Vinagre de Maçã Emagrece Mesmo? Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 19/02/2020

O vinagre de maçã, ou de sidra, é um vinagre feito da fermentação do suco dessa fruta. É muito utilizado em saladas, marinadas, vinagretes, picles, conservas e muito mais. Também tem sido utilizado nos cuidados do cabelo e da pele. Você aprenderá abaixo para que ele serve, sua informação nutricional e se o vinagre de maçã realmente emagrece como afirmam celebridades como Madonna e Gwyneth Paltrow.

Depois que celebridades como Madonna e Gwyneth Paltrow revelaram tomar o vinagre de maçã para manter a boa forma, o alimento ganhou fama no mundo fitness, tendo inclusive aparecido em alguns dos principais programas da televisão brasileira.

Outro vinagre muito popular, e até mais antigo nas gôndolas do que o de maçã, é o feito com vinho tinto. Além de utilizá-lo como molho para saladas, existem pessoas que o tomam livremente e afirmam que a ingestão pode ajudar a emagrecer consideravelmente. Descubra se o vinagre de vinho tinto emagrece mesmo ou se a sua utilização está incorreta por parte dos seus apreciadores.

Há até quem afirme que bicabornato de sódio com vinagre emagrece. O fato é que essa mistura pode oferecer diversos nutrientes como vitamina A, vitaminas do complexo B, ácidos graxos essenciais, enzimas e vários minerais importantes como o potássio, o fósforo, o cálcio, o magnésio, o ferro, o silício, o enxofre e o zinco. Você precisa entender se essa combinação que mais parece produto de limpeza faz bem ou mal pra sua saúde. Você pode se surpreender.

Obtido a partir da fermentação dos açúcares naturais da maçã, o vinagre possui substâncias que trazem uma série de benefícios à saúde. Mas será que o vinagre de maçã emagrece mesmo?

Informação Nutricional

O vinagre de maçã é um tipo de líquido ácido produzido pela fermentação da cidra de maçã. Durante o processo, bactérias e leveduras convertem o açúcar da fruta em álcool, e posteriormente transformam este em ácido acético.

Na maioria dos vinagres à venda, a composição é de 95% de água e apenas 5% de ácido acético. O produto também contém uma pequena concentração dos ácidos lático, cítrico e málico, e de vitaminas e minerais (como cálcio, magnésio, fósforo e potássio).

Compostos fitoquímicos como os polifenois também fazem parte da lista dos nutrientes do vinagre de maçã.

Quando comparado aos demais tipos de vinagre, o de maçã é considerado mais nutritivo, pois contém compostos como betacaroteno, catequinas e quercetinas, que apresentam forte ação antioxidante.

Para que serve?

O vinagre de maçã tem propriedades antibacterianas e digestivas. O consumo do ácido também está associado a uma redução na glicemia e das taxas de colesterol e por esses motivos acredita-se que o vinagre de maçã ajuda a perder peso.

O  consumo de vinagre de maçã emagrece mesmo?

Em primeiro lugar, vamos esclarecer que o vinagre de maçã não é um elixir mágico que derrete gorduras da noite para o dia. Também não existem até o momento estudos específicos que comprovem que o vinagre de maça emagrece mesmo.

Há, no entanto, algumas pesquisas relacionando o consumo de vinagre (não exatamente o de maçã) a uma diminuição do peso e das medidas.

De acordo com um estudo desenvolvido no Japão, participantes obesos que fizeram uso de vinagre por 12 semanas perderam gordura visceral e tiveram uma redução no peso, circunferência abdominal, triglicérides e taxas de colesterol.

Aqueles que consumiram 15 ml (equivalente a uma colher) de vinagre todos os dias eliminaram, em média, 1,2 quilos. Já os participantes que tomaram 30 ml do líquido perderam aproximadamente 1,7 kg.

Segundo os autores da pesquisa, estes resultados devem-se muito possivelmente à ação do vinagre sobre determinados genes que metabolizam as gorduras.

Existem também outros mecanismos pelos quais parece que o vinagre de maçã emagrece mesmo:

– Controle da glicemia

O vinagre tem demonstrado uma série de benefícios para o manejo da glicose e a atividade da insulina.

Numerosos estudos indicam que o vinagre pode inibir a elevação das taxas de açúcar no sangue logo após o consumo de uma refeição com carboidratos. O líquido de sabor acre também melhora a sensibilidade das células à insulina.

Em conjunto, essas duas propriedades do vinagre de maçã auxiliam no controle do apetite e dificultam o acúmulo de gordura. Isso porque a elevação repentina da glicemia pode aumentar a vontade de comer, ao passo que a insulina é um hormônio que favorece a conversão da energia dos alimentos em gordura.

