A sertralina é um famoso antidepressivo, muito utilizado no tratamento de diversos transtornos psiquiátricos, mas o seu uso costuma vir acompanhado de uma dúvida: a sertralina emagrece ou engorda?
Esse questionamento se deve aos vários relatos de pessoas que já fizeram tratamento com o medicamento. Alguns dizem que emagreceram com o remédio, enquanto outros relatam um grande aumento de peso.
Por isso, vamos procurar desvendar esse mistério e descobrir de uma vez por todas se a sertralina emagrece ou engorda.
Mas, é importante frisar que este artigo tem caráter meramente informativo, e que todo tratamento medicamentoso deve ser prescrito e orientado por um médico.
- Veja também: Sertralina dá sono? Efeitos colaterais e posologia
O que é sertralina?
A sertralina é um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs). O remédio é indicado para uso adulto no tratamento de sintomas de depressão, incluindo a depressão acompanhada por sintomas de ansiedade, em pacientes com ou sem história de mania.
Além disso, o medicamento pode ser prescrito para outras condições que afetam a saúde mental, como:
- Transtorno do pânico
- Transtorno do estresse pós-traumático
- Fobia social ou transtorno de ansiedade social
- Sintomas da síndrome da tensão pré-menstrual e/ou transtorno disfórico pré-menstrual
- Transtorno obsessivo compulsivo
Como funciona?
Como o próprio nome da classe do remédio diz, a sertralina inibe a recaptação de serotonina. Isso significa que os neurônios demoram mais para recolher o neurotransmissor e isso faz com que a sua concentração aumente.
Ao aumentar a disponibilidade da serotonina, o medicamento alivia os sintomas depressivos e ansiosos, típicos dos transtornos para os quais ele é indicado.
Na forma de comprimidos revestidos, a sertralina começa agir em sete dias. Mas, o tempo necessário para observar uma melhora clínica pode variar e depende das características do paciente e do tipo de transtorno que está sendo tratado.
A sertralina emagrece ou engorda?
Antes de qualquer coisa, é preciso entender que o organismo de cada um pode reagir de forma diferente aos medicamentos e que os sintomas sentidos por uma pessoa podem não ser experimentados por outra.
Além disso, a sertralina não é um medicamento cuja função é o emagrecimento, mas sim um remédio usado em tratamentos de problemas de saúde mental.
Portanto, se você deseja saber se a sertralina emagrece porque está querendo perder peso com o auxílio do remédio, saiba que esta é uma péssima ideia.
Afinal, a sertralina tem contraindicações, efeitos colaterais e cuidados a serem respeitados durante o seu uso, portanto, utilizá-la sem necessidade, sem orientação médica e sem as devidas precauções pode ser bem perigoso para a saúde.
Já para quem quer saber se a sertralina emagrece ou engorda porque recebeu a prescrição para tomar o remédio e está preocupado com os seus efeitos, é importante saber que, segundo a bula, tanto o aumento de peso quanto a perda de peso são possíveis reações do medicamento.
Da mesma forma, a sertralina também pode trazer a diminuição ou aumento do apetite como parte dos seus efeitos colaterais.
Enquanto o aumento de peso e a diminuição ou aumento do apetite fazem parte da lista de reações comuns do remédio, ou seja, que ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes, a perda de peso é classificada como uma das reações incomuns do medicamento, que atingem entre 0,1% e 1% dos pacientes.
Em outras palavras, com base nos possíveis efeitos colaterais da sertralina, é possível afirmar que ela pode tanto engordar como emagrecer.
Mas, além das possíveis reações adversas do remédio, há outros fatores que podem influenciar a resposta ao questionamento se a sertralina emagrece ou engorda.
Efeito na ansiedade
Efeito na depressão
Outro ponto a ser analisado é que algumas pessoas ganham peso quando estão na fase mais ativa da depressão, enquanto outras podem perder peso nesse período.
Assim, o efeito da sertralina na depressão pode levar ao ganho ou à perda de peso, dependendo de qual era o sintoma apresentado antes do início do tratamento.
