Chá de cravo e canela

Como Fazer Chá de Cravo – Receita, Benefícios e Dicas

O cravo é uma planta com flores pequenas e brancas, com um fruto de formato alongado e coloração avermelhada que é comestível. A maioria das pessoas pode desconhecer a planta em si, mas é comum encontrar os botões das flores secos em supermercados. É comumente utilizado para preparo de doces e bolos, principalmente o beijinho, que tem um sabor inconfundível de cravo. Quem não gosta, né?

Publicidade

Mas não é apenas no beijinho que essa iguaria pode ser utilizada. Sua utilização não serve apenas para aromatizar pratos e acentuar sabores, pois ele também tem efeitos medicinais importantes, promovendo mais saúde para o corpo. Pensando nisso, pode-se usufruir desses benefícios através do consumo de chá de cravo, processo em que se obtém as propriedades naturais do cravo. Vamos conferir abaixo como fazer chá de cravo para melhores resultados e aproveitamento de todos os benefícios da bebida.

Benefícios do Chá de Cravo: Para que Serve?

O chá de cravo tem ação analgésica, que é ideal para o alívio natural de dores e desconfortos. Os benefícios do cravo da índia provêm de uma substância presente nele chamada de eugenol, que tem propriedades anti-inflamatórias e anestésicas. Além disso, também tem ação antisséptica. Isso faz com que ocorra o alívio de dores de cabeça intensas, cólicas menstruais, febre, candidíase oral, inflamação de garganta e até dores agudas de dente.

Poucas pessoas sabem, mas o cravo também tem ação antioxidante, que ajuda na liberação de hidrogênio e reduz a peroxidação lipídica, o que nada mais é do que a quebra de gorduras. Também ajuda no combate do envelhecimento precoce das células, mantendo uma pele mais saudável. O cravo da índia ainda é indicado para problemas de inchaço abdominal e gases.

A função de antisséptico bucal ajuda a reduzir o mau hálito e melhora o funcionamento da tireoide. Para completar, o chá de cravo tem ação anti-fúngica, controla o colesterol total, diminuindo o ruim e aumentando o bom, e trata problemas de acne, micose e problemas geral de pele. Pode ainda ser utilizado para eliminar parasitas intestinais.

Com relação ao emagrecimento, o cravo também pode trazer benefícios, pois ajuda a acelerar o metabolismo aumentando a produção de saliva e líquidos que ajudam na metabolização da digestão e queimando gorduras no processo.

Como fazer o chá de cravo – Receita e como preparar

Veja a seguir as receitas mais comuns de chá de cravo. Aprenda como fazer chá de cravo para o máximo em benefícios e sabor:

1. Receita de chá de cravo

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de cravos;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque a água e os cravos e leve ao fogo. Quando levantar fervura, desligue, tampe e deixe por mais 10 minutos, deixando amornar. Coe e consuma em seguida.

2. Receita de chá de cravo com canela

Ingredientes:

  • 1 punhado de cravos da índia;
  • 3 pedaços de canela em pau;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Coloque a canela, o cravo e a água em um recipiente, e leve ao fogo até alcançar fervura. Em seguida, desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos, coe e consuma quente ou frio.

3. Receita de chá de cravo com gengibre

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de gengibre ralado;
  • 1 litro de água;
  • 1 colher de sopa de cravos da índia.

Modo de preparo:

Leve a água para ferver com o gengibre. Quando ferver, diminua o fogo, adicione o cravo e deixe por uns 2 minutos. Desligue, tampe e deixe por mais 5 minutos. Sirva quente ou morno.

4. Receita de chá de cravo com abacaxi e hortelã

Ingredientes:

  • casca de um abacaxi;
  • 5 cravos;
  • 10 folhas de hortelã;
  • 1,5 litro de água.

Modo de preparo:

Leve todos os ingredientes em uma panela ou chaleira com a água e deixe ferver por 5 minutos. Passado esse tempo, coe e sirva quente. Se quiser adoce com um pouco de mel.

Como tomar o chá de cravo

O ideal é consumir no máximo três xícaras ao dia. Pode ser consumido em jejum ou meia hora antes das refeições principais, pois ajuda a inibir o apetite. Pode ser acrescentado gengibre, canela ou ervas como hibisco, camomila e hortelã, que podem trazer mais sabor e potencializar os efeitos benéficos do chá. 

Cuidados

O chá de cravo não deve ser consumido por gestantes, pois possui ação que provoca contrações uterinas, podendo levar ao aborto natural. Não é recomendado o seu uso durante o parto, pois pode causar dores intensas de contrações nas mulheres. Mulheres em fase de amamentação também devem evitar, bem como crianças menores de 6 anos ou pessoas com problemas gastrointestinais ou problemas neurológicos.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

O que você achou dos benefícios e dessas formas de como fazer chá de cravo que separamos acima? Você tem o costume de consumi-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Karla Galdino Coelho

    Vou experimentar o cha de cravos para resfriados

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*