Yakisoba Engorda? Calorias, Receitas Light e Dicas

Mesmo quem não é lá muito apreciador da culinária oriental e asiática provavelmente já ouviu falar do yakisoba, seja por meio de alguém que ama o prato, seja por ter passado em frente a um restaurante ou lanchonete que vende o alimento, por exemplo.

Enquanto alguns defendam que a receita é originária da China continental, outras pessoas indicam a ilha japonesa de Okinawa como o local de surgimento do yakisoba.

O que se sabe é que o prato é preparado a partir de uma mistura entre macarrão do tipo lámen, legumes e verduras como cenoura, brócolis e cebola, entre outros, e molho shoyu, além de poder contar com o broto de feijão ou moyashi como um de seus ingredientes.

Mas para quem gosta de saborear o prato, mas necessita emagrecer ou, pelo menos, não engordar, pode ficar o questionamento: será que o yakisoba engorda?

As calorias do yakisoba

Vamos começar a analisar se o yakisoba engorda conferindo a quantidade de calorias que podem ser encontradas no prato.

Na lista a seguir, você confere o teor calórico que diferentes tipos e porções de yakisoba podem conter:

  • Yakisoba clássico China in Box: 169 calorias em 100 g;
  • Yakisoba (genérico) China in Box: 684 calorias em 120 g ou 570 calorias em 100 g;
  • Yakisoba de vegetais júnior China in Box: 482 calorias em 300 g ou aproximadamente 160,5 calorias em 100 g;
  • Yakisoba de carne Koni Store: 426 calorias em 400 g ou 106,5 calorias em 100 g;
  • Yakisoba Nissin: 263 calorias em 80 g ou 328,75 calorias em 100 g;
  • Yakisoba de carne júnior China in Box: 640 calorias em uma porção;
  • Yakisoba de frango júnior China in Box: 640 calorias em um box;
  • Yakisoba de camarão grande Koni Store: 437 calorias em 400 g ou 109,25 calorias em 100 g.

A partir do ponto de vista das calorias e com base nos números acima, podemos concluir que o yakisoba engorda ou não, dependendo do tamanho da porção do alimento a ser consumida.

Uma coisa é comer um box de yakissoba com mais de 600 calorias, outra bem diferente é consumir uma porção de 100 g que fica na casa das 100 a 200 calorias. Para quem não quer engordar ou deseja ao menos manter o peso que possui, o ideal é consumir porções mais comedidas de yakisoba.

Além disso, outra dica é optar por versões mais leves do prato. Uma porção de 100 g do yakisoba da Natural Salads contém somente 71 calorias.

Existem ainda as receitas de yakisoba light, que podemos preparar em casa, como você irá conferir algumas no final deste artigo. A primeira receita que selecionamos mais abaixo traz 200 calorias por porção.

Já a segunda receita traz 250 calorias em uma porção de 220 g. Fazendo as contas, isso corresponde a aproximadamente 113,5 calorias em uma porção de 100 g.

A questão do sódio

Um problema em relação à receita do yakisoba é que, dependendo da quantidade de molho shoyu utilizada na preparação da receita, o resultado pode ser um alimento rico em sódio.

Para você ter uma noção, o shoyu tradicional da marca Sakura contém 818 mg de sódio em apenas uma colher de sopa, enquanto o shoyu light da mesma marca é composto por 570 mg de sódio.

Ainda que o corpo humano necessite do sódio para o controle da pressão arterial e do volume do sangue e para o funcionamento adequado dos músculos, a ingestão de uma quantidade elevada do nutriente não é nada saudável para o organismo.

Os adultos saudáveis não devem consumir mais do que 2,3 mil mg de sódio diariamente, indivíduos com pressão arterial alta não devem ingerir mais do que 1,5 mil mg do mineral e quem tem insuficiência cardíaca congestiva, cirrose do fígado e doença renal precisa consumir quantias muito menores do que essas.

A Associação Americana do Coração recomenda que os adultos limitem a sua ingestão de sódio para 1,5 mil mg do nutriente por dia.

A Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos alertou que um dos problemas provocados pelo excesso de sódio é a retenção de líquidos, condição que causa o inchaço, dando a impressão que o corpo se encontra mais cheinho. A partir desse ponto de vista, também pode-se afirmar que o consumo em excesso de yakisoba engorda.

