Sushi Engorda? Dicas e Cuidados

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Seja na forma embalada ou fresca, o sushi já é um alimento global pela aceitação que possui ao redor do mundo. Além do sabor único, uma das principais razões da sua popularidade está no fato de ser saudável.

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Porém, o sushi engorda quando consumido de forma exagerada e repleto de molho Shoyu. Vamos explorar um pouco melhor essa questão agora para você entender o que seria um exagero e ver algumas dicas.

Calorias do Sushi: Salmão e Atum

Entre os formatos de sushi preferidos no Brasil vale o destaque aos de salmão ou atum. Em ambos os casos há de forma aproximada 40 calorias na unidade média. Ao consumir 10 em uma única refeição o corpo ganha 400 calorias.

Os pedaços pequenos também são comuns e engordam menos: 20 calorias, ou 200 calorias a cada 10 unidades. Vale ressaltar que o poder calórico aumenta conforme os ingredientes da receita e molhos de acompanhamento.

Calorias do Molho Shoyu

Necessário tomar cuidado com a escolha do acompanhamento ao sushi. Em cada colher de sopa do Shoyu composto por soja há 15 calorias, ou seja, apenas 5 a menos do que na unidade pequena de sushi com salmão ou atum. Molho Shoyu Light representa uma solução para diminuir este problema, pois além de ter menos calorias (entre 7 e 10), também acarreta menor quantidade de sódio. A grande quantidade de sódio poder fazer você acumular líquidos no corpo e ganhar peso.

Sashimi e Sushi

Sushi engorda mais que sashimi? Sem dúvidas, quem consegue escolher a segunda opção vai emagrecer e nutrir o corpo com melhor qualidade. No Sashimi há fatias leves de atum ou salmão, grelhadas ou cruas, repletas de ômega-3, proteínas, vitaminas e minerais, sem contar que na sua forma pura não contém carboidratos. Uma dica legal é você colocar um sashimi em cima de cada sushi do seu prato. Dessa forma, você estará melhorando a proporção de proteínas em cada sushi que come e trará maior saciedade para sua refeição.

Carboidratos do Sushi

De forma prática o arroz representa principal ingrediente do sushi, correspondendo em quase 70% do prato. Como se trata de alimento processado se pode dizer que há grande perda de fibras, minerais e vitaminas, todos importantes para manter a saúde em dia e emagrecer o corpo com maior qualidade. Sem contar a quantidade de açúcar, vinagre e outros aromatizantes que servem para aumentar o sabor do sushi.

Rolos de Alga do Sushi

Sushi é um alimento que se encontra envolto ao lençol frágil de algas. Há fibras, ferro, cálcio e potássio em baixa quantidade. Ou seja, ao comer seis unidades o organismo consome apenas 1 grama de algas, o que não chega perto de 1 por cento do índice de ferro e cálcio necessário no consumo diário.

Valor Nutricional Mínimo do Sushi

Sushi engorda em quantidade porque tem muito poucas fibras e tem muitos carboidratos. Em geral, não dão saciedade.

Grande Quantidade de Sal e Sódio

Sushi engorda por causa da grande quantidade de sal e sódio presente na receita e nos molhos Shoyu de acompanhamento. Na porção de sushi pode existir 1 grama de sal! Isto se o arroz também estiver salgado, além dos peixes e a caloria de sódio do molho. Sem contar que legumes em conservas também são salgados ao extremo. Comer sal de maneira regular e exagerada também eleva o risco da pressão arterial elevada. Para saber mais detalhes sobre o impacto do molho shoyu na sua dieta veja o artigo “Molho Shoyu Engorda?”

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Dicas para Comer Sushi sem Engordar

  1. Evitar consumir sushi com excesso de molho Shoyu ou outro tipo de acompanhamentos repletos de calorias;
  2. Preferência aos sushis frescos, visto que para manter na validade as empresas adicionam substâncias extras nos embalados;
  3. Optar por sushi que tenha maior quantidade de peixe do que itens adicionais. Assim é possível saciar a fome comendo menos unidades em cada refeição;
  4. Se você puder selecionar a comida japonesa uma escolha boa à dieta é Sashimi, repleto de nutrientes, ao invés do sushi, cheio de sal e calorias;
  5. Comer sushi sempre com legumes frescos. Produtos em conserva em geral são repletos de sódio;
  6. Usar molho Shoyu light;
  7. Ao comprar sushi embalado procure as informações nutricionais na embalagem. Se não houver estas informações o melhor é dispensar a compra;
  8. Ao invés de mergulhar o sushi em um pequeno pote repleto de molho Shoyu procure colocar pequenas gostas. Cuidado ao despejar generosamente;
  9. Depois de encerrar as refeições selecione frutas como sobremesa em vez de rolinhos de chocolate e outros doces de restaurantes japoneses.
  10. Use molho de soja sem glúten.

Vídeos:

Gostou das dicas?

O que mais você come quando vai em um restaurante japonês? Você sente que sushi engorda muito quando vai a rodízios de comida japonesa com frequência?

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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3 comentários em “Sushi Engorda? Dicas e Cuidados”

  1. Como uns 10 variados, mas não é todo dia, uma vez por mês, ou duas, o importante é manter uma dieta equilibrada e balanceada, e claro, exercícios físicos regularmente, eu corro e caminho pela manhã, alternando entre hits, então não me aterrorizou com essas coisas.

  2. O problema é que eu como 20 sushis quando vou no rodízio. Adoro!! Vou tentar dobrar a quantidade de salmão de cada como vocês falaram. Bjs