Contraindicações da sertralina
A principal contraindicação do medicamento é para quem é alérgico à sertralina ou a algum outro componente da formulação do remédio.
Outras das suas contraindicações são:
- Uso de um medicamento chamado pimozida.
- Tratamento com algum remédio da classe dos inibidores da monoaminoxidase (IMAO), que também são utilizados no tratamento da depressão.
Além disso, mulheres que estejam grávidas ou amamentando devem conversar com o médico, que poderá mudar o medicamento usado para evitar danos ao bebê.
Efeitos colaterais da sertralina
A sertralina, apesar de ser um medicamento seguro, quando usado sob acompanhamento médico, pode causar algumas reações desagradáveis.
As reações muito comuns (que ocorrem em 10% dos pacientes) e comuns (atingem entre 1% e 10% dos pacientes) do remédio incluem :
- Insônia
- Tontura
- Dor de cabeça
- Diarreia
- Náusea
- Sintomas de depressão
- Ansiedade
- Agitação
- Bruxismo (ranger os dentes)
- Pesadelo
- Diminuição do desejo sexual
- Hipertonia (aumento da tensão muscular)
- Tremor
- Sonolência
- Parestesia (sensações anormais na pele, como o formigamento)
- Deficiência visual
- Zumbido
- Palpitações
- Rubor
- Bocejo
- Vômito
- Prisão de ventre
- Dor abdominal
- Boca seca
- Dispepsia (má digestão)
- Rash (erupção cutânea)
- Hiperidrose (suor excessivo)
- Artralgia (dor nas articulações)
- Distúrbios da ejaculação
- Disfunção sexual
- Menstruação irregular
- Dor no peito
- Mal-estar
- Pirexia (febre)
- Astenia (fraqueza)
- Fadiga
Caso os efeitos colaterais apareçam, especialmente de forma intensa, avise o seu médico, mas jamais modifique a dosagem ou pare de tomar o medicamento por conta própria.
Existe também o risco de piora de quadros suicidas, embora este efeito ainda não tenha sido totalmente compreendido.
Por isso, caso tenha algum histórico de pensamentos ou tentativas de suicídio, informe ao seu médico antes de começar a usar a sertralina. Da mesma forma, caso esses sintomas surjam durante o tratamento, converse com seu médico.
Dicas e cuidados
- É importante lembrar que nenhum medicamento deve ser tomado sem o acompanhamento de um profissional de saúde, pois existe sempre o risco de aparecimento de efeitos colaterais.
- Além disso, nem todos os casos de sobrepeso e obesidade necessitam de tratamento medicamentoso e na maioria das vezes, a adoção de uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos é o suficiente para levar à perda de peso.
- Por fim, a sertralina é um remédio que só é vendido com a apresentação de prescrição médica, principalmente por ela ser usada no tratamento de transtornos mentais, que necessitam de um acompanhamento criterioso.
Fontes e referências adicionais
- Bula Cloridrato de Sertralina, Bulário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
- Sertraline, Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023 Jan-.
- The clinical effectiveness of sertraline in primary care and the role of depression severity and duration (PANDA): a pragmatic, double-blind, placebo-controlled randomised trial, Lancet Psychiatry . 2019 Nov;6(11):903-914.
- Efficacy and Safety of Sertraline Treatment of Posttraumatic Stress Disorder, JAMA. 2000;283(14):1837-1844. doi:10.1001/jama.283.14.1837
Fontes e referências adicionais
- Bula Cloridrato de Sertralina, Bulário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
- Sertraline, Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023 Jan-.
- The clinical effectiveness of sertraline in primary care and the role of depression severity and duration (PANDA): a pragmatic, double-blind, placebo-controlled randomised trial, Lancet Psychiatry . 2019 Nov;6(11):903-914.
- Efficacy and Safety of Sertraline Treatment of Posttraumatic Stress Disorder, JAMA. 2000;283(14):1837-1844. doi:10.1001/jama.283.14.1837