problemas como:

  • Diabetes tipo 2: por ser rica em fibras, a laranja ajuda no controle dos níveis de açúcar e insulina no sangue, assim como do colesterol;
  • Síndrome metabólica, uma vez que as fibras reduzem a absorção de gorduras.

Mas é preciso lembrar que o consumo moderado é importante, pois a quantidade de carboidratos presente na laranja, quando ingerida em excesso, pode elevar a glicemia.

3. Ela melhora a saúde do sistema respiratório

O papel da vitamina C, presente na laranja, na regulação do sistema imune já é conhecido, e foi demonstrado em um estudo de 2017 publicado no periódico Nutrients.

E por isso ela é usada para o tratamento e a prevenção de alguns problemas infecciosos, como gripes e resfriados. Entretanto, poucos são os estudos que comprovam esse efeito.

Um deles foi publicado no European Journal of Clinical Pharmacology, e mostrou que a vitamina C ajuda a reduzir a duração de infecções respiratórias em crianças. Porém o estudo não conseguiu comprovar o efeito preventivo.

4. A laranja ajuda a saúde da visão

A laranja é fonte de vitaminas A e C, que por sua vez, são muito importantes para a saúde dos olhos. Isso ocorre porque elas ajudam a prevenir a degeneração macular, que é um problema que ocorre com o avanço da idade.

Dicas e cuidados

  • Em muitas plantações de laranja são aplicados pesticidas para evitar doenças e pragas na planta. Então, antes de consumir, lave bem a laranja para retirar o máximo possível dessas substâncias, que costumam se acumular na casca.
  • Apesar de ser bastante saudável é preciso lembrar que a laranja é rica em açúcares e, quando consumida em excesso, pode levar ao ganho de peso.
  • Pessoas com gastrite, refluxo e outros distúrbios do sistema digestivo podem sofrer com a acidez da fruta. Neste caso, é preciso consumir a laranja com bastante precaução.

Tabela nutricional

Porção de 100g da laranja in natura.

ComponenteValor por 100g
Calorias45 kcal
Carboidratos10,8 g
Proteínas0,9 g
Gorduras0,24 g
Fibra alimentar2,02 g
Colesterol0
Gorduras saturadastr
Gorduras monoinsaturadastr
Gorduras poliinsaturadastr
Gorduras trans0
Cálcio29,9 mg
Ferro0,12 mg
Sódio0,53 mg
Magnésio10,9 mg
Fósforo20,2 mg
Potássio159 mg
Zinco0,11 mg
Cobre0,04 mg
Selênio0,3 mcg
Vitamina A (RE)2,96 mcg
Vitamina A (RAE)1,48 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,36 mg
Tiamina0,07 mg
Riboflavina0,04 mg
Niacinatr
Vitamina B60,03 mg
Vitamina C47,3 mg
Equivalente de folato28,1 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / tr = traços

O que achou dos benefícios da laranja? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá inclui-la mais no seu cardápio? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (52 votos, média 4,73)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

6 comentários em “Benefícios da Laranja – Para que serve e propriedades”

  1. Gostei muito desta matéria , eu procurei saber dos benefícios da laranja porque todos os dias após o almoço eu gosto de comer 2 laranjas apenas sem a casca , mais todo o bagaço eu como também, um médico na net disse que aquela parte branca da laranja e rica em colágeno, mas fiquei na duvida , esta matéria não relatou se realmente a parte branca da laranja tem colágeno ou não, continuei na duvida, mais muito obrigada .

    Responder
  2. bom dia. muito bom a materia, mas gostaria de receber receitas desses alimentos para a Visão miopia e moscas volantes, como combinar alimentos oxidantes e a quantidade por dia.

    Responder