Queijo é proteína ou carboidrato afinal?

Especialista da área:
atualizado em 25/08/2021

O queijo é um ingrediente bastante versátil e está presente em diversas receitas. Ele é produzido a partir da fermentação do leite e pode ser obtido a partir do leite de vaca, ovelha, cabra, entre outras.

  Continua Depois da Publicidade  

A inclusão deste alimento na dieta contribui para uma alimentação rica e balanceada, pois em sua grande maioria, os queijos destacam-se pelo alto teor de proteínas, de minerais, como o cálcio, fósforo, zinco e o potássio, além das vitaminas do complexo B, A, D e K.

Mas você já se perguntou ou saberia dizer se o queijo é proteína ou carboidrato? Por mais que algumas pessoas não pensem muito a respeito disso quando consomem o alimento, descobrir essa informação é importante para pessoas que seguem algum tipo de dieta em que há a restrição ou diminuição no consumo de algum nutriente.

Afinal, o queijo é proteína ou carboidrato?

queijos

Para encontrar a resposta para essa pergunta, basta conferir a tabela abaixo, onde é possível examinar a quantidade de proteínas e carboidratos que são encontrados em diferentes tipos de queijos.

Tipo de queijoProteínas (por 30 g)Carboidratos (por 30 g)
Mussarela7,2 g0,7 g
Prato4,4 g2,1 g
Provolone8,0 g1,0 g
Minas Padrão6,9 g1,4 g
Queijo de Cabra7,1 g0,6 g
Brie5,1 g0,0 g
Parmesão9,3 g0,9 g
Gouda7,5 g0,7 g
Suíço8,1 g1,6 g
Cottage4,8 g1,0 g
Ricota4,5 g0,6 g
Fonte: Fatsecrets

As informações descritas na tabela acima, deixam bastante claro que o queijo possui um teor de proteínas consideravelmente maior do que a sua quantidade de carboidratos. Portanto, isso nos leva a concluir que o alimento serve mais como uma fonte proteica do que de carboidratos.

A proteína dos queijos 

O queijo não é só uma fonte proteica, como a proteína encontrada neste alimento é de altíssima qualidade. São abundantes nos aminoácidos essenciais e são classificadas como altamente digeríveis.

A maior parte das proteínas encontradas nos queijos recebe o nome de caseína, que é uma substância que fornece todos os aminoácidos essenciais para a construção e reparação das fibras musculares, incluindo os BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada). Por isso auxilia no ganho de massa magra e também para prevenir a sua perda (catabolismo). Além disso, essa proteína garante a saciedade e ajuda no controle do apetite.

A esse tipo de proteína são atribuídos alguns benefícios à saúde do organismo humano como a possibilidade de promover a diminuição da pressão arterial e a melhora da absorção de minerais do trato digestivo.

Outros nutrientes encontrados no queijo 

Queijos 2

O queijo também serve como fonte de outros nutrientes, como vitaminas e minerais, que são importantes para o correto funcionamento do corpo humano. Dentre outros, podemos destacar:

  • Cálcio: exerce um papel fundamental na saúde dos osso e dentes;
  • Fósforo: fornece solidez aos ossos e dentes e contribui com o equilíbrio do pH do corpo humano;
  • Selênio: possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e trabalha na melhoria da circulação sanguínea;
  • Zinco: é importante para o sistema imunológico, atua no processo de divisão e crescimento celular, trabalha na quebra de carboidratos e contribui com a cicatrização de feridas;
  • Vitamina A: é importante para a saúde da visão, óssea e nervosa, possui efeito antioxidante, promove o aumento da imunidade, e além disso, ela é eficaz no combate ao envelhecimento e prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Vitamina B2: estimula a produção de sangue, mantém o bom funcionamento do sistema nervoso, é importante para a saúde da pele e da boca e contribui com a saúde dos olhos, prevenindo a catarata;
  • Vitamina B12: auxilia o organismo em sua obtenção de energia, contribui para que o ferro trabalhe bem no corpo humano e colabora com a formação de glóbulos vermelhos;
  • Vitamina K2: também conhecida pelo nome de menaquinona, auxilia na manutenção da saúde do coração e dos ossos.
  • Sódio: o composto é encontrado em pequenas quantidades no leite, ingrediente que dá origem ao queijo, porém, também é acrescentado ao queijo para melhorar seu sabor e aumentar o seu tempo de prateleira (validade). A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda não ingerir mais do que 2 g de sódio diariamente.

Novas pesquisas descobriram que queijos envelhecidos como cheddar, brie e parmesão podem, na realidade, ajudar a aumentar a expectativa de vida e prevenir o câncer de fígado. Portanto, além de ser uma delícia, o seu consumo com moderação é altamente recomendado.

  Continua Depois da Publicidade  

Antes você achava que queijo era proteína ou carboidrato? Qual tipo de queijo você costuma consumir? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (21 votos, média 3,86)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

4 comentários em “Queijo é proteína ou carboidrato afinal?”

  1. Parabéns pela matéria, ñ imaginava que tinham tantas proteínas assim, vai me ajudar na contagem dos Macros. Obg!!

    Responder