Sal amargo

Sal Amargo Limpa o Sangue Mesmo?

Você já ouviu falar no sal amargo? Esse sal nada mais é que o sulfato de magnésio. Muitas pessoas vêm usando esse sal oralmente e na forma de banhos terapêuticos com a intenção de promover um efeito detox no organismo, limpando o sangue de quaisquer toxinas presentes no mesmo.

Mas será que o sal amargo limpa o sangue mesmo? Vamos mostrar os principais benefícios da substância e indicar se o seu efeito detox no corpo é real ou não.

Sal amargo – O que é?

O sal amargo, conhecido também como sal de epsom ou sulfato de magnésio, é um sal parecido com o sal de cozinha com benefícios que podem ser aplicados na área da beleza, na área medicinal, no uso doméstico e até em jardinagem.

Magnésio

O magnésio é um mineral que desempenha várias funções importantes no corpo, incluindo a regulação da atividade de mais de 300 enzimas, a redução de processos inflamatórios, o auxílio à função muscular e nervosa e a prevenção ao endurecimento das artérias preservando a saúde cardiovascular.

Sulfato

Os sulfatos em geral ajudam a melhorar a absorção de nutrientes, a liberar toxinas e a aliviar dores de cabeça fortes ou enxaquecas.

Historicamente, ele vem sendo usado há mais de 400 anos desde a sua descoberta por um fazendeiro inglês que encontrou água amarga nos poços da sua propriedades. Essa água passou a ser usada para tratar problemas de pele como erupções cutâneas e ferimentos. Descobriu-se mais tarde que ela era amarga devido à presença de sulfato de magnésio.

Para que serve

O sal amargo é conhecido pelo seu efeito que promete desintoxicar o organismo. Existem banhos de desintoxicação de sal que usam o sal de Epsom com o intuito de que o mineral extraia as toxinas presentes no corpo para reestabelecer o equilíbrio.

Além disso, os praticantes da técnica afirmam que o sal amargo serve também para:

  • Manutenção do peso;
  • Alívio de dores musculares;
  • Melhoria da saúde em geral.

A absorção do magnésio pelo organismo parece ser o principal benefício de tomar um banho de sal amargo. Mais estudos são necessários sobre o assunto, mas uma pesquisa publicada em 2004 analisou 19 indivíduos que tomavam banho de sal amargo e foi encontrado um nível mais alto de magnésio e sulfato no sangue dessas pessoas após os banhos.

Outros benefícios do sal amargo incluem:

1. Pele mais macia

Um banho de cerca de 20 minutos em uma banheira com sal amargo promove uma pele macia, reduz inflamações e aumenta a barreira presente na pele para manter a mesma hidratada.

2. Dor muscular

Banhos de 12 minutos com sal de Epsom são capazes de reduzir inflamações, diminuir dores e tensões musculares. Também existem evidências de que ele é capaz de reduzir dores e cãibras musculares.

Além disso, o magnésio é um dos condutores de impulsos elétricos no organismo, ajudando os músculos e nervos a funcionar da forma adequada.

3. Relaxamento e anti-estresse

Uma hora de banho com sal amargo pode ajudar no alívio do estresse associado à deficiência de magnésio no organismo e ao aumento da adrenalina, que induz problemas como ansiedade, depressão e estresse.

Ao ser dissolvido em água morna, o sal de Epsom é absorvido pela pele e repõe os níveis de magnésio no corpo. Isso ajuda o corpo a produzir serotonina, um hormônio que melhora o humor e induz a calma e relaxa o corpo.

 4. Efeito laxativo

Um banho de 20 minutos ou a ingestão oral de 10 a 30 gramas do sal por adultos e de 5 a 10 gramas para crianças acima de 6 anos pode estimular os movimentos intestinais por 30 minutos até 6 horas após a ingestão ou banho. Esse efeito pode ajudar a aliviar problemas como a constipação.

Se usada oralmente, a água com sal amargo pode agir como um agente desintoxicante para limpeza do intestino e aliviando a prisão de ventre. Porém, essa prática não é indicada por todos os profissionais da saúde porque podem ocorrer efeitos colaterais desagradáveis e perigosos.

