Triglicerídeos alto – Causas, sintomas, dieta e dicas

atualizado em

Os triglicerídeos, ou triglicérides, são um tipo de reserva de energia do corpo, mas quando está em um nível alto, pode causar uma série de problemas.

Eles têm a função de fornecer o combustível para que os músculos trabalhem, e quando não utilizados, são armazenados no seu tecido adiposo em forma de gordura.

Abaixo você o que causa o aumento dos níveis de triglicerídeos, a relação entre eles e o seu colesterol, quais os seus sintomas.

O que são exatamente?

Os triglicerídeos são gorduras que podem ser produzidas pelo corpo ou ingeridas através da alimentação, e são fonte de energia para as células de todo o corpo.

De fato, a maior parte das gorduras da dieta são triglicerídeos, e desenvolvem importante função para a saúde, quando consumidas sem exageros.

  Continua Depois da Publicidade  

Triglicerídeos alto

Especialistas acreditam que níveis altos de triglicerídeos no sangue pioram os problemas causados pelo nível de colesterol alto, e outras doenças crônicas.

Além disso, o nível de triglicerídeos alto está associado à síndrome metabólica, que aumenta o risco de desenvolver diabetes e problemas cardíacos.

Outro ponto a se levar em consideração é que mulheres são mais afetadas por variações nos triglicerídeos.

Mas isso não quer dizer que só elas devem tomar cuidado com a ingestão de gorduras, uma vez que homens são os mais afetados pelas doenças cardiovasculares, como mostra um estudo publicado nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia.

  Continua Depois da Publicidade  

Como é o exame?

exame de sangue
O ideal é que o exame seja feito depois de um jejum de 12hs, e 3 dias sem consumir bebidas alcoólicas

De acordo com as recomendações do Grupo Fleury, o exame para medir o nível de triglicerídeos é feito a partir de uma amostra de sangue, coletada após um jejum de cerca de 12 horas.

Mas, caso o jejum não seja possível, o exame ainda pode ser feito, só que os valores de referência serão diferentes. Além disso, é necessário que a pessoa esteja há no mínimo 3 dias sem consumir bebidas alcoólicas, para evitar interferências no resultado.

E quanto aos valores de referência, eles variam de acordo com a idade:

JejumEntre 10 e 20 anosMaior que 20 anos
Com jejumMenor que 90 mg/dlMenor que 150 mg/dl
Sem jejumMenor que 100 mg/dlMenor que 710 mg/dl

Mas, apesar de existirem valores de referência para os níveis de triglicerídeos, outros fatores também devem ser levados em consideração, como:

  • Níveis de colesterol (total, LDL, HDL);
  • Histórico familiar;
  • Outros problemas de saúde que a pessoa possa ter.

Saiba mais informações sobre como é feito o exame de triglicerídeos.

  Continua Depois da Publicidade  

Causas

O excesso de triglicerídeos pode ser causado por diversos fatores, como:

Além disso, alguns remédios como os corticoides e a isotretinoína (conhecida também como roacutan) também podem causar esse problema.

O que triglicerídeos e colesterol tem a ver?

Os níveis de triglicerídeos e colesterol estão intimamente ligados, e por isso normalmente os exames para medição dos níveis sanguíneos são pedidos juntos. Esses exames são feitos para avaliar o perfil lipídico.

Mas existem casos em que os níveis de triglicerídeos se elevam isoladamente, como por exemplo as hipertrigliceridemias genéticas e as que são causadas pelo uso de medicamentos.

Sintomas

Um nível alto de triglicerídeos na corrente sanguínea normalmente não causa sintomas, e normalmente o problema é descoberto em exames de rotina.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, quando os níveis estão muito alterados, alguns sintomas podem aparecer, como:

  • Dor no peito;
  • Dificuldade para respirar;
  • Náuseas e vômitos;
  • Bolhas de colesterol na pele, chamadas de xantomas;
  • Lipemia retinalis, que é uma manifestação ocular da hipertrigliceridemia.

Além disso, níveis muito altos de triglicerídeos podem aumentar o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e pancreatite.

Como reduzir o nível de triglicerídeos alto

exercícios físicos
Exercícios físicos são importantes para reduzir o nível de triglicerídeos

1. Diminua o consumo de gordura saturada e trans

Quando for fazer compras, confira nas informações nutricionais dos alimentos se eles não têm grandes quantidades dessas gorduras. Se sim, evite-as.

2. Consuma menos carboidratos e açucares

Diminua a quantidade de comidas açucaradas e preparadas com farinha branca na dieta. Elas engordam, oferecem pouquíssimos nutrientes e aumentam a quantidade de triglicerídeos no sangue.

3. Beba com moderação

O consumo de álcool também pode aumentar o nível de triglicerídeos ao fazer o fígado produzir mais ácidos graxos.

4. Invista em gorduras saudáveis

Gordura é importante para manter o funcionamento do corpo. Então, procure fontes de gordura monoinsaturada e poli-insaturadas.