– Inibe o apetite

Existem estudos que comprovam que o vinagre de maçã emagrece mesmo pois, ao tomá-lo antes das refeições, ele aumenta a saciedade, contribuindo para um menor consumo de calorias ao longo do dia.

Um destes trabalhos foi publicado em 2005 no European Journal of Clinical Nutrition. Na pesquisa desenvolvida na Suécia, cientistas forneceram a voluntários uma porção de pão branco (contendo 50 gramas de carboidratos) com vinagre.

Após a análise de sangue e de um questionário para avaliar os níveis de saciedade dos participantes, foi constatado que:

  • a saciedade foi muito maior no grupo que recebeu vinagre;
  • quando comparados ao grupo controle que recebeu apenas pão branco, os voluntários que tomaram vinagre apresentaram uma significativa redução na glicemia pós-prandial (valores de açúcar no sangue após uma refeição).

Outro estudo constatou que pessoas que haviam ingerido vinagre durante a refeição acabaram consumindo de 200 a 275 calorias a menos ao longo do dia.

Segundo pesquisadores, esse efeito do vinagre sobre o apetite pode ser explicado parcialmente pela ação do ácido acético na digestão dos carboidratos.

Ao inibir a absorção de amido, o vinagre retarda a digestão e reduz a quantidade de glicose que irá efetivamente alcançar a corrente sanguínea. Como resultado, há uma menor variação da glicemia e um prolongamento da saciedade.

Ainda de acordo com os cientistas, é possível que os efeitos do vinagre sobre o apetite também estejam relacionados à náusea causada pela ingestão do líquido ácido.

– Tem compostos antioxidantes

O vinagre de maçã também pode ajudar a emagrecer graças às suas propriedades antioxidantes. Além de diminuir a inflamação do organismo, os polifenois como o betacaroteno encontrados na cidra fermentada melhoram o metabolismo energético.

Esse efeito do vinagre de maçã se traduz em uma maior facilidade para queimar gordura (o que não significa, no entanto, que o vinagre de maçã acelere o metabolismo de maneira significativa).

Ainda assim, os antioxidantes do vinagre de maçã deixam o corpo mais forte e saudável além de reduzir os processos inflamatórios no corpo, o que acaba indiretamente facilitando o emagrecimento.

– Desintoxica

Por fim, muito se fala que o vinagre de maçã emagrece mesmo porque, ao melhorar o funcionamento do fígado, o líquido estimula a remoção de toxinas do corpo.

Os ácidos do vinagre – málico, lático e cítrico – protegem o fígado contra os radicais livres e aumentam a eficiência do órgão na produção de enzimas e eliminação de toxinas que favorecem o ganho de peso.

O fato de eliminar aquilo que o corpo não usa mais, ajuda não só a ter uma saúde melhor como também a diminuir problemas como a constipação e a retenção de fluidos, que pode fazer com que você pareça mais cheio do que realmente está.

Outros benefícios do vinagre de maçã

1. É uma ótima adição à dieta de praticantes de atividade física

Um estudo de 2001 publicado no Journal of Nutrition afirma que o consumo de vinagre ajuda na recuperação após esforço extremo.

Segundo os responsáveis pela pesquisa, uma dieta contendo vinagre pode restabelecer as reservas de glicogênio no fígado e no músculo esquelético.

Para quem treina, isso significa mais combustível para os exercícios e mais energia para a recuperação após o final da atividade física.

E graças ao alto teor de potássio, o vinagre de maçã também ajuda a prevenir câimbras.

2. Prevenção de diabetes tipo 2

Condição que se caracteriza pela elevação dos níveis de açúcar no sangue, a diabetes pode ser prevenida com uma mudança no estilo de vida e o consumo de alimentos como o vinagre de maçã.

Como o vinagre previne e controla a diabetes:

  • Aumenta a sensibilidade das células à insulina (de acordo com alguns estudos, como o publicado em 2004 na revista Diabetes Care, o vinagre pode elevar a eficácia da insulina em até 34%);
  • Reduz a absorção de glicose no sangue;
  • Baixa os valores de glicose em jejum;
  • Impede um pico glicêmico após o consumo de carboidratos.

Um estudo feito com ratos e publicado em 2005 no periódico The British Journal of Nutrition mostrou que o ácido acético encontrado no vinagre melhora a capacidade do fígado e dos músculos no que diz respeito à absorção de açúcar do sangue. Isso significa que há menos açúcar no sangue e que a glicose está sendo direcionada para virar fonte de energia em outros órgãos.

