Comida chinesa engorda? Calorias e dicas

Especialista da área:
atualizado em 14/07/2021

Os pratos chineses estão na lista de comidas favoritas de muitas pessoas. Mas, para quem está lutando contra o ganho de peso, pode surgir aquela pulga atrás da orelha: será que a comida chinesa engorda? Então, vamos tentar entender isso juntos com uma análise completa!

  Continua Depois da Publicidade  

Primeiro, a questão das calorias

Yakisoba - Comida chinesa engorda?

Para começarmos a discutir se a comida chinesa engorda, vamos conhecer a quantidade de calorias que alguns de seus pratos podem apresentar. Por exemplo:

PratoCalorias por porção
Yakisoba de bifum da marca China in Box485 calorias em 300 gramas
Yakisoba de frango júnior da marca China in Box604 calorias em um box
Yakisoba de carne pequeno da marca China in Box484 calorias em 200 gramas
Yakisoba de vegetais júnior da marca China in Box482 calorias em 500 gramas
Frango xadrez pequeno da marca China in Box566 calorias em um box
Rolinho primavera da marca China in Box79 calorias em uma unidade
Bifum de carne suína júnior da marca China in Box492 calorias em um box
Pão chinês da marca China in Box103 calorias em três unidades
Chop suey executivo júnior da marca China in Box526 calorias em um box
Risoto da China júnior da marca China in Box76 calorias em um box
Bifum chop suey da marca Lig Lig819 calorias em um box
Guioza da marca Gendai627 calorias em seis unidades

Mas o que isso nos diz?

Aliás, precisamos registrar que os pratos acima não foram submetidos a análises nutricionais. Os números são apenas uma estimativa. Além disso, podem existir variações em relação ao modo de preparo e aos ingredientes usados em cada restaurante, com teores diferentes de calorias.

De qualquer maneira, se voltarmos os nossos olhos para a lista, vamos perceber que é fácil encontrar pratos chineses com um teor considerável de calorias. Assim, não é difícil exagerar nas calorias ao comer comida chinesa.

Esse excesso na ingestão calórica acontece principalmente quando a pessoa não se contenta com um único prato ou em comer somente uma porção.

Portanto, quem tem o objetivo de perder peso ou, pelo menos, não engordar precisa escolher porções mais moderadas de comida chinesa.

A questão do sódio

Shoyu - Comida chinesa engorda?

Um dos ingredientes que costumam aparecer com frequência nos pratos da culinária chinesa é o molho shoyu ou molho de soja.

Embora traga um sabor agradável às preparações, esse molho não é tão bom para a saúde porque tem uma grande quantidade de sódio, um mineral que em excesso pode trazer problemas.

Por exemplo, uma colher de sopa do molho shoyu da Kitano tem 531 mg de sódio, enquanto uma colher de sopa do molho shoyu da Cepêra carrega 582 mg do mineral.

Essas quantidades são altas não apenas por se tratarem de uma porção correspondente a uma única colher de sopa, mas também porque representam uma grande parcela da quantia diária máxima de sódio que uma pessoa pode ingerir.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque a Associação Americana do Coração orienta a não consumir mais do que 2,3 mil mg de sódio por dia. Além disso, a organização alerta que o limite ideal para a maioria dos adultos é 1,5 mil mg do mineral diariamente. Principalmente aqueles que têm pressão alta.

Mas o sódio engorda?

Conforme o a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, o excesso de sódio pode causar retenção de líquidos, condição que provoca inchaço no corpo. Tudo que precisamos evitar quando não queremos engordar.

Assim, sempre que for cozinhar um prato chinês use pouco ou nada de molho shoyu e de outros temperos cheios de sódio. 

Já quando for saborear comida chinesa em um restaurante, pergunte se é possível limitar ou retirar os molhos e temperos ricos em sódio do seu prato para reduzir as chances de que a comida chinesa engorde e faça mal.

Dicas para deixar a comida chinesa mais saudável

A comida chinesa pode ser saudável quando é consumida em moderação e se o pedido for feito cuidadosamente, escolhendo fontes magras de proteínas, fibras e uma variedade de nutrientes essenciais para o prato.

Por exemplo, é interessante dar preferência ao peito de frango sem pele, peixe e tofu, que são proteínas magras. Ao mesmo tempo, evite carnes mais gordurosas como os cortes gordos de carne bovina ou suína e o frango com pele.

Outro conselho que ajuda a evitar que a comida chinesa engorde é passar longe das frituras que não apenas possuem calorias adicionais, mas também podem conter as nada saudáveis gorduras trans.

Além disso, escolha pratos chineses com muitos vegetais. Afinal, esses alimentos são fontes de fibras, um nutriente que contribui com a promoção da sensação de saciedade no organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Outra estratégia é limitar a ingestão de carboidratos refinados como arroz branco e macarrão, substituindo-os pelo arroz integral.

Além de saber se a comida chinesa engorda

Quem deseja emagrecer ou quer manter o peso sem engordar precisa certificar-se de que toda a sua dieta seja saudável, controlada, nutritiva e equilibrada.

Para quem tem dificuldades em seguir uma dieta saudável, controlada, nutritiva e equilibrada, vale muito a pena a ajuda de um nutricionista.

Vídeo

Para completar, conheça o que a nossa nutricionista explica sobre o molho shoyu. Afinal, ele é muito presente na comida chinesa:

Fontes e referências adicionais

Você gosta da culinária chinesa? Come com frequência e percebe que a comida chinesa engorda? Então, comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário