Pressão 12×9 é normal?

Especialista da área:
atualizado em 03/08/2021

Muito se fala sobre pressão arterial, pressão sanguínea e suas medidas ideais, e caso a sua dúvida seja a respeito da pressão 12×9 ser normal, continue lendo para saber mais.

  Continua Depois da Publicidade  

A pressão arterial é a força exercida pela circulação sanguínea nas paredes dos vasos sanguíneos e constitui um dos principais sinais vitais.

A pressão do sangue que circula no organismo diminui à medida que o sangue se move pelas artérias, arteríolas, veias e capilares, e o termo “pressão sanguínea” geralmente refere-se à pressão arterial, ou seja, a pressão nas artérias maiores – as artérias são os vasos sanguíneos que recebem o sangue do coração.

Aproveite para entender o que fazer de imediato quando tiver pressão alta e veja se quem tem pressão alta pode fazer academia, por exemplo.

A pressão arterial é sempre dada como dois números:

  • Pressão sistólica: aquela pressão exercida pelo fluxo sanguíneo quando o coração bate;
  • Pressão diastólica: a pressão exercida pelo fluxo de sangue quando o coração relaxa.

Quando as medidas são escritas, geralmente a pressão sistólica é o primeiro número, seguida pela pressão diastólica, ou seja, uma pressão 12×9 significa que 120 mmGh é a pressão sistólica e 90 mmGH a diastólica.

Mas o que significa esse símbolo mmGh?

medico medindo pressão da pessoa

O mercúrio foi usado nos primeiros medidores de pressão de precisão. A medição da pressão arterial é feita considerando a força que move o mercúrio dentro de um tubo, com relação à gravidade. Quanto maior a pressão, maior é o deslocamento do mercúrio, um metal líquido. Ainda hoje ele é usado na medicina como unidade padrão para medição da pressão.

  Continua Depois da Publicidade  

E esta é a razão pela qual a pressão é medida usando a unidade de milímetros de mercúrio, que é abreviada como mmHg, onde “mm” é abreviatura de milímetros e “Hg” é o símbolo do mercúrio.

Qual é o número mais importante?

Normalmente se dá mais atenção à pressão arterial sistólica (o primeiro número) por ser um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, especialmente em pessoas com mais de 50 anos de idade.

Na maioria das pessoas, a pressão arterial sistólica aumenta com a idade devido à rigidez crescente das artérias maiores, o acúmulo de placas de gordura nas suas paredes, e um aumento da incidência de doenças cardiovasculares, porém, tanto uma pressão sistólica como diastólica elevada pode ser usada para fazer um diagnóstico de pressão alta.

De acordo com estudos recentes, o risco de morte devido à doença cardíaca isquêmica e acidente vascular cerebral (AVC) duplica a cada 20 mmHg de aumento sistólico/diastólico em pessoas mais jovens, ou a cada 10 mmHg de aumento entre pessoas de 40 a 89 anos de idade.

Faixas de pressão arterial saudáveis e não saudáveis

Se você quer saber se a pressão 12×9 – ou 120 mmHg x 90 mmHg – é normal, saiba que ela pode ser considerada de normal a levemente elevada. Mas antes, é importante entender qual o padrão considerado normal.

A Associação Americana do AVC (American Stroke Association) e a Associação Americana do Coração (American Heart Association – AHA) criaram uma tabela para guiar a leitura dos resultados das medições de pressão arterial.

  Continua Depois da Publicidade  

oficial gráfico pressão arterial versão nova parâmetros a partir de 2017

Veja abaixo a mesma informação da ilustração acima, em outro formato:

ClassificaçãoSistólica mmHgDiastólica mmHg
Pressão arterial normalAbaixo de 120Abaixo de 80
Pressão elevada120-129Abaixo de 80
Hipertensão estágio 1130-13980-89
Hipertensão estágio 2140 ou acima90 ou acima
Crise hipertensivaAcima de 180Acima de 120
Fonte: American Heart Association (AHA)

Nela, é considerada uma pressão normal quando o primeiro número (sistólico) é menor que 120 e o segundo (diastólico) é menor que 80, ou seja, menor que 12×8.

Uma pressão elevada fica entre 120-129 (sistólico) por menos de 80 (diastólico), uma hipertensão estágio 1 entre 130-139 (sistólico) por 80-89 (diastólico), hipertensão estágio 2 entre 140 ou mais (sistólico) por 90 ou mais (diastólico) e uma crise hipertensiva é quando a pressão sistólica está 180 ou mais e a diastólica maior que 120.

Sendo assim, de acordo com esses dados, a pressão 12×9 é um pouco elevada, ou seja, mudar alguns pequenos hábitos alimentares, praticar esportes, parar de fumar, ou realizar mais atividades físicas, por exemplo, já irá te ajudar.