Esses tipos de gordura são encontrados no azeite de oliva, amendoim, girassol, milho, abacate, amêndoas, sementes (como de abóbora e gergelim), e também peixes ricos em ômega-3.

5. Coma mais fibras

As fibras alimentares ajudam a diminuir o nível de triglicerídeos e colesterol naturalmente, pois ajudam a reduzir a absorção de gorduras saturadas.

6. Cuidado com a frutose

O consumo de grandes quantidades de frutose pode aumentar os níveis de triglicerídeos. Mas não é preciso evitar frutas, e sim tentar substituir os sucos pelas frutas in natura.

7. Pare de fumar

Ao parar de fumar, os níveis de triglicerídeos podem diminuir, assim como o seu risco de ter problemas no coração.

8. Faça exercício e perca peso

A prática de exercícios ajuda a queimar a gordura corporal, e, associado às outras medidas já citadas, ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos.

Dica: Aproveite para conhecer uma dieta e um cardápio para baixar os triglicerídeos. E, para acompanhar a sua alimentação, faça uma dessas 5 receitas de suco para baixar os triglicerídeos.

Tratamento medicamentoso

Se mesmo com a mudança de estilo de vida os seus triglicerídeos continuarem altos, pode ser o caso de usar algum medicamento.

Mas é sempre importante lembrar que os remédios sempre devem ser prescritos por um médico, que também irá analisar o seu nível de colesterol.

Os medicamentos mais comuns são:

  • Estatinas: Usadas por quem sofre com baixo nível de bom colesterol (HDL), alto nível de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeo alto;
  • Fibratos: Usados para diminuir os triglicerídeos. Eles funcionam melhor em pessoas que tem níveis mais altos.
  • Suplemento de ômega-3: Alguns médicos muitas vezes prescrevem esses suplementos para auxiliar na redução dos níveis de triglicerídeos e de colesterol.

Entretanto, em alguns casos, o uso de apenas um medicamento pode não ser o suficiente para reduzir as taxas de triglicerídeos. Nesses casos, o médico pode associar um ou mais medicamentos, para potencializar o efeito.

Vídeo: Como baixar triglicerídeos

Confira os vídeos abaixo para aprender mais sobre como baixar triglicerídeos e conhecer os alimentos que devem ser evitados!

Vídeo: Alimentos que aumentam os triglicerídeos

Fontes e Referências Adicionais

Você já constatou o nível de triglicerídeos alto em seu exame? Seu médico passou alguma dieta, alimentos e exercícios específicos para o caso? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco é Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral - CRM 597798 RJ/ CBCD. Formou-se em Medicina pela UFRJ em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento em transplantes no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela UFRJ em 2010. Dr. Lucio Pacheco é autor de diversos livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico-cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D'Or e do Hospital Copa D'Or. Além disso é diretor médico do Instituto de Transplantes. Suas áreas de atuação principais são: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia, e transplante de fígado. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário

68 comentários em “Triglicerídeos alto – Causas, sintomas, dieta e dicas”

  1. Faço exercícios 4 vezes por semana, sigo dieta de nutricionista há mais de 6 meses e meu triglicérides deram 200 e meu HDL 49… não entendo isso. o único medicamento que tomo é o contraceptivo oral. Algum médico saberia explicar pq desses valores tão ruins? ah, não fumo e não bebo tb.
    Minha glicemia é boa e não tenho problemas na tireóide.

    Responder
    • Seus valores não estão ruins. O HDL está bom, ele tem que ser a cima de 45. O triglicerídeo está um pouco elevado, ja que o normal é 170. Mas os nutricionistas passam muitos sucos e sucos não é bom.
      Veja se voce tem historico familiar.

      Responder
  2. adorei as dicas, são muito importante e essenciais para saúde, mais gostaria que me passasse uma dieta para ganhar massa muscular sem prejudicar o colesterol.

    Responder
    • Aí você tem que procurar um nutricionista, dietas são individuais, o que serve pra uma pessoa, não serve pra outra

      Responder
  3. Fiz o exame de sangue e foi constatado nível de triglicerídeos alto 317.O médico passou o remédio Lipless 100 por 4 meses e voltar a fazer o exame de sangue,mas soube pelo farmaceutico que só o remedio não resolve tenho que fazer uma dieta.

    Responder
  4. Ola td bem eu consegui abaixar meus níveis de triglicéridos de 231 pra 114.isso com ajuda da alimentação drasticamente todos carboidratos e farinhad brancas e vale lembrar q eu tambem cortei td q contem glutem pra mim resolveu foi um santo remedio. To muito feliz a lembrando quando eu começei foi julho de 2015 tava alto meus triglicéridos tava 231 9 meses depois com a dieta bem feita abaixou pra 114.vale a pena o sacrifício pela saude da gente um abraçi a todos e boa sorte. Pra cada um.

    Responder
  5. Meu médico me disse que eu estou com triglicedio alta esta 340, vou começar uma dieta hoje, gostei muito das dicas.

