Rap10 engorda? Calorias, receitas light e dicas

Especialista da área:
atualizado em 13/04/2021

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do Rap10. Trata-se de uma massa semipronta bem fina, que é feita à base de farinha de trigo e pode ser utilizada no preparo de diversas receitas. Mas será que Rap10 engorda?

  Continua Depois da Publicidade  

Quem já usou esse produto sabe que ele realmente é rápido e prático, no entanto, será que ele é saudável? Será que ele pode dificultar o processo de emagrecimento? Saiba tudo sobre o Rap10 neste artigo.

Rap 10 engorda? 

Por mais praticidade e agilidade que a massa semipronta ofereça, se ela trouxer consigo prejuízos à forma física não podemos dizer que vale a pena, não é mesmo? E para descobrirmos se Rap10 engorda, o primeiro passo que precisamos dar é verificar a tabela nutricional do produto.

Portanto, vamos dar uma olhada nas informações nutricionais das versões tradicional, integral e fit de Rap10:

Rap10 tradicional – Tabela nutricional

Porção: 40 g (1 unidade)Quantidade por porção%VD(*)
Valor energético118 kcal6
Carboidratos20  g7
Proteínas2,6 g3
Gorduras totais2,9 g5
Gorduras saturadas1,4 g6
Gorduras trans0 g**
Fibra alimentar0,6 g 2
Sódio207 mg9

Rap10 integral – Tabela nutricional

Porção: 40 g (1 unidade)Quantidade por porção%VD(*)
Valor energético114 kcal6
Carboidratos18  g6
Proteínas3,4 g5
Gorduras totais3,2 g6
Gorduras saturadas1,6 g7
Gorduras trans0 g**
Fibra alimentar2,7 g 11
Sódio181 mg8

Rap10 fit – Tabela nutricional

Porção: 40 g (1 unidade)Quantidade por porção%VD(*)
Valor energético97 kcal6
Carboidratos19  g7
Proteínas2,5 g3
Gorduras totais1,1 g5
Gorduras saturadas0 g6
Gorduras monoinsaturadas0,6  g**
Gorduras poli-insaturadas0,5 g**
Gorduras trans0 g**
Colesterol0 g0
Fibra alimentar3,5 g 11
Sódio183 mg8

Rap10 chia e quinoa – Tabela nutricional

Porção: 40 g (1 unidade)Quantidade por porção%VD(*)
Valor energético108 kcal5
Carboidratos17  g6
Proteínas3,3 g4
Gorduras totais3,1 g6
Gorduras saturadas1,6 g7
Gorduras trans0 g**
Fibra alimentar2,5 g 10
Sódio176 mg7

* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. **VD não estabelecido.

As calorias 

O primeiro passo para saber se o Rap10 engorda ou não é verificar a quantidade de calorias encontradas nele. Conforme as informações acima, o teor calórico do produto não é muito alto, a ponto de extrapolar as calorias previstas para uma dieta de emagrecimento, já que fica entre 97 e 118 calorias.

Sendo assim, se a pessoa não exagerar no consumo de Rap10 e utilizar somente uma unidade da massa na sua receita, não é de se esperar que o produto atrapalhe o processo de perda de peso ou que engorde.

Recheios

Mas, para saber se o Rap10 engorda não basta analisar somente essa massa, é preciso verificar se o recheio e os acompanhamentos que você vai usar no preparo são saudáveis ou se aumentam muito a quantidade calórica final da receita, o que pode resultar em ganho de peso.

Portanto, se o seu objetivo é emagrecer ou não engordar, dê prioridade a recheios mais saudáveis e nutritivos, como folhas verdes, legumes, verduras, carnes e queijos magros.

Para você ter uma ideia de como isso pode fazer diferença, vamos estimar a quantidade calórica que pode ser encontrada em tipos diferentes de recheios para o Rap 10:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Lanche 1 (total de calorias 134,25 kcal):
    • uma unidade de Rap10 fit (92 kcal);
    • uma folha de alface pequena; (1 kcal);
    • 30 g de queijo cottage (30 kcal);
    • ¼ de xícara de cenoura ralada (11,25 kcal).
  • Lanche 2 (total de calorias 300 kcal):
    • uma unidade de Rap 10 fit (92 kcal);
    • 60 g de queijo cheddar (164 kcal);
    • duas colheres de sopa de maionese com azeitonas pretas (44 kcal).

Percebeu como a quantidade e os tipos de recheios podem fazer uma baita diferença? No caso dos lanchinhos que escolhemos como exemplo, isso representou quase o dobro entre eles, ainda que tenhamos escolhido o Rap10 menos calórico para ambas as receitas.

Portanto, a partir do ponto de vista calórico, se você não deseja engordar, utilize o produto com moderação e opte por recheios e acompanhamentos que sejam saudáveis e não tragam uma quantidade excessiva de calorias. 

