Vinagre de maçã

Vinagre de Maçã em Jejum Emagrece Mesmo?

As dietas de emagrecimento costumam ter alguns aliados para impulsionar a perda de peso. Algumas pessoas recorrem a medicamentos, outras aos chás, extratos, óleos, alimentos específicos que prometem ajudar e tantos outros. No meio dessa imensidão, um recurso que tem despontado é o vinagre de maçã.

Mas, será que tomar vinagre de maçã em jejum emagrece mesmo? Ele pode contribuir com a perda de peso? Se você está curioso para saber, entenda abaixo se ele pode ser uma ferramenta para lhe ajudar a perder aqueles quilos indesejados.

Informações gerais sobre o vinagre de maçã

O vinagre de maçã já é utilizado há milhares de anos e certamente em algum momento você já o utilizou para temperar a sua salada, certo? Isso deve ter acontecido pois esse é um dos usos mais comuns do vinagre, e diferente do que muitas pessoas pensam, ele não serve apenas para acrescentar algum sabor aos pratos.

Sua aplicação como um tônico e ingestão para promover a saúde já perduram há séculos e muitas pesquisas apontam benefícios como, por exemplo, a redução dos níveis de açúcar no sangue.

O vinagre produzido tradicionalmente costuma ficar pronto em aproximadamente um mês, mas a fabricação moderna conseguiu acelerar essas etapas, para que ele fique pronto em apenas um dia.

Comumente, ele passa por uma fermentação que é dividida em duas etapas. Na primeira, as maçãs são cortadas ou esmagadas e misturadas com um fermento para transformar o seu açúcar em álcool. Já na segunda, as bactérias são adicionadas para fermentar o álcool e converter em ácido acético, que é o principal componente ativo do vinagre de maçã.

O resultado é um líquido com apenas três calorias em 15 miligramas, com praticamente nenhum carboidrato, contendo aproximadamente 6% de ácido acético, e também água e traços de outros ácidos, como o málico.

Vinagre de maçã e emagrecimento

Alguns estudos já foram realizados para investigar se o vinagre de maçã ajuda a emagrece e os resultados foram animadores. É claro que alguns deles foram feitos com animais, mas outros já investigaram os efeitos em humanos.

Abaixo, abordaremos como ele pode contribuir com a redução de peso.

1. Aumenta a sensação de saciedade

Quando nos sentimos satisfeitos, costumamos ingerir menos calorias, e o vinagre de maçã pode ajudar com isso. Primeiro, ele pode atuar como um supressor de apetite, e em segundo, ele pode ajudar a diminuir a velocidade com que o alimento deixa o estômago. Esses são dois pontos importantes para trazer plenitude e saciedade.

Um estudo foi realizado com 11 pessoas que mantiveram uma alimentação rica em carboidratos e tomaram vinagre de maçã. Os resultados apresentaram uma resposta 55% menor no nível de açúcar no sangue, após uma hora da ingestão. Além disso, eles também consumiram uma média de 200 a 275 calorias a menos pelo resto do dia.

Outro estudo analisou as refeições ricas em amido combinadas com a ingestão de vinagre de maçã. Aqui, ele ajudou a diminuir consideravelmente o esvaziamento do estômago, resultando em um aumento da sensação de saciedade e queda nos níveis de açúcar no sangue e insulina.

Embora sejam relevantes, algumas pessoas podem não se beneficiar desses efeitos, como aqueles que sofrem com gastroparesia, ou o esvaziamento tardio do estômago, comum no diabetes tipo 1.  

2. Potencializa a perda de peso e gordura corporal

Ingerir o vinagre de maçã pode contribuir com a perda de peso e de gordura corporal. Esses foram os resultados de um estudo realizado com 144 adultos obesos que consumiram durante 12 semanas 1 colher de sopa de vinagre, o equivalente a 15ml.

Aqueles que consumiram o vinagre de maçã conforme as recomendações experimentaram uma perda de peso média de 1,2 kg e redução de 0,7% no percentual de gordura corporal, além de diminuição de 1,4 cm na circunferência abdominal e uma redução de 26% nos níveis de triglicerídeos no sangue.