    Responder
  6. Tenho duas pontes de safena e uma mamaria luto muito para abaixar o triglicerides e não consigo
    o que fazer? se alguem souber algo me mande informações

    Responder
  7. ja foi diaguinosticada.. ta alta mas to cuidando ja .obrigada pela informaçao muito bem informada brigada deus os abençoe

    Responder
  8. faço dieta tenho uma boa alimentação regada de frutas e verduras pratico capoeiras ;não bebo e nem fumo mesmo assim triglicerídio esta alto..estou muito preocupada glicose esta normal colestrol total esta normal…porem tenho problema serio de retenção..de líquido ate agora não descobrir a a causa dessa retenção… todos os meus exames dar normal..fico muito inchada quase todos os dias ….mas gostei da informação talvez eu tenho problemas cardio..

    Responder
  9. sempre usei óleo canola pensando estar fazendo o melhor para mim e minha filha menor ,que já fez cirurgia , fico muito grata pelas informações e decepcionada com propaganda enganosa .

    Responder
  10. Parabéns!, explicações excelentes! O pessoal que opinou esta muito bem informado. Só falaram verdades sobre alimentação saudável!

    Responder
  11. eu tava com colesterol alto 349 e a massa tava 700 e pouco. To fazendo caminhada e estou vendo resultado, faço 2 horas de caminhada por dia .

    Responder
  12. Mas o que é canola? Canola é na realidade, uma palavra inventada para um produto geneticamente modificado, transgênico:
    CAN.O.L.A. = CANadian Oil Low Acid
    Óleo de canola é desenvolvido no Canadá a partir de uma planta chamada colza, que pertence à família da mostarda. Estes óleos tem sido utilizados para fins industriais (velas, batons, sabonetes, tintas, lubrificantes e biocombustível). É um óleo industrial, e não um alimento!
    Alguns dos sintomas são:
    * Tremores e agitação
    * Falta de coordenação ao caminhar ou escrever
    * Fala arrastada
    * Deterioração dos processos de memória e pensamento
    * Redução ou difusão da audição
    * Dificuldade para urinar / incontinência urinária
    * Problemas respiratórios / falta de ar
    * Crise nervosa
    * Dormência e formigamento nas extremidades
    * Problemas cardíacos / arritmia
    * Do ponto de vista nutricional, estudos demonstram que o óleo de canola depleta vitamina E. Há tendêndia para inibir o metabolismo adequado dos alimentos e nossa função enzimática. Também suprimi o sistema imunológico.
    Moro em Portugal e tenho a sorte de poder utilizar o melhor azeite do mundo…não compro de origem…vou buscar direito ao lagar…puro, virgem e prensado a frio…mas não se deve aquecer azeite…então utilizo a gordura que meus avos e pais utilizaram toda vida…e olhe que paizinho morreu com 94 anos. BANHA DE PORCO….pois a melhor gordura é óleo de coco, mas cá infelizmente não há.

    Responder
    • Maria, o seu comentário está perfeito. É isso mesmo, todos os óleos vegetais são prejudiciais à saúde mas o óleo CANOLA é o pior, é um verdadeiro VENENO, jamais deveria ser utilizado como alimento. Realmente a banha de porco e o óleo de coco são excelentes para a saúde, eu uso e aconselho as pessoas a usarem.

      Responder
      • Obrigado Gerson. Hoje em dia está cada vez mais difícil manter uma alimentação saudável. Peixe contaminado com mercúrio. ..frutas e vegetais com excesso de pesticida….temos de procurar sempre o melhor. …Todos vamos morrer um dia…mas se pudermos fazer por onde enquanto vivemos ter uma qualidade de vida melhor. ..então vamos a isso. Abraço. Maria Frazão.

        Responder
  13. estou com 300 de colesterol e triglicérides meu medico passou ciprofibrato 200 ,eu tenho medo de tomar porque ja tive fortes dores abdominais antes ao tomar essa medicação sera que tem outro melhor ?

    Responder
    • Veja um video no youtube, como regular trygliceridis, coleterol, glycemia, acido urico, simples um copo de suco de abobora todo dia dejejum antes do cafe da manha, isso nao e crendice nem mensagem corrente, tome po 30 ou 40 dias e depois fa a os exames de sangue,

      Responder
    • meu colesterol total é 465
      HDL 40
      VLDL699
      triglicérides 3.493
      lipídios totais 4.624
      Por favor me ajudem mudar isso?

      Responder
  14. Bem nao sei se tenho colesterol alto ou triguiseride alto, so sei ke cinto uma kentura é muito soneira do nada fico com as mao kente é rosto vermelho é um pouco de dor de cabeca isso durante dia.

    Responder
    • Eu gostei dos coselhos para diminuir o trigliceridos. execíon alimentaçâo equilibrada todos o dias. ajunda muito isso denpede também cada pessoa de concetiza que podemos sofrer de um infarto ou derrame cerebral. si queremos viver mais tempo vamos cuida da nossa saúde!

      Responder
    • Foi constatado que estou com triglicérides bem alto a medica pediu para parar de comer algumas coisas e pediu para aderir mais aos integral,fazer caminhada , mas não me explicou os riscos

      Responder