Mas como se não bastasse, consumir muito sódio também pode causar problemas como endurecimento dos vasos sanguíneos, pressão arterial alta, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca, completou a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard.

Ou seja, se entupir de yakisoba não é uma boa ideia para a boa forma e muito menos para a saúde. Mas existem algumas formas de evitar um acúmulo tão grande de sódio em decorrência do consumo do yakisoba.

Uma delas é comer porções bem moderadas do alimento. Outra tática importante é não adicionar sal ao prato, visto que ele já tem o shoyu como tempero e fazer isso deixaria o alimento ainda mais cheio de sódio.

Também há como diminuir a quantidade de shoyu utilizada na receita ou prepará-la com um shoyu com baixo teor ou teor reduzido de sódio. Porém, essas duas alternativas são viáveis para quem faz o seu próprio yakisoba e não para quem o compra pronto.

Sobre o shoyu light, ele é composto por menos sódio do que a versão tradicional do produto, mas somente quando se compara produtos da mesma marca. Entretanto, quando são comparadas marcas diferentes, essa diminuição pode não ser observada e por isso mesmo o shoyu light deve ser consumido com moderação.

Um único prato não pode ser considerado o vilão da boa forma

Já vimos aqui que se for consumido em excesso, o yakisoba engorda mesmo. Entretanto, ele não pode ser o único culpado por um ganho de peso – é todo o contexto de uma dieta que determina se a pessoa vai emagrecer, manter o peso ou engordar.

Até porque não adianta muita coisa a pessoa comer yakisoba só de vez em quando em porções moderadas e com pouco shoyu, se no dia a dia ela ingerir calorias e açúcar em excesso, não é mesmo?

Assim, se o seu objetivo é emagrecer ou não engordar, procure seguir toda uma dieta saudável, equilibrada, controlada e nutritiva, preferencialmente contando com o acompanhamento de um bom nutricionista.

Receitas de yakisoba light

1. Receita de Yakisoba light

Ingredientes:

  • ½ pacote ou 42 g de macarrão tipo lámen;
  • 2 xícaras de chá de broto de feijão;
  • 1 peito ou 100 g de frango cortado em cubinhos;
  • 1 dente de alho picado;
  • 1 cebola picada;
  • ½ repolho branco cortado em tirinhas;
  • 1 talo de salsão picado;
  • 3 xícaras de chá de brócolis;
  • Molho shoyu light a gosto.

Modo de preparo:

Em uma panela com água, cozinhar o macarrão até que ele fique al dente; Escorrer o macarrão e reservá-lo. Na sequência, repetir o mesmo procedimento com o broto de feijão por dois minutos; Dourar o frango com o alho e a cebola dentro de uma panela ou frigideira antiaderente.

Em seguida, acrescentar o repolho, o salsão e o brócolis. Então, adicionar o macarrão e o broto de feijão; Depois, temperar com o molho shoyu light a gosto, desligar o fogo e servir-se.

A receita rende duas porções, com 200 calorias em cada uma delas.

2. Receita de yakisoba light II

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de óleo de gergelim;
  • 150g de alcatra (do meio) cortada em tirinhas;
  • 200g de filé de frango cortado em tirinhas;
  • 100g de couve-flor em pedacinhos;
  • 1 cenoura pequena cortada em rodelas finas;
  • 1 xícara de chá de acelga picada;
  • 1 xícara de chá de brócolis;
  • 1 cebola média cortada em cubinhos;
  • 100g de champignon;
  • 1 pacote de macarrão tipo lámen;
  • ½ xícara de chá de shoyu.

Modo de preparo:

Em uma panela com água, cozinhar o macarrão até que ele fique al dente, escorrer e reservar. Então, cozinhar todos os legumes em outra panela com água e também reservar; Após, colocar o óleo de gergelim em uma panela ou frigideira antiaderente e dourar a carne e o frango;

Em seguida, acrescentar a couve-flor, a cenoura, a cebola, a acelga, o brócolis, o champignon, o macarrão e o molho shoyu. Misturar bem, desligar o fogo e servir-se.

A receita rende cinco porções de 220 g, com 250 calorias em cada uma dessas porções.

Você já sabia que o yakisoba engorda se consumido em excesso? O que você achou dessas receitas light? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário