Salsicha Engorda? Mesmo em uma Dieta de Proteínas?

Especialista:
atualizado em 21/02/2019

A Salsicha Engorda? A salsicha é um alimento adorado pela maioria das pessoas. Muitas pessoas acreditam que ela é uma versão melhorada da linguiça, tendo muito menos calorias e gordura e por isso não há problema em consumi-la. Será? Vamos avaliar um pouco melhor a salsicha na sua dieta. Afinal, salsicha engorda mesmo? Você pode comer salsicha na sua dieta de proteínas?

Salsicha e Perda de Peso – Informação Nutricional

Para perder peso você precisa consumir menos calorias do que gasta, e consumir calorias demais de qualquer fonte pode interferir com a perda de peso. Uma porção de apenas 50 gramas de salsicha contém 146 calorias. Em comparação, uma porção de 90 gramas de atum enlatado light, que é uma proteína magra, tem apenas 67 caloriase menos de 1 grama de gordura.

Para evitar consumir calorias demais da salsicha, e conseguir uma perda de peso sem fazer dieta,coma pequenas porções e coma a porção com alimentos pouco calóricos e com poucos carboidratos, como vegetais.

Além disso, vale lembrar que existem versões de salsicha light que geralmente tem muito menos gorduras e calorias. A salsicha comum pode ter 13g de gordura saturada e 146 calorias na porção de 50g. Já a salsicha light costuma ter apenas 5g de gordura e 82 calorias na porção de 50g. Vale lembrar também que a salsicha de frango também tem um pouco menos de calorias e gordura quando comparada a versão de salsicha comum. São 9g de gordura e 120 calorias.

Um grande problema ao comer salsichas é que raramente as pessoas a comem sozinha. Ou seja, geralmente elas estão dentro de um pão e podem fazer parte de um cachorro quente. Nesse caso não estamos mais falando apenas de gordura e calorias da salsicha e sim da refeição com um todo. A salsicha engorda mais por aquilo que geralmente a acompanha do que por ela em si. Ao adicionar molhos, condimentos e pão a sua salsicha, a refeição pode facilmente dobrar o número de calorias e até gordura. Além disso, normalmente o pão usado é de baixa quantidade de fibras, sendo rapidamente absorvido pelo organismo. Se você não está em uma dieta de proteínas você pode até incluir um cachorro quente em sua alimentação com muita moderação. Mas saiba que pode facilmente exagerar e contribuir para um ganho de peso.

Você Pode Comer Salsichas em uma Dieta com Poucos Carboidratos?

Uma dieta com poucos carboidratos, para conseguir um corpo magro e definido, pode te ajudar a perder peso e controlar seus níveis de açúcar no sangue, de acordo com muitos especialistas. Uma dieta com poucos carboidratos pode se tornar entediante porque ela restringe muito sua escolha de alimentos, mas a salsicha é uma opção saborosa que pode manter sua dieta interessante. Em moderação, a salsicha pode se encaixar em uma dieta com poucos carboidratos desde que você faça escolhas saudáveis.

Carboidratos na Salsicha

Carnes são naturalmente livres de carboidratos, mas os carboidratos da salsicha vêm de outros ingredientes. Uma porção de de 50g de salsicha contém 1,5 gramas de carboidratos. Para limitar seus carboidratos, faça uma sopa de salsicha com vegetais ao invés de comer sua salsicha com pão, macarrão ou arroz. Vale lembrar que esta mesma porção da salsicha light pode ter 3g de carboidratos.

Preocupações com a Salsicha

A salsicha pode não ser saudável para o seu coração se você escolher variedades que contêm muito sódio ou gordura saturada. Uma dieta rica em sódio pode elevar a pressão arterial, e gordura saturada pode aumentar os níveis de colesterol. Ambos podem aumentar seu risco de doença cardíaca. O valor diário de saturada em uma dieta de 2000 calorias é de 2300 miligramas, e o valor diário de gordura saturada é 20 gramas. Uma porção de salsicha pode chegar a ter até 50% da sua necessidade diária de sódio e 8 gramas de gordura saturada. Dietas com uma grande quantidade de sódio fazem você reter líquidos e aumentar seu peso corporal. Como consequência também fica com uma aparência mais inchada.

Usos para a Salsicha

Com tão poucos carboidratos, a salsicha pode se encaixar em muitas refeições e lanches em uma dieta com poucos carboidratos. Além de escolher variedades de salsicha com pouca gordura, você pode gerar saúde e perda de peso comendo sua salsicha com alimentos ricos em nutrientes. Coma salsicha no café-da-manhã com ovos e vegetais como espinafre e cogumelos. Para um lanche, coma pedaços de salsicha com cubos de queijo light. Para o jantar, coma salsicha com uma salada verde.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você gosta de comer salsicha ou cachorro quente? Evita comer porque acha que engorda demais? Fica na dúvida se a forma que você está comendo está fazendo mais mal do que bem? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (22 votos, média: 4,27 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “Salsicha Engorda? Mesmo em uma Dieta de Proteínas?”