Xarope de Casca de Abacaxi – O Que é, Para Que Serve, Como Tomar e Como Fazer

Veja o que é e para que serve o xarope de casca de abacaxi, como fazer esse xarope em casa e como tomar para aproveitar seus benefícios.

O que você faz com a casca do abacaxi quando consome a fruta? Joga fora? Pois saiba que ela pode ter algumas utilidades – além de existirem algumas receitas preparadas com a casca do abacaxi, ele pode servir como matéria-prima para fazer o xarope de casca de abacaxi, que vamos conhecer melhor a seguir.

  Continua Depois da Publicidade  

O que é e para que serve o xarope de casca de abacaxi?

Uma porção de uma xícara ou 165 g de abacaxi é rica em vitamina C e manganês, ao mesmo tempo em que fornece fibras, cobre, potássio, magnésio, ferro, vitamina B1, vitamina B2 vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6 e vitamina B9.

Os abacaxis também contêm pequenas quantidades das vitaminas A e K e de fósforo, zinco e cálcio. Por isso, existem tantos benefícios do abacaxi para a saúde e boa forma. Mas e quanto à casca da fruta? O que será que ela tem de bom para existir o xarope de casca de abacaxi?

Pois bem, o xarope de casca de abacaxi costuma ser utilizado popularmente para auxiliar o tratamento de tosses. De acordo com uma pesquisa, do tipo revisão, conduzida cientistas da Índia, o suco de abacaxi pode ser útil para dissolver o muco dos pulmões das pessoas com tuberculose.

A tosse que tem duração de três ou mais semanas, vem acompanhada de sangue e/ou aparece ao lado de uma dor é um dos possíveis sintomas da tuberculose ativa, segundo esclareceu a Mayo Clinic, organização da área de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares dos Estados Unidos.

Dor no peito, dor ao respirar, perda de peso intencional, fadiga, febre, transpiração noturna, calafrios e falta de apetite completam a lista dos possíveis sintomas da condição, informou a organização.

Entretanto, não foi especificado se o suco avaliado no estudo foi preparado também com a casca de abacaxi ou se a bebida foi feita somente à base da polpa da fruta. Isso sem contar que o foco da pesquisa foi o tratamento da tuberculose, não o tratamento da tosse em si ou de outras possíveis causas da tosse.

Além disso, mesmo quando se tratar de um quadro de tuberculose, não estamos dizendo que o suco de abacaxi ou que o xarope de casca de abacaxi é a cura para a doença.

Apenas relatamos que um estudo apontou que o suco de abacaxi pode ter a sua utilidade em relação aos sintomas.

Portanto, se você tem os sintomas da tuberculose e desconfia que sofre com a doença, deve procurar imediatamente o auxílio médico para descobrir se realmente sofre com a condição e dar início rapidamente ao tratamento indicado pelo profissional de saúde.

Caso você já tenha sido diagnosticado com a tuberculose, siga as recomendações que já foram passadas pelo médico em relação ao tratamento do seu quadro. Não substitua um tratamento prescrito pelo profissional de saúde somente pelo uso de um suco ou xarope natural e caseiro porque isso pode ser perigoso para a sua saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Sem tratamento, a tuberculose pode ser fatal. A condição também pode resultar em complicações como dor e rigidez nas costas, dano articular, inchaço das membranas que revestem o cérebro (meningite), distúrbios cardíacos e problemas nos rins ou no fígado.

Mas e se eu não estou com tuberculose?

Ainda assim vale a pena consultar o médico para saber se o xarope de casca de abacaxi realmente é indicado para o seu caso em particular e verificar se ele não pode te fazer mal.

Enquanto tossir ocasionalmente pode ser considerado normal e até saudável, uma tosse que persiste por diversas semanas ou que vem acompanhada de muco descolorido ou sangrento pode ser sintoma de uma doença que exige cuidados médicos.

É importante ter em mente que além da tuberculose, a tosse pode ser sintoma de diversos problemas de saúde como infecção no trato respiratório, rinite alérgica, inflamação na garganta e vias respiratórias, doenças pulmonares, gotejamento pós-nasal, doença do refluxo gastroesofágico e asma, segundo detalhou a Associação Americana do Pulmão.

Como fazer e como tomar – Receitas de xarope de casca de abacaxi

1. Xarope de casca de abacaxi simples

Ingredientes:

  • 1 xícara de casca de abacaxi;
  • 2 xícaras de água;
  • 1 copo de mel.

Modo de preparo:

Lavar muito bem a casca de abacaxi; Juntar todos os ingredientes em uma panela e levar ao fogo durante 10 minutos ou até reduzir um terço do conteúdo; Esperar esfriar e consumir o xarope de abacaxi ainda morno.

2. Xarope de casca de abacaxi com hortelã

Ingredientes:

  • 1 xícara de casca de abacaxi;
  • 1 xícara de hortelã;
  • 1 xícara de folha de eucalipto;
  • 3 xícaras de água;
  • 1 copo de melado.

Modo de preparo:

Lavar muito bem a casca de abacaxi; Adicionar em uma panela a casca de abacaxi, a folha de eucalipto, a hortelã e a água. Levar ao fogo para ferver ao longo de alguns minutos. Desligar o fogo e esperar esfriar bem. Na sequência, coar, acrescentar o melado e misturar.

Recomenda-se tomar duas colheres de sopa deste xarope por dia. Ele dura até 15 dias se armazenado na geladeira.

Como lavar a casca de abacaxi

O primeiro passo é sempre optar pelas versões orgânicas da fruta, que são livres de agrotóxicos. Mas isso não basta, pois mesmo que não tenha recebido agrotóxicos, a casca pode ter sujeiras, uma vez que é a parte que pode ser mais exposta às sujeiras.

  Continua Depois da Publicidade  

Para higienizar a casca da fruta, recomenda-se lavar a casca em água corrente com o auxílio de uma escovinha. Depois, ela deve ser colocada de molho na água com hipoclorito de sódio na proporção de duas colheres de sopa rasas para um litro de água.

Também pode ser usada a água sanitária – neste caso, a orientação é que a proporção utilizada seja de uma colher de sopa rada do produto para um litro de água. Em ambos os casos, a casca deve ficar de molho ao longo de 20 minutos e ser enxaguada em água potável na sequência.

Referências Adicionais:

Você já conhecia o xarope de casca de abacaxi? Conhece alguém que tenha o utilizado para tosse? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário