Sertralina emagrece ou engorda?

Especialista da área:
atualizado em 26/03/2021

A sertralina é um poderoso antidepressivo, muito usado no tratamento de diversos transtornos psiquiátricos, mas seu uso sempre vem acompanhado de uma dúvida: Ela engorda ou emagrece?

  Continua Depois da Publicidade  

Esse questionamento se deve aos vários relatos de pessoas que já fizeram tratamento com a sertralina. Alguns dizem que emagreceram com o remédio, enquanto outros relatam um grande aumento de peso.

Por isso, vamos desvendar esse mistério, e descobrir de uma vez por todas se a sertralina emagrece ou engorda.

Mas, é importante frisar que este artigo têm caráter meramente informativo, e que todo tratamento medicamentoso deve ser prescrito e orientado por um médico.

O que é sertralina?

pílulas sendo separadas na prateleira da farmácia

A sertralina é um antidepressivo da classe de inibidores seletivos da recaptação da serotonina, e é usado para o tratamento de diversos transtornos psiquiátricos, seja sozinha ou em associação a outros medicamentos.

Entretanto, apesar de ser um antidepressivo, esse medicamento pode ser usado para tratar outras doenças, como:

  • Transtorno de ansiedade;
  • Transtorno obsessivo compulsivo;
  • Tensão pré-menstrual;
  • Transtorno de estresse pós-traumático;
  • Síndrome do pânico.

Veja também: 6 melhores exercícios para a ansiedade e nervosismo

Como funciona?

Como o próprio nome da classe do medicamento diz, a sertralina inibe a recaptação de serotonina. Isso significa que os neurônios demoram mais para recolher o neurotransmissor, e isso faz com que a sua concentração aumente.

E é justamente esse aumento da quantidade de serotonina no cérebro, ajuda a melhorar os sintomas da depressão e de outros transtornos mencionados acima.

A sertralina emagrece ou engorda?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que o organismo de cada pessoa pode reagir de forma diferente aos medicamentos, e que os sintomas sentidos por uma pessoa podem não acontecer em outra.

  Continua Depois da Publicidade  

A sertralina não é um medicamento cuja função é o emagrecimento, mas sim um remédio usado em tratamentos de problemas de saúde mental.

Então, levando em conta que os possíveis efeitos colaterais do medicamento envolvem tanto o aumento do apetite, quando a redução dele, podemos entender o porquê de algumas pessoas emagrecem e outras engordam quando estão tomando sertralina.

1. Efeito na ansiedade

Um dos problemas que podem ser tratados com a sertralina é a ansiedade, que está ligada, em uma boa parte dos casos, ao ganho de peso.

Isso ocorre porque algumas pessoas, quando sofrem de ansiedade, podem acabar “descontando” na comida, ou seja, há uma maior ingestão calórica. E, após o controle dos sintomas pelo medicamento, poderia então ocorrer a perda de peso.

Então, para esses casos, a sertralina pode sim ajudar no emagrecimento.

mulher ansiosa

2. Efeito na depressão

Outro ponto a ser analisado é que algumas pessoas ganham peso quando estão na fase mais ativa da depressão, enquanto outras podem perder peso nesse período.

Assim, o efeito da sertralina na depressão pode levar ao ganho ou à perda de peso, dependendo de qual era o sintoma apresentado antes do início do tratamento.

Contraindicações

A principal contraindicação é para quem é alérgico à sertralina ou a algum outro componente da formulação.

Outras contraindicações são:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Uso de um medicamento chamado Pimozida;
  • Tratamento com algum medicamento da classe dos inibidores da monoamida oxidase (IMOA), que também são utilizados no tratamento da depressão.

Além disso, mulheres que estejam grávidas ou amamentando devem conversar com o médico assistente, que poderá mudar o medicamento usado para evitar danos ao bebê.

Efeitos colaterais

A sertralina, apesar de ser um medicamento seguro, pode causar alguns efeitos desagradáveis.

Os mais comuns são:

  • Diminuição ou aumento do apetite;
  • Insônia ou sonolência excessiva;
  • Tontura e dificuldades de equilíbrio;
  • Dores de cabeça;
  • Problemas gástricos, como azia, enjoo, constipação ou diarreia;
  • Redução da libido;
  • Agitação e ansiedade;
  • Bruxismo, ou ranger de dentes;
  • Tremores;
  • Rubor, ou vermelhidão no rosto;
  • Palpitações;
  • Boca seca, também conhecida como xerostomia.

Caso os efeitos estejam incomodando muito, ou se tornando insuportáveis, converse com seu médico, e jamais modifique a dosagem ou pare de tomar o medicamento por conta própria.

Existe ainda o risco de piora de quadros suicidas, embora este efeito ainda não tenha sido totalmente compreendido.

Por isso, caso tenha algum histórico de pensamentos ou tentativas de suicídio, informe ao seu médico antes de começar a usar a sertralina. Da mesma forma, caso esses sintomas apareçam durante o tratamento, converse com seu médico.

Dicas e cuidados

  • É importante lembrar que medicamento algum deve ser tomado sem o acompanhamento de um profissional de saúde, pois existe sempre o risco de aparecimento de efeitos colaterais;
  • Além disso, nem todos os casos de sobrepeso e obesidade necessitam de tratamento medicamentoso, e na maioria das vezes a adoção de uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos é o suficiente para levar à perda de peso;
  • Por fim, a sertralina é um medicamento que só é vendido com a apresentação de prescrição médica, principalmente por ela ser usada no tratamento de transtornos mentais, que necessitam de um acompanhamento criterioso.
Fontes e referências adicionais

Você teria coragem de tomar um remédio como a sertralina para emagrecer, mesmo sabendo que não é seu propósito e que há efeitos colaterais? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (219 votos, média 3,84)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário