Yakisoba Engorda? Calorias e Análise

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

O yakisoba é um prato fundamental em qualquer restaurante de culinária oriental, seja chinesa ou japonesa. Trata-se de um alimento amplamente consumido aqui no Brasil e mundo afora, por ser uma comida substanciosa, acessível pelo baixo custo e saborosa. O nome é de origem japonesa e vem da palavra “soba frito”, soba é o macarrão do tipo sarraceno, típico utilizado para preparação do prato.

Porém, apesar do nome japonês, a origem do prato é chinesa, chamado chow mein, que leva os ingredientes principais do yakisoba como macarrão ao molho de soja, legumes e frango ou outra proteína. Na versão chinesa o molho costuma ser mais denso e gorduroso e o macarrão utilizado que é o soba, enquanto na japonesa se utiliza o lamen.

O prato pode ser encontrado com facilidade em restaurantes do Brasil todo, principalmente no estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde existe forte influência dos imigrantes japoneses. O prato é realmente muito saboroso e, por ser rico em legumes e verduras, as pessoas podem logo achar que é saudável, mas será que é mesmo? Ou será que yakisoba engorda? E quanto às vitaminas e outros valores nutricionais? Acompanhe a análise sobre o yakisoba e pense em adicioná-lo ou não a sua dieta para perda de peso.

Yakisoba engorda ou pode ajuda na dieta?

O yakisoba é um prato que pode ser bem nutritivo pela presença de vegetais e legumes que fornecem inúmeras vitaminas e nutrientes, porém, as versões fritas com muito óleo, como acontece na culinária chinesa, podem fazer com que o prato não seja uma opção tão saudável assim. O excesso de óleo pode trazer problemas para a saúde, bem como dificultar a perda de peso.

O excesso de molho de soja também pode ser um inimigo por ter um teor moderado de açúcar e sódio, bem como alto teor de gordura saturada, que pode também trazer problemas para a saúde. Porém, a presença de proteína em grandes quantidades como frango, carne ou frutos do mar pode ser interessante para fornecer energia, bem como o próprio macarrão com índices de carboidratos moderados.

Entretanto, não deve ser um alimento consumido com frequência. Procure optar pelas versões refogadas de legumes e não fritas, bem como versões japonesas que são menos gordurosas do que as chinesas. Evite o feito com carne de porco, pois essa versão de yakisoba engorda mais.

Consumindo com parcimônia, vez ou outra, o yakisoba pode ser um alimento interessante por fornecer certas fibras e nutrientes e te alimentar, pois a presença dos legumes e proteínas tem efeito bem saciante no organismo, evitando a compulsão por comida por um bom tempo. O importante é lembrar que tudo se pode comer, apenas deve-se dosar na quantidade e lembrar de gastar mais energia do que se consome para não interferir no ganho de peso.