Os carboidratos

Rap10 engorda?

Para saber se o Rap10 engorda ou não, assim como qualquer alimento, devemos ir além das calorias e olhar também para a sua composição.

Os carboidratos são importantes para o organismo, já que servem como fonte de energia. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que uma pessoa consuma de 55% a 75% de carboidratos em sua ingestão diária total de calorias.

Para uma pessoa que segue uma dieta de 2 mil calorias diariamente, isso representa de 1100 a 1500 calorias oriundas de carboidratos ou de 275 g a 375 g diárias do nutriente.

O problema refere-se ao excesso do consumo de carboidratos, pois o excedente do nutriente está associado ao armazenamento de energia em excesso no corpo, o que resulta no acúmulo de gorduras.

Com uma porção de 17 g a 19 g de carboidratos por unidade, o Rap10 representa somente uma pequena parte dessa quantia de ingestão diária recomendada do nutriente e não parece influenciar em relação ao excesso de carboidratos no organismo, desde que seja consumido com moderação.

Para sua comparação, essa quantidade de carboidratos é equivalente a uma fatia e meia de um pão de forma tradicional.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, se a pessoa busca emagrecer por meio de uma dieta baixa em carboidratos, o produto já não é indicado, visto que é fonte do nutriente.

As fibras 

Além de fazerem bem para o sistema digestivo, as fibras também ajudam quem deseja emagrecer ou manter a boa forma, já que promovem uma sensação de saciedade no organismo, o que facilita o controle do apetite.

Como as tabelas nos indicam, as três versões de Rap10 possuem fibras em sua composição. No entanto, a versão que possui uma maior quantidade desse nutriente é a fit, com 3,5 g de fibra por unidade.

Produto industrializado

Querendo ou não, o Rap10 trata-se de um produto industrializado. E os industrializados não são exatamente conhecidos por serem saudáveis, já que apresentam ingredientes como aditivos, sódio, conservantes e glúten.

Assim, por mais que esse produto possa ser incluído em uma dieta de manutenção da boa forma ou emagrecimento, ele deve ser consumido com moderação, já que não é exatamente um exemplo de alimento de saudável.

Sendo assim, o melhor seria que você fizesse a sua versão caseira de Rap10, como uma panqueca de aveia. Além disso, você também pode conferir este artigo para conhecer receitas saudáveis de lanche que podem substituir o pão ou o Rap10.

Entretanto, se você tiver que escolher entre pães ou massas industrializadas e o Rap10 na versão fit, o Rap10 certamente será a melhor opção. 

Observação 

As informações nutricionais foram retiradas do site oficial do produto Rap 10, e elas podem ou não estar atualizadas. Sendo assim, para certificar-se dos dados, verifique a tabela nutricional contida na embalagem do produto quando você for comprá-lo.

Receitas light com Rap 10 

1. Wrap de cottage com vegetais

rap 10 engorda

Ingredientes:

  • 1 unidade de Rap10 fit;
  • 1 folha de alface pequena;
  • 30 g de queijo cottage;
  • ¼ de xícara de cenoura ralada.

Modo de preparo:

  1. Primeiro, esquente os dois lados do Rap10 na frigideira sem óleo, conforme as instruções da embalagem;
  2. Em seguida, coloque o Rap10 em um prato e acrescente o cottage, a alface picadinha e a cenoura ralada;
  3. Então é só se servir.
  • Porções: 1
  • Calorias por porção: 134,25.

2. Wrap de frango com gengibre

Wrap de frango com gengibre

Ingredientes:

  • 1 unidade de Rap10 fit já esquentado na frigideira conforme as instruções do fabricante;
  • ½ filé de frango;
  • 2 colheres de chá de cebola picada;
  • ½ cenoura ralada;
  • 1 colher de chá de gengibre ralado;
  • Sal a gosto;
  • 1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem.

Modo de preparo:

  1. Para começar, tempere o filé de frango com sal;
  2. Então, grelhe o filé em uma frigideira com azeite;
  3. Em seguida, refogue a cenoura e a cebola na mesma frigideira;
  4. Depois, desfie o frango. Em uma tigela, acrescente o frango desfiado, a cenoura, a cebola e o gengibre. Misture bem;
  5. Então, coloque esse recheio no Rap10 e sirva.
  • Porções: 1.
  • Calorias por porção: 235,5.

Vídeo do especialista

Confira mais receitas de Rap10 no vídeo abaixo.

Você pensava que o Rap10 engorda mais que opções como o pão para fazer um lanche? Já experimentou esse produto? Qual versão é sua preferida? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (60 votos, média 3,92)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

5 comentários em “Rap10 engorda? Calorias, receitas light e dicas”

  1. Adorei o artigo ! Costumo fazer uma a noite para comer, faço com frango desfiado, um pouqinho de requeijão ligh, as vees ponho ricota e coloco cenoura .

    Responder