Dieta Saudável

Como Fazer Uma Dieta Saudável Para Emagrecer

Ter saúde e um corpo em forma é um dos maiores objetivos das pessoas. Mas por onde começar? Como fazer uma dieta saudável para emagrecer de forma fácil? A típica dieta moderna ocidental é recheada de alimentos industrializados. Isso geralmente significa muito açúcar, conservantes e gorduras saturadas. Não é o tipo de alimento que o corpo pede. Claro, muitas delas são convenientes, mas acompanhada dessa conveniência vieram vários problemas de saúde como a pressão alta, o colesterol alto, a diabetes e outros problemas. Ter uma alimentação saudável é a antítese da dieta moderna atual. Isso significa comer grãos integrais, proteínas magras e carboidratos complexos.

Benefícios de uma dieta saudável para emagrecer

As vezes você só quer descobrir o que comer para perder a barriga, mas as vezes você sabe que existem vários benefícios ao se adotar uma dieta saudável para emagrecer e, por isso, resolve fazê-la. Sério, é mais um estilo de vida geral do que uma dieta. Uma das razões que leva as pessoas a adotarem uma dieta saudável é para perder peso. Sem todos aqueles açúcares e alimentos industrializados, o seu corpo vai perder peso.

Além de perder peso, uma das primeiras coisas que as pessoas vão observar é um aumento na energia e uma pele e cabelos com aparência mais saudável. Retirar todos os aditivos e conservantes da dieta e encher o corpo com nutrientes que ele quer e precisa irá ajudar a aumentar a sua energia e dar uma aparência mais saudável. A saúde em geral é outro benefício de se alimentar de forma saudável. Reduzir as gorduras saturadas na sua dieta reduz a possibilidade de ataques no coração ou infartos. Eliminar os alimentos altamente industrializados e açúcares da dieta pode reduzir a probabilidade de desenvolver diabetes. E a lista continua. Mas como fazer uma dieta saudável para emagrecer? Aqui estão alguns componentes:

O alimento em seu estado mais natural

Pense como é gerado o alimento que você come – no seu estado mais natural. Com certeza, o trigo não foi concebido para perder todos os seus nutrientes, esmagado e então misturado com vários aditivos e conservantes para alimentar o corpo. Se isso fosse natural, nós poderíamos ver o pão branco crescer nos trancos das árvores. Seguindo essa linha de raciocínio, comer de forma saudável significa trazer o alimento de volta ao seu estado mais natural. Isso significa eliminar os açúcares, os aditivos e os conservantes da sua dieta. Isso as vezes pode ser mais importante do que a quantidade ou o alimento que você escolhe. Não adianta se perguntar se a batata doce engorda ou emagrece se você irá consumi-la da forma mais industrializada possível.

Fazer refeições pequenas e frequentes

Outro aspecto da alimentação saudável é fazer refeições pequenas e frequentes. Nosso padrão de três refeições ao dia está ultrapassado. Já foi pesquisado e provado que fazer refeições menores e com maior frequência ajuda o corpo de diversas formas. Ajuda a ter uma sensação de estar satisfeito ao invés de “faminto” durante uma refeição e, dessa forma, evita comer em excesso. Também ajuda a aumentar o metabolismo em geral, o qual traz uma variedade de benefícios à saúde, incluindo a perda de peso.

Preparando as suas próprias refeições

Um dos lados negativos da nossa dieta moderna e superindustrializada é que ela é conveniente. Você pode pegar uma caixa disso ou uma jarra daquilo ou um pacote congelado de alguma outra coisa e colocar no micro-ondas para uma refeição rápida. O problema é que, para conseguir ficar na sua prateleira ou no seu freezer por longos períodos, ele precisa estar lotado de aditivos e conservantes. Ao cozinhar as suas refeições, você será capaz de evitar esses problemas. Você pode começar com uma alimentação totalmente natural, alimentos saudáveis, e então, adicionar algo mais. Temperos são uma boa forma de adicionar um toque especial às suas refeições. Novamente, as ervas e temperos devem ser naturais, não as variações embaladas das prateleiras.

Como começar a se alimentar de forma saudável

Pode ser um pouco assustadora a ideia de como fazer uma dieta saudável para emagrecer. Além do mais, o seu corpo está acostumado com todos aqueles alimentos industrializados que você andou consumindo durante anos. Provavelmente, será uma boa ideia dar um passo de cada vez. Lembre-se, o seu corpo estará se livrando das toxinas. Todos aqueles alimentos industrializados que você andou consumindo por anos estarão chamando a sua atenção… afinal, uma dieta rica em carboidratos industrializados significa que seu corpo irá querer mais do mesmo.

Comece eliminando um tipo de alimento por vez. Para os iniciantes, talvez comece eliminando todo o pão branco incluindo os cachorros quentes e os hambúrgueres. Uma boa ideia para quando se está começando uma dieta saudável para emagrecer, é alterar a rota nas compras de alimentos. Você provavelmente tem uma rota “típica” quando você faz as compras de supermercado, certo? Talvez você comece de um lado da loja e passe pelos corredores até terminar.

Pense em planejar as suas compras dessa forma: comece na seção de frutas frescas e de vegetais – isso geralmente fica em um lado do supermercado. Faça um estoque de frutas e vegetais – que são as coisas mais simples de se encontrar em seu estado natural. Se a sua seção de vegetais possui uma seção de orgânicos, dê uma conferida detalhada nela. Dessa forma, você terá certeza de que não há agrotóxicos nos seus alimentos. Comece provando algumas frutas e vegetais que você ainda não havia provado… Provavelmente vão existir vários. Passe bastante tempo na seção de vegetais e frutas… Se houver uma fruta ou um vegetal que você ainda não tenha ouvido falar e não tem certeza de como se prepara, navegue na internet para descobrir mais a respeito. Em seguida, continue as suas compras pelo perímetro externo da loja. Isso geralmente vai levar você às seções de laticínios e de carnes da loja.

Novamente, procure por itens orgânicos o máximo possível, e então pense muito bem antes de passar por algum outro corredor. Existem VÁRIOS que podem ser pulados de uma só vez. Comer de forma saudável depende de decisões inteligentes. Você não precisa fazer tudo de uma só vez. Pode, na verdade, até ser muito duro para o corpo fazer de uma só vez. Comece com alguns passos pequenos e, em seguida, adicione mais um e mais um. Logo você estará no caminho de sentir e de ter um visual melhor ao se alimentar de forma saudável.

 

Qual é o seu maior obstáculo para seguir uma dieta saudável para emagrecer ? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Publicidade
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Publicidade

2 comentários

  1. Infelizmente nós só pensamos na dieta quando engordamos, mas ninguém lembra de remediar, por que ninguém se preocupar em fazer uma dieta constantemente, afinal de contas, dieta não é só para emagrecer e sim para ter uma vida saúdavel

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*