Suco de Abacaxi com Gengibre Emagrece? 5 Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

Com 50 calorias a cada porção de 100 gramas, o abacaxi é dotado de nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio. A fruta oferece benefícios como o efeito anti-inflamatório, melhoria do cabelo e da pele, auxílio à digestão, ajuda no controle da coagulação do sangue, ação antioxidante e colaboração com o sistema imunológico.

Por sua vez, uma porção de 2,5 cm de diâmetro de gengibre é composta por nove calorias. O alimento é fonte de nutrientes como potássio, fibras, proteínas, cálcio, vitamina B6, vitamina C, ferro e magnésio.

Entre as vantagens que o gengibre oferece ao organismo estão a ação anti-inflamatória, o favorecimento aos sistemas digestivo, respiratório e circulatório, o combate ao mau hálito, cólica e ressaca e a ação antioxidante.

Como vimos, os dois alimentos fazem bem à saúde, mas, será que juntos eles ajudam a perder peso? Será que um suco de abacaxi com gengibre emagrece? Vamos descobrir isso agora!

Suco de abacaxi com gengibre emagrece?

Para responder aos questionamentos, nós precisamos analisar os ingredientes principais do suco – o gengibre e o abacaxi. Começando pelo abacaxi, pode-se dizer que a fruta contribui com a perda de peso pelo fato dela possuir propriedades diuréticas.

Um alimento diurético é aquele que promove o aumento da eliminação de urina, o que ajuda e remover o líquido retido no organismo, que é responsável pelo efeito de inchaço no corpo.

Além disso, segundo o especialista em medicina do esporte Dan Hammer, a bromelaína, uma substância encontrada no abacaxi, torna o processo de digestão mais rápido, o que traz uma aceleração ao metabolismo. Um metabolismo mais rápido torna o processo de queima de gorduras e calorias mais eficiente. No entanto, segundo a nutricionista Sandra Mikhail, esse efeito não é de longo prazo.

Por ser fonte de água e fibras – são encontradas 1,4 g de fibras em 100 g de abacaxi – a fruta ajuda a saciar o corpo. Isso porque as fibras promovem a sensação de saciedade no organismo, o que torna o controle do apetite e a diminuição da quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia mais fácil.

Porém, como as fibras são trituradas quando a fruta é transformada em suco, o poder de ação do nutriente sofre uma diminuição quando o abacaxi é consumido em forma líquida.

É possível dizer que o gengibre contribui com o emagrecimento também devido ao fato de se tratar de um alimento termogênico. Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura do corpo, o que tem como resultado a aceleração do metabolismo, que como vimos, melhora o processo de gasto de gorduras e calorias. O gengibre é capaz de aumentar o gasto calórico do corpo em até 10%.

Ok, então se os ingredientes principais da bebida podem nos ajudar a perder peso, podemos afirmar que o suco de abacaxi com gengibre emagrece, certo? Sim, porém, é importante saber que não é o simples consumo da bebida no dia a dia que trará o emagrecimento de forma “mágica”.

Até porque não adiantará de nada tomar um suco de abacaxi com gengibre ao mesmo tempo que come um X-bacon bem gorduroso ou saboreia uma pizza super calórica. O que a bebida faz é auxiliar a perder peso, entretanto, se o seu consumo regular não estiver aliado a uma dieta saudável, equilibrada e controlada e à prática de atividades físicas como forma de aumentar o gasto calórico, provavelmente você não verá que o suco de abacaxi com gengibre emagrece.

Receitas de suco de abacaxi com gengibre 

1. Suco africano de abacaxi com gengibre 

Ingredientes: 

  • 2 copos de água;
  • Adoçante a gosto;
  • 100 g de gengibre picado;
  • 7 copos de água quente;
  • 1 a 2 xícaras de suco de abacaxi fresco;
  • Suco de lima fresca.