5. Unhas encravadas e remoção de farpas

Mergulhar os pés por 12 minutos em um balde com água e sal amargo pode reduzir a inflamação e a dor em unhas encravadas. Já uma pasta feita com o sal pode ajudar a remover farpas na pele.

6. Reestabelece os níveis de magnésio

Um banho com sal amargo com duração de 12 a 20 minutos pode ser capaz de restabelecer os níveis de magnésio no organismo, o que é interessante para pessoas que tem magnésio baixo no corpo ou fibromialgia.

7. Prevenção de problemas cardíacos e diabetes

O sal amargo melhora a saúde do coração e ajuda na prevenção de condições cardiovasculares como derrames, além de proteger a elasticidade das artérias e prevenir o surgimento de coágulos sanguíneos. Tudo isso reduz o risco de ataques cardíacos súbitos.

O sulfato de magnésio também ajuda a aumentar a eficácia da insulina no organismo, reduzindo o risco de diabetes.

8. Eliminação de toxinas

Acredita-se que os sulfatos presentes no sal podem interagir com toxinas e metais tóxicos presentes no organismo, ajudando a limpar o corpo de compostos nocivos. Isso pode ocorrer através da própria pele por meio de um banho com o sal ou pelo uso oral de água com sal em jejum.

Sal amargo limpa o sangue mesmo?

Não existem evidências científicas de que esse sal é capaz de remover toxinas presentes no sangue. Alguns estudos indicam que o magnésio e o sulfato são facilmente absorvidos através da pele, tornando o banho com o sal em uma boa opção terapêutica. Já outras pesquisas sugerem que o principal benefício seria mesmo o relaxamento através do banho, já que a absorção de magnésio através da pele é mínima.

Há quem beba a água salgada com sal amargo em jejum para um efeito detox que promete limpar o sangue de toxinas. Porém, não é comprovado cientificamente que o sal amargo limpa o sangue. Além disso, devido ao seu efeito laxante, pode ser que você tenha diarreia após ingerir a bebida. Outros efeitos colaterais causados pela ingestão oral do sal amargo incluem:

  • Letargia;
  • Visão embaçada;
  • Tontura ou desmaio;
  • Problemas respiratórios;
  • Aumento ou diminuição da micção;
  • Fraqueza muscular;
  • Batimentos cardíacos lentos.

É possível realizar uma lavagem intestinal devido ao efeito laxante da bebida, que eventualmente pode remover resíduos grudados na parede intestinal. Porém, a eliminação de toxinas do sangue não é obtida pelo uso de sal amargo. Aliás, o próprio termo “limpar o sangue” é algo impossível e que só seria alcançado através de uma transfusão sanguínea, por exemplo. O que pode acontecer é a remoção de algumas toxinas que não estão mais na corrente sanguínea.

Dicas e cuidados

Para obter os benefícios do banho de sal amargo, você pode preparar um banho detox com sal amargo da seguinte maneira:

  1. O ideal é que você tenha uma banheira em que você possa colocar água morna. Use 2 xícaras de sal amargo para uma banheira cheia. Mexa um pouco para ajudar a dissolver e deite-se na banheira.
  2. Para ajudar a relaxar mais e obter outros benefícios, você pode adicionar óleos essências de substâncias como lavanda e hortelã.

O uso não é indicado em banheiras de hidromassagem, piscinas ou banheiras com jatos pois pode ocorrer entupimento no encanamento.

Se você não tem uma banheira e mesmo assim gostaria de se beneficiar dos efeitos do sal amargo, você pode preparar uma pasta com o sal. Basta misturar uma pequena quantidade de sal com um pouco de água até obter um aspecto pastoso. Em seguida, aplique e espalhe bem nas partes do corpo desejadas e deixe agir por alguns minutos.

O uso do sal amargo não é indicado para crianças menores de 6 anos, grávidas e pessoas com problemas renais.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar que o sal amargo limpa o sangue? Tinha curiosidade de experimentar o banho ou ingestão dessa substância com este propósito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (20 votos, média: 4,05 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

4 comentários

  1. Sal amargo pode trazer danos ao intestino se consumido com frequencia?

  2. Bom eu conhece o sal amargo a 53 anos atrás meus avós faziam uso meu avô faleceu com 79 anos e minha avó 99 eu na minha opinião acredito na nos resultados .Obrigada.

  3. onde comprar sal amargo ? em são paulo ????

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*