Em jejum, foi observado em um estudo publicado em 2007 na Diabetes Care que diabéticos do tipo 2 que tomaram vinagre de maçã combinado com um lanche noturno rico em proteínas apresentaram uma redução nos níveis de açúcar no sangue no dia seguinte até duas vezes mais significativa do que os que não consumiram o vinagre a noite.

Estas propriedades do vinagre de maçã são úteis não apenas aos diabéticos, mas também para aqueles que ainda não foram diagnosticados com a doença mas que apresentam valores alterados de glicemia.

3. É bom para o intestino

O vinagre não é um probiótico, mas como é feito a partir da fermentação da maçã, contém um ingrediente que pode ser bastante útil às bactérias do intestino.

Trata-se da pectina, um tipo de carboidrato (rico em fibra)que não é absorvido pelo corpo humano. Como passa intacta pelo sistema digestivo, a pectina se liga a compostos prejudiciais ao organismo (como toxinas e bactérias nocivas) e facilita sua excreção pela porção final do intestino.

Essa ação da pectina ajuda a manter a integridade da microbiota intestinal e permite que as boas bactérias do intestino continuem a crescer e a realizar suas funções indispensáveis ao equilíbrio do organismo.

4. Pode favorecer a saúde cardíaca

Vinagre de maçã faz bem para o coração? De maneira indireta, sim.

Primeiramente, porque o alimento favorece o controle da glicemia. Já se sabe que o aumento da glicose no sangue pode danificar as veias e artérias. Isso leva a um endurecimento da parede dos vasos responsáveis pelo transporte de sangue oxigenado pelo corpo.

Lipídios que se depositam no interior destes vasos podem eventualmente causar uma obstrução do fluxo de sangue para o coração ou cérebro.

Assim, ao impedir que o açúcar se acumule no sangue, o vinagre de maçã previne a formação de coágulos (causados pelo depósito de gordura nos vasos), e consequentemente reduz o risco de infarto ou AVC.

Mas estes não são os únicos benefícios do vinagre de maçã para o coração: em testes animais, cientistas observaram que o vinagre de maçã pode ser eficaz no combate ao colesterol alto.

Esse efeito pode ser creditado à ação do ácido clorogênico, um nutriente que previne a oxidação das partículas de colesterol LDL.

Dois estudos também encontraram evidência de que o vinagre baixa a pressão arterial (outro fator de risco para doenças cardíacas).

Por fim, pesquisadores de Harvard constataram através de um estudo observacional que mulheres que tinham o hábito de comer molho de salada com vinagre apresentavam menor risco para complicações cardiovasculares.

5. Pode ter efeito protetor contra o câncer

Apesar de ter sido testado apenas em laboratório e em animais, o vinagre demonstra efeitos promissores no combate ao câncer.

Algumas pesquisas têm demonstrado que o vinagre pode causar a morte de células cancerígenas e inibir o desenvolvimento de tumores. Câncer de próstata, bexiga, mama, sangue (leucemia) e cólon parecem ser afetados pela ação do ácido acético.

Esse benefício está diretamente relacionado à presença de antioxidantes como os polifenóis no vinagre que ajudam a evitar os danos celulares causados por radicais livres que podem desencadear doenças como o câncer.

6. Tonifica a pele e os cabelos

A aplicação de vinagre de maçã sobre a pele tonifica e reduz a oleosidade do tecido. Como é antibacteriana, o composto ajuda a tratar a acne. Há relatos de que o ácido acético pode também auxiliar na remoção de verrugas e aliviar sintomas de picadas de mosquito como coceira e irritação na pele.

Uma pesquisa de 2016 publicada no periódico Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine sugere que o uso tópico de vinagre de maçã também pode reduzir a aparência de varizes.

De acordo com uma outra publicação de 2018 do Scientific Reports, as propriedades antibacterianas do vinagre de maçã podem ajudar a prevenir infecções na pele em casos de queimaduras solares ou outros tipos de lesões cutâneas. 

Já o líquido massageado no couro cabeludo trata a caspa e fortalece a raiz dos cabelos. Relatos sugerem que apenas borrifar uma solução de vinagre de maçã em água no couro cabeludo é capaz de reduzir a coceira e a irritação no couro cabeludo. Além disso, o ácido do vinagre pode alterar o pH normal do couro cabeludo de modo a dificultar a proliferação dos fungos que causam a caspa. Um estudo publicado em 2017 no Galen Medical Journal indica que o uso tópico de uma erva chamada Althaea officinalis em conjunto com o vinagre foi suficiente para tratar a dermatite seborreica (uma inflamação na pele que afeta principalmente o couro cabeludo) em uma mulher de 32 anos de idade.