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela grande, misturar o gengibre e a água quente. Deixar descansar por aproximadamente uma hora;
  2. Com uma peneira fina, escorrer a água e reservar;
  3. Em um recipiente médio, levar os dois copos de água e o adoçante à fervura. Cozinhar em fogo brando, desligar o fogo e esperar esfriar;
  4. Misturar o conteúdo da tigela e do recipiente com o suco de abacaxi e o suco de lima. Passar para uma jarra e servir com gelo.

O suco rende cinco porções.

2. Suco de abacaxi com gengibre e hortelã

Ingredientes:

  • 3 fatias de abacaxi;
  • 1 colher de chá de gengibre ralado;
  • 3 folhas de hortelã;
  • Adoçante a gosto;
  • 200 ml de água gelada.

Modo de preparo:

  1. Juntar todos os ingredientes e colocar no liquidificador;
  2. Bater e servir com gelo.

A receita rende uma porção.

3. Suco de abacaxi com gengibre e limão

Ingredientes:

  • 200 ml de suco de limão;
  • 2 fatias grossas de abacaxi;
  • 2 rodelas de gengibre.

Modo de preparo:

  1. Juntar todos os ingredientes e colocar no liquidificador;
  2. Bater e servir com gelo.

O suco rende uma porção.

4. Suco de abacaxi com gengibre e maçã

Ingredientes:

  • 1 copo de água gelada;
  • 2 fatias grossas de abacaxi;
  • 2 rodelas finas de gengibre;
  • 1 maçã pequena picada;
  • ½ xícara de café de suco de limão.

Modo de preparo:

  1. Adicionar primeiro a água e, em seguida, a maçã, o gengibre, o suco de limão e o abacaxi no liquidificador;
  2. Bater durante cerca de um minuto e servir com gelo.

A receita rende uma porção.

5. Suco de abacaxi com gengibre

Ingredientes:

  • 2 rodelas de abacaxi;
  • 1 pedaço de aproximadamente 3 cm de gengibre cortado em cubinhos;
  • 300 ml de água;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Colocar todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Bater bem e servir em um copo com gelo. 

O suco rende de uma a duas porções.

Cuidados com o gengibre

Como vimos, o gengibre é um alimento termogênico. Alimentos termogênicos devem ser evitados por pessoas diagnosticadas com hipertireoidismo, devido ao risco deles causarem perda de massa muscular.

Crianças, mulheres grávidas e indivíduos com doenças como cardiopatias, alergias, úlceras e enxaqueca também não devem exagerar no consumo de termogênicos para não sofrerem com o aumento da pressão arterial, a redução dos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia), insônia, nervosismo e taquicardia.

Pessoas com distúrbios hemorrágicos devem evitar o gengibre pois ele favorece hemorragias. Por piorar quadros de doenças cardíacas, ele deve ser excluído da dieta de pessoas que sofrem com o problema.

O consumo de gengibre ainda pode causar desconforto estomacal, azia e diarreia. Por causar a hipoglicemia, a presença do alimento da dieta de diabéticos pode exigir o reajuste nas doses de insulina que são aplicadas.

Cuidados com o abacaxi

Segundo o que o nutrólogo Danny César Jumes, o abacaxi possui compostos que podem causar sensibilidade em algumas pessoas, principalmente aquelas que já têm alergias ao pólen ou outros alimentos. Ao experimentar sinais como coceira e inchaço na garganta após ingerir a fruta, recomenda-se buscar ajuda do médico rapidamente.

Quem possui refluxo gástrico ou úlceras pépticas ou duodenais não deve incluir o abacaxi na sua alimentação. Além disso, por se tratar de um alimento bastante ácido, a indicação é não exagerar no consumo da fruta.

A bromelaína presente no abacaxi pode interagir com alguns medicamentos. Portanto, quem usa remédios deve consultar seu médico para saber se pode ou não ingerir o abacaxi.

Você já imaginava que o suco de abacaxi com gengibre emagrece? Tem vontade de tomá-lo regularmente para ajudar no processo de perda de peso? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 4,36 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Suco de Abacaxi com Gengibre Emagrece? 5 Receitas e Dicas”