Porém, esses valores abordam a hipertensão arterial de forma isolada, e isso pode variar de pessoa para pessoa. Se você sofre com doenças cardíacas, doença renal crônica, diabetes ou outras condições, pode ser necessário utilizar outros parâmetros.

  Continua Depois da Publicidade  

Quais valores significam uma pressão sanguínea saudável?

mulher medindo a pressão

O Oitavo Comitê Nacional Conjuntos dos Estados Unidos, conhecido como JNC 8, divulgou as diretrizes para o manejo da hipertensão em adultos, onde listou as metas normais de pressão arterial revistas de acordo com a idade e condição.

Os valores ideais para uma pessoa com 60 anos de idade ou menos são inferiores a 140/90 mmHg ou 14×9, e para pessoas com 60 anos ou mais, os valores devem ser menores que 150/90 mmHg ou 15×9.

No caso das pessoas que sofrem com diabetes ou doença renal crônica, o objetivo é manter em 140/90 mmHg ou 14×9 – quando ultrapassar esses valores, é hora de começar um tratamento.

Quando iniciado um tratamento anti-hipertensivo, a pressão arterial deve atingir os seus níveis “alvo” em cerca de um mês, e se isso não acontecer, a dose de medicação inicial deve ser aumentada ou uma segunda medicação deve ser adicionada.

Entretanto, a recomendação é que ninguém faça auto diagnóstico, e em se percebendo qualquer alteração na pressão arterial, deve-se procurar um profissional de saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Conhecer os valores da sua pressão arterial é importante para prevenir doenças graves que podem levar até aà morte, por isso, faça as mudanças necessárias para proteger o seu coração e sua saúde.

Se você ainda está preocupado, vale resumir: apresentar uma pressão 12×9 é normal, porém um pouco elevada, mas nunca deixe de consultar o seu médico para que ele possa tirar todas as suas dúvidas.

Vídeo

Fontes e referências adicionais

Você imaginava que uma pressão 12×9 é normal? Qual foi a última vez que você mediu a sua pressão? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média 4,25)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

11 comentários em “Pressão 12×9 é normal?”

  1. Muito bom a matéria. Depois que tive covid minha pressão ficou desregulada. Era normal. Dia tá normal dia sobe. Criei uma gordura abdominal. Sou magra. Peso 56 quilo. Será o está acontecendo.

    Responder
  2. Tenho estranhado minha pressão sou hipertenso ha mais de vinte anos com uso de medicamentos. Anteriormente eram 16×10 15×10 14 ou 13×10. Tenho cardiopatia, tive um certo agravamento com uma disfunção diastólica tipo 2 com uma fração de ejeçao 43 borderline, tenho taquicardia insuficiência valvares aorta, tricúspide, mitral, pulmonar, discretas. E Hipertensão arterial pulmonar. Fico hoje em dúvida porque minha pressão arterial geralmente é 12×10 12×9 11×9 e não sei se é alta ou normal.

    Responder
  3. Minha pressão está desregulada.sobe derrepente.Ontem tive que ir na emergência.estava 17.hoje medi,está em 12por9

    Responder
    • Observe a causa, vou citar alguns medicamentos, anticoncepcional, remédio para enxaqueca ou outros.
      E classico de pré hipertensão.
      O 9 está alta sim. Diminua o sal de cozinha e 1g. Tenta introduzir alimentos ricos em potássio. Potássio abaixa a PA 120 por 90. Para 10 por 7. Tenta na alimentação. Foi que eu e minha familia fez. Agora! Se não funcionar. Toma um captopril 25 2x ao dia até consultar se relmente é hipertensão. Veja se isso e contante, ou seja, o dia todo. Hoje foi a minha para 13 por 9. Após 30 minutos em repouso foi para 12 por 8. Foi as ações que cairam, um susto. Abraços se cuida.

      Responder
  4. A minha P.A esta ultimamente dando 120/90…porem faço tratamento para ansiedade,e a 12 anos ja tive uma trombose venosa profunda. Estou em algum risco?

    Responder
    • Acho que não! Normal, Dentro das normalidades, habitualmente e 12 por 7. Neste caso verifique se a mesma encontra se 12 por 9 o dia todo. De manhã às 06, 11, após as refeições.E importante medir com um aparelhinho. 12 po 9 normal. Ótimo 12 por 7. Agora o dia todo e preciso ter um pouco de atenção.
      Abraços. Pode ser a medição!

      Responder
  5. A minha é 12 por 9. Só que eu acrescento em minhas refeições batata doce, o que leva uma queda da mesma. 10 por 7. Todo dia.

    Responder