O arroz integral é um alimento que tradicionalmente usamos para acompanhar o almoço ou jantar. Além disso, algumas pessoas costumam utilizar as sobras para preparar bolinhos de arroz. Entretanto, hoje nós vamos conhecer uma receita diferente com ele.
É um biscoito de arroz integral, que combina muito bem com um lanchinho da tarde ou piquenique. A receita também leva amêndoas e castanha-do-pará, alimentos que fazem parte do grupo das saudáveis oleaginosas.
Além disso, a preparação conta com uvas-passas e mel – que você pode substituir por melado de cana -, para ajudar a deixar o biscoito mais docinho.
Aliás, o quitute pode ser uma alternativa caseira aos biscoitos recheados industrializados para as crianças. Certamente elas vão se empolgar se você chamá-las para ajudar a preparar a receita. Isto é, na parte de modelar os biscoitos, não na hora de mexer com o forno, é claro!
Falando na receita, que tal aprender agora mesmo como é que se faz o biscoito de arroz integral? Então, não deixe de conferir o passo a passo a seguir:
Biscoito de arroz integral
Equipamento
- Liquidificador
- Tigela grande
- Forma retangular
Ingredientes
- 250 gramas arroz integral cozido e sem temperos
- 60 gramas amêndoas trituradas
- 60 gramas castanha-do-pará trituradas
- 100 gramas uva-passa
- 1 ovo
- 3 colheres de sopa mel
- 3 colheres de sopa amido de milho
- 1 colher de sopa manteiga
- ½ colher de sopa azeite de oliva
Instruções
- Com exceção da uva-passa, do amido de milho e do azeite, juntar todos os ingredientes no liquidificador e bater até produzir uma massa homogênea.
- Após triturar tudo, despejar o conteúdo em uma tigela grande. Adicionar o amido de milho e misturar bem. Acrescentar a uva-passa e misturar bem novamente.
- Untar a forma com o azeite, espalhando bem. Modelar a massa no formato de 25 biscoitinhos, se precisar use colheres de sobremesa para ajudar.
- Então, distribuir os biscoitinhos na forma, deixando um espaço entre eles para evitar que grudem na hora de assar.
- Levar ao forno para assar por 20 minutos ou até dourar.
Notas
- Leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes usados na receita (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para garantir que eles realmente não têm glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
- O mel pode ser substituído por melado de cana.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?