Já os que consumiram 2 colheres de sopa ou 30 ml por dia perderam 1,7 kg de peso, 0,9% de gordura corporal, 1,9 cm de circunferência abdominal e 26% nos níveis de triglicerídeos.

Isso significa que adicionar 1 ou 2 colheres de sopa de vinagre de maçã à sua dieta pode ajudar a perder peso, diminuir o percentual de gordura corporal, circunferência da cintura e também os níveis de triglicerídeos no sangue.

3. Reduz os níveis de açúcar e insulina

O vinagre de maçã tem como principal ingrediente o ácido acético, e alguns estudos realizados com animais evidenciaram que ele potencializou a capacidade do fígado e dos músculos de absorver o açúcar do sangue. Também reduziu a proporção de insulina para o hormônio glucagon, fato que pode favorecer a queima de gordura.

4. Melhora o metabolismo

O metabolismo interfere diretamente no emagrecimento, e não é de se estranhar que muitas pessoas procuram maneiras de acelerar o metabolismo e potencializar a perda de peso.

Durante um estudo, os animais expostos ao ácido acético apresentaram um aumento na enzima AMPK, que potencializa a queima de gordura corporal e diminui a produção de gordura e açúcar no fígado.

Já vimos que o vinagre de maçã pode, através de alguns benefícios, auxiliar a perda de peso no organismo de forma saudável. Se tomar o vinagre de maçã em jejum emagrece e vale a pena ou não, veremos mais abaixo.

Vinagre de maçã e saúde geral

O vinagre de maçã também é capaz de proporcionar outros benefícios para a saúde, como:

1. Ajuda a reduzir os níveis de insulina

O vinagre de maçã pode ser um aliado para os portadores de diabetes que precisam controlar a insulina e também o açúcar no sangue. Um estudo realizado pelo Diabetes Care indicou que ingerir vinagre de maçã antes de uma refeição com muitos carboidratos pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e a resposta à insulina no corpo.

2. Proporciona níveis menores de açúcar no sangue

Mais um estudo do Diabetes Care mostrou que pessoas com diabetes tipo 2 controlada experimentaram níveis mais baixos de açúcar no sangue depois de consumir vinagre de maçã com um lanche rico em proteína antes de dormir. Vale reforçar que o uso foi associado à ingestão normal de seus medicamentos para controlar a diabetes.

3. Ajuda a melhorar a síndrome do ovário policístico (SOP)

A síndrome do ovário policístico está ligada a resistência à insulina, o que significa que o fato do vinagre de maçã ajudar a controlar a resistência também ajuda a tratar esse problema. Essa não é apenas uma suposição, mas o resultado de um estudo realizado por Tohoku Journal of Experimental Medicine.

Foi evidenciado que as mulheres que consumiam vinagre de maçã diariamente por 110 dias mostraram melhora nos sintomas da SOP. Então, se você sofre com esse problema pode ser interessante tomar.

4. Diminui o colesterol e reduz a pressão arterial

O colesterol alto costuma trazer problemas para a saúde, pois ele se acumula nas artérias, fazendo com que elas fiquem estreitas e duras. Além disso, o colesterol obriga o sangue a pressionar mais o coração, que por sua vez tem que trabalhar mais para empurrar o sangue por todo o corpo.

Tomar vinagre de maçã pode contribuir com os baixos níveis de colesterol “ruim” e aumentar o colesterol “bom” e também baixar a pressão arterial, o que evita o risco de doenças cardíacas.

5. Alivia os sintomas do refluxo ácido

O refluxo costuma provocar azia, arrotos e náuseas, que são apenas alguns sintomas de refluxo gastresofágico, também conhecida como DRGE ou refluxo ácido.

Algumas vezes ele é causado pelos baixos níveis de ácido do estômago, então tomar vinagre de maçã pode ajudar a aliviar os desconfortos.

6. Reduz a acne e as cicatrizes causadas por elas

O ácido acético também pode ajudar a tratar a acne e reduzir cicatrizes. Isso é possível porque o vinagre contém propriedades antibacterianas e pode combater bactérias nocivas na pele. Além do ácido acético, sua composição também é repleta de ácido láctico, ácido succínico e ácido cítrico, que ajudam a impedir o crescimento de Propionibacterium acnes, uma cepa específica de bactérias conhecida por causar acne.

