6 Exercícios para Fazer ao Ar Livre no Verão e Seus Benefícios

O verão chegou aí – em 2015 ele começa exatamente no dia 22 de dezembro – e com ele surgem diversas possibilidades. Dá para curtir o Sol na praia ou na piscina, refrescar-se tomando uma água de coco ou sorvete com os amigos e até mesmo aproveitar alguns exercícios físicos para fazer ao ar livre.

Isso mesmo! É possível aproveitar os dias de sol que costumam coincidir com o período de férias para malhar. No artigo de hoje nós trazemos algumas dicas de exercícios para fazer ao ar livre no verão, assim como os benefícios que eles trazem. Confira a seguir:

1. Caminhada

caminhada

Ideal para quem passou o ano todo no sedentarismo e deseja aproveitar o período de fim e começo de ano para começar a praticar alguma atividade. Trata-se de um exercício que oferece baixo impacto aos ossos, ligamentos e articulações do corpo e melhora a circulação, faz bem ao pulmão, combate a osteoporose e o diabetes, melhora o bem-estar e evita a depressão, contribui com a saúde do cérebro e protege contra derrames e infartos, por controlar a pressão sanguínea.

Além disso, a caminhada também pode ajudar a emagrecer. Uma pessoa de 70 kg que caminha durante uma hora a ritmo normal em uma pista de grama perde aproximadamente 344,5 calorias.

2. Natação

nadar

Você é daqueles que gosta de cair na água nos dias de calor? Então que tal se exercitar com a natação na praia ou na área aberta do clube ou da academia? Esta atividade fornece benefícios como a melhoria do condicionamento físico, fortalecimento muscular, auxílio ao tratamento de artrite, flexibilidade, melhoria da saúde do coração, controle do colesterol, diminuição do risco de diabetes e combate ao estresse.

Mas não é somente isso. A natação é realmente um dos melhores exercícios para fazer ao ar livre, pois ela ainda pode ajudar a reduzir sintomas de asma e alergia, ao mesmo tempo em que oferece poucos riscos de lesão, por ser uma atividade de baixo impacto, e ajuda na perda e controle de peso, já que promove o gasto de 540 calorias ao longo de uma hora.

3. Andar de bicicleta

ciclismo

A sua bicicleta ficou encostada na garagem boa parte do ano? Então tire ela do cantinho e trate de dar umas boas pedaladas durante os seus dias de folga e finais de semana de verão. O terceiro item da lista de exercícios para fazer ao ar livre melhora o condicionamento físico, reduz o estresse, é de baixo impacto, tonifica as pernas, traz flexibilidade e fortalecimento muscular, melhora a postura e a coordenação, fortalece os ossos e traz maior mobilidade às articulações.

Andar de bicicleta também dá uma forcinha em relação ao peso. Por exemplo, uma pessoa de 80 kg elimina mais de 650 calorias ao pedalar ao longo de uma hora.

A ressalva que fica para quem escolher pedalar é tomar cuidado com o desgaste da coluna e com o joelho. O ideal é ajustar o banco da bicicleta a uma altura que permita que as suas pernas não fiquem completamente esticadas.

4. Futebol

futebol

O esporte mais popular do Brasil não poderia ficar de fora do grupo dos exercícios para fazer ao ar livre. Uma partida de uma hora gasta até 700 calorias, porém, exige cuidados devido aos esbarrões e divididas típicas do jogo e muita atenção com as articulações, em especial com o joelho, já que o esporte é o que mais causa lesões na região. Ele exige bastante dos músculos, por isso, quem curte uma pelada deve tratar de fortalecê-los com alguns exercícios especiais.

Entre os benefícios trazidos pelo esporte estão: fortalecimento dos músculos e ossos, melhoria do condicionamento físico, fortalecimento do coração, diminuição da pressão arterial, estímulo das capacidades cognitivas (o jogador tem que pensar em suas próximas jogadas para alcançar o gol), além de melhorar a coordenação, flexibilidade e resistência.

5. Vôlei de praia

volei-praia

Vai viajar para uma cidade de praia no verão? Então leve na sua mala uma rede e uma bola de vôlei para se exercitar com a família e os amigos em partidas de vôlei de praia. O esporte é bom para tonificar o corpo, melhorar a energia e performance em atividades físicas, construir força muscular, agilidade, coordenação, velocidade e equilíbrio e melhorar o humor, além de fazer bem à saúde do coração.

Isso sem contar que é possível eliminar 900 calorias durante uma partida de uma hora de vôlei de praia.

6. Corrida

corrida

Ao correr ao longo de uma hora a 8 km/h, uma pessoa de 70 kg é capaz de eliminar 559 calorias. Além disso, ela obtém vantagens como a melhoria do fortalecimento e estabilidade das articulações, o aumento da densidade óssea, o crescimento da força das pernas, o fortalecimento dos pulmões, a promoção do bem-estar, a prevenção à pressão arterial alta e o alívio ao estresse.

Entretanto, antes de começar a correr escolha um bom tênis, que seja confortável e tenha bons amortecedores, e tome cuidado com o impacto que a atividade oferece aos joelhos e à coluna.

Cuidados 

Ao praticar estes exercícios para fazer ao ar livre no verão, não se esqueça de passar filtro solar, assim como recolocá-lo conforme o tempo for passando, e de beber bastante água. Também é importante evitar o Sol a partir das 10h da manhã até as 16h, período em que a incidência dos raios solares é maior na pele.

Antes de começar a malhar, não deixe ainda de fazer exercícios de alongamento e aquecimento, o que ajuda a evitar cãibras e lesões.

Para ter segurança no que for fazer, consulte-se com um médico e descubra se realmente está apto a praticar o exercício escolhido e se ele não trará problemas à sua saúde. Se você ainda for sedentário, pode valer a pena começar com algo mais leve como a caminhada.

E se tiver a possibilidade de ter a orientação de um personal trainer enquanto faz seus exercícios, melhor ainda. O profissional ensina as técnicas corretas de movimento, o que evita lesões, e pode ajudar caso algum acidente aconteça.

Quais exercícios para fazer ao ar livre você mais se animou para praticar? Você tem o costume de se exercitar na praia ou no parque durante o ano todo? Como está seu condicionamento físico? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 3,67 de 5)
Loading...
Publicidade
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Publicidade

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*