Análise

  1. Quantas calorias tem uma porção? Moderado: Possui 270 calorias em uma porção de 100 gramas. Tem aproximadamente a mesma calorias de outras massas frescas, como o macarrão chinês e de arroz;
  2. Quantos carboidratos tem uma porção? Moderado: Para a maioria das pessoas, 36 g é de 12% de seu valor diário recomendado de carboidratos. Em comparação com os alimentos do mesmo grupo, o yakisoba tem uma quantidade justa de carboidratos. Quase 64% dos alimentos deste grupo têm mais carboidratos do que o yakisoba, por isso, o yakisoba pode ser uma opção mais interessante de massa sem ganhar muito peso;
  3. Quanto colesterol tem uma porção? Baixo: Tem 0 mg em 600 calorias, este alimento tem um nível limitado de colesterol, sendo a mesma quantidade presente no tofu, por exemplo. Em uma única porção de yakisoba, você não corre o risco de ingerir colesterol. Comparado aos alimentos do mesmo grupo como massas e arroz, o yakisoba tem uma quantidade escassa de colesterol. Do mesmo modo, cerca de 100% de todos os alimentos consumidos diariamente têm um maior teor de colesterol, bem como mais calorias;
  4. Quantas fibras há em uma porção? Moderado: 8% de seu valor diário recomendado de fibra será preenchido em um prato de yakisoba. Este alimento específico tem a mesma quantidade de fibras de alimentos como enguia, bisontes e alguns chás. O yakisoba tem um teor razoável de fibras, porém, dentro de seu próprio grupo de alimentos, este alimento específico tem menos fibras do que cerca de 63% de outros alimentos. Do mesmo modo, cerca de 47% de todos os alimentos entre todos os grupos de alimentos têm uma proporção maior de fibras;
  5. Quanta proteína tem em uma porção? Moderado: Comparado aos alimentos no mesmo grupo de alimentos (massas e arroz), o yakisoba tem um grau razoável de proteína. Neste caso, no máximo, 11% de outros alimentos do mesmo grupo têm uma relação mais baixa de proteína por calorias. Sabe-se que 12% do seu limite recomendado por dia de proteína irá ser preenchida por um prato de yakisoba;
  6. Quanta gordura saturada tem em uma porção? Muito alto: Este alimento tem excessiva quantidade de gordura saturada em comparação com alimentos no mesmo grupo. Neste caso, cerca de 90% de outros alimentos do mesmo grupo têm uma quantidade de gordura saturada por calorias inferior ao yakisoba. O yakisoba tem uma quantidade excessiva de gordura saturada que corresponde a 20%, a mesma quantidade do leite de coco, queijo brie e queijo de corda. Por isso, muitos afirmam que o yakisoba engorda;
  7. Quanto sódio tem em uma porção? Moderado: 520 mg de sódio está presente em uma porção de yakisoba, o que corresponde a 21,67% do limite diário de sódio para uma pessoa saudável. O yakisoba tem uma quantidade razoável de sódio em comparação com os alimentos no mesmo grupo de alimentos (massas e arroz). Dentro de seu próprio grupo, este item tem menos sódio do que cerca de 53% quando comparado aos outros alimentos. Com uma relação de sódio por calorias de 192,59%,o yakisoba tem um nível moderado, que seria a mesma quantidade que alimentos como quiche, cupcakes e edamame;
  8. Quanto açúcar tem em uma porção? Moderado: O yakisoba tem um grau moderado de açúcar que corresponde a 4,44%, sendo a mesma quantidade presente nas algas marinhas. Para uma mulher saudável, 3 g corresponde de 7,5% do seu limite diário recomendado. Em comparação com os alimentos do mesmo grupo, o yakisoba tem uma quantidade moderada de açúcar. Neste caso, dentro de seu próprio grupo de alimentos, o yakisoba tem menos açúcar do que cerca de 47% dos outros produtos como massas e arroz.

Tabela nutricional

Prato com 220.3g

Valor diário baseado em uma dieta de 2000 calorias.

  • Calorias 264%
  • Gorduras totais 10.0g (15%)
  • Gordura Saturada 0.9g (4%)
  • Gordura trans 0.0g
  • Colesterol 48mg (16%)
  • Sódio 718mg (30%)
  • Potássio 476mg (14%)
  • Carboidratos totais 23.6g (8%)
  • Fibra dietética 1.8g (7%)
  • Açúcares 2.9g
  • Proteína 22.8g
  • Vitamina A 152%
  • Cálcio 12%

Você tem o costume de comer yakisoba com certa frequência? Que tipo é o seu preferido, de que forma você costuma prepará-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 3,67 de 5)
Loading...

 

Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

6 comentários em “Yakisoba Engorda? Calorias e Análise”

  1. Faço yakisoba misto: frango, carne e legumes. Nada de óleo. Uso pouca margarina para refogar as carnes. Coloco uma quantidade razoável de shoyu é bastante legumes al dente. A porção é pouco macarrão e uma quantidade generosa de legumes e um pouco de molho para incorporar os ingredientes. Fica uma delicia. Faço uma vez por semana, tds em casa, amam!!!

  2. Tenho minhas dúvidas. Adoro yaksoba exatamente por todos os nutrientes necessários à nossa dieta. Acho q se comprado no lugar certo, é só benefício. Compro de uma loja tradicional onde os proprietários são japoneses.

  3. Eu como praticamente todos os dias no almoço. Os legumes são refogados e peço pra vir sem shoyu. Dá pra manter essa dieta numa boa?

  4. Estou de dieta e trabalho em um restaurante de culinária japonesa, toda vez que peço o yakisoba, peço para não colocarem o macarrão, assim o prato fica menos prejudicial ?