De qualquer forma, é importante diluir o vinagre de maçã em água antes da aplicação para evitar queimaduras na pele e no couro cabeludo causadas pela acidez do produto.

Dicas

Confira dicas de como usar o vinagre de maçã para emagrecer e melhorar a saúde:

  • A melhor maneira de aproveitar todas as propriedades e benefícios do vinagre de maçã é incorporar o ácido em saladas, molhos, sucos, etc;
  • Não tome vinagre de maçã puro. Devido à elevada acidez, o produto pode danificar o esmalte dos dentes e causar irritação no esôfago;
  • Caso opte por tomar vinagre de maçã para emagrecer, dilua-o em água. Utilize a proporção de uma colher de chá de vinagre para um copo de água;
  • Uma ou duas colheres de vinagre ao dia já são suficientes para obter todos os seus benefícios;
  • O melhor horário para tomar vinagre de maçã é antes ou durante as refeições, para facilitar a digestão e reduzir a absorção dos carboidratos;
  • Para curar a dor de garganta ou tratar o mau hálito, experimente fazer um gargarejo com vinagre de maçã diluído em água;
  • Em excesso (o que equivale a quantidades realmente elevadas, como vários copos ao dia), o vinagre de maçã pode causar acidose metabólica, uma condição bastante grave decorrente da elevada acidez do sangue;
  • O vinagre de maçã pode interferir com a absorção de alguns medicamentos. Converse com seu médico antes de utilizar o produto regularmente;
  • Pessoas que tenham dor de estômago ou úlceras devem evitar fazer uso de qualquer tipo de vinagre, sob o risco de agravar o problema.

Conclusão

Os poucos estudos sobre os benefícios do vinagre de maçã e de outros tipos de vinagre em relação à perda de peso são promissores, mas não é possível apostar apenas no vinagre para emagrecer.

Em qualquer plano de emagrecimento, é importante se esforçar para:

  • Reduzir o consumo ou então evitar os alimentos altamente processados e ricos em açúcares;
  • Ingerir menos calorias do que o seu corpo precisa, ou seja, basear sua alimentação em uma dieta hipocalórica;
  • Consumir mais alimentos naturais e saudáveis como vegetais, frutas, grãos integrais, gorduras saudáveis e proteínas magras;
  • Se exercitar pelo menos 30 minutos por dia ao menos 5 dias por semana.

Lembre-se também que a obesidade é uma doença e que o vinagre de maçã nunca deve substituir nenhum tratamento médico. Pode ser preciso buscar orientação nutricional e médica caso você não consiga perder peso sozinho.

O vinagre de maçã provavelmente não te fará mal e vai te trazer vários benefícios para a saúde, mas se eles vão ser suficientes para que você perca uma quantidade expressiva de peso corporal, só testando o uso diário do vinagre é que você vai descobrir.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você conhece alguém que costume consumir e afirme que o vinagre de maçã emagrece mesmo? Tem vontade de experimentar este uso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (178 votos, média: 3,89 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

13 comentários em “Vinagre de Maçã Emagrece Mesmo? Benefícios e Dicas”

  1. Eu já usei e a minha barriga diminui bastante e emagreci sim…tomava duas colheres de sopa em meio copo d’água bem gelada. Tomava pela manhã. O ideal é tomar em jejum mas como eu não consigo tomar nada em jejum eu tomava depois do café mesmo. Agora vou voltar a tomar porque tem muito tempo que eu não tomo e sei que ele tem muitos benefícios além de emagrecer.
    Obs. Eu tomava o orgânico.

    • Como posso tomar esse vinagre de maça psra combater a diabete já fiz varias tentativas de outros ingredientes parem ñ teu certo, agora encontrei esse comentario gostaria de começar com vinagre de maça. Obg

  2. Eu comecei a tomar o vinagre para outros fins.
    Tenho refluxo e vi no face uma publicação de um medico, de que o vinagre de maçã seria um ótimo remédio para meu problema.
    Eu malho 5 dias por semana, e comecei a sentir que estava perdendo peso, e não sabia o porque, fui pesquisar sobre o vinagre e constatei que este era o motivo, perdi 5 kilos em um mês.
    E o vinagre que eu tomo, é o vinagre normal, “castelo”

  3. Minha amiga começou a tomar e há perdeu 3kg em menos de um mês. Eu vou começar a tomar hoje, por isso vim aqui ver as dicas de uso.

  4. Boa noite este vinagre emagrece mesmo vcs tem amostra grátis se puder me mandar eu agradeço
    Moro em Itaquaquecetuba
    Rua das andorinhas número 57
    Apartamento 41b
    Eu vejo este p rodulto no programa do ratinho