Homem dormindo

Como o Sono Afeta a Queima de Gordura e Ganho de Músculos

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