Essa mistura também pode ajuda a reduzir as cicatrizes, foi o que mostrou um estudo no Journal of Cosmetic Dermatology que realizou um tratamento para as cicatrizes provocadas pela acne. Durante o estudo, o ácido láctico foi utilizado durante três meses e as pessoas apresentaram uma melhor textura, pigmentação e aparência da pele, além de minimizar as cicatrizes.

Vinagre de maçã em jejum emagrece mesmo?

Como vimos, o vinagre de maçã pode sim ajudar a reduzir peso e gordura corporal, mas essa condição não está ligada ao fato de fazer a sua ingestão em jejum – pelo contrário, a recomendação é que ele seja consumido em doses ao longo do dia.

Ou seja, não caia nessa de que tomar o vinagre de maçã em jejum emagrece, pois essa não é a forma correta de consumi-lo.

Em vez disso, incluir o vinagre de maçã na sua dieta no dia a dia pode ser muito simples, pois ele pode ser usado como o tempero para salada, ajudando a trazer mais sabor para verduras e legumes ou você pode simplesmente misturar com água e beber.

Se você optar por beber com água, a quantidade eficaz para a perda de peso é de 1 a 2 colheres de sopa por dia, isso é o equivalente a 15 ou 30 ml. Não tome essa dose de uma só vez, o mais indicado é dividir em três e tomar ao longo do dia, antes das refeições.

O seu sabor pode não ser tão agradável, então comece com 1 colher de chá, que equivale a 5 ml, e veja como o seu organismo se comporta. À medida que acostumar, vá aumentando a quantidade, mas procure não ultrapassar 15 ml por vez, pois se isso acontecer você pode se sentir nauseado.

Outro ponto crucial é misturar com água, pois se ele não for diluído, pode queimar o interior da boca e o esôfago. 

Como escolher o vinagre de maçã

Qualquer supermercado tem o vinagre de maçã, mas será que essa é a melhor opção para o emagrecimento? Se sua intenção é maximizar os seus resultados, escolha um vinagre de maçã orgânico, pois isso significa que ele está livre de agentes que foram modificados e isento de aditivos artificiais que podem prejudicar ao invés de colaborar com a saúde.

Também evite a sidra de maçã, pois ela é semelhante ao suco de maçã, mas não é filtrada ou processada da mesma maneira. Embora o vinagre de maçã seja feito de sidra de maçã, ele foi fermentado por leveduras e bactérias, o que transforma os açúcares em álcool. Além disso, o vinagre também passa por um segundo processo de fermentação, para converter o álcool em ácido acético, que é o principal responsável pelos benefícios para a saúde. A sidra de maçã pode ser saborosa, mas não fornece a mesma riqueza de benefícios.

Precauções

O consumo de vinagre de maçã é considerado seguro, mas o seu excesso pode trazer alguns efeitos adversos. Por exemplo, pode provocar erosão do esmalte dos dentes, queimação na garganta ou pele e redução nos níveis de potássio do corpo.

Outra consideração importante é que se você toma medicamentos para controlar os níveis de açúcar no sangue é preciso conversar com o seu médico antes de tomar o vinagre de maçã. O fato dele interferir nos níveis de açúcar no sangue pode condicionar uma mudança na dose de medicamentos que são usados para gerenciar a diabetes.

Palavras finais

O vinagre pode ser um aliado na luta contra a balança, mas ele não deve ser visto como uma solução rápida ou única para gerenciar essa condição. O emagrecimento efetivo só é possível quando existe uma reeducação alimentar e uma mudança nos hábitos de vida, ou seja, o vinagre de maçã é o coadjuvante no seu emagrecimento e não o protagonista.

Vale também reforçar que seu consumo não deve ser excessivo, então só faça a ingestão das doses recomendadas e não se esqueça de diluir ele em água. Também não vale a pena acreditar que tomar o vinagre de maçã em jejum emagrece, pois a melhor forma de consumi-lo é em doses pequenas ao longo do dia.

Se você seguir as recomendações, certamente estará consumido um produto capaz de maximizar seus resultados para a perda de peso e de quebra beneficiar sua saúde geral.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar que o vinagre de maçã em jejum emagrece? Já tinha experimentar tomar dessa maneira? Prefere consumi-lo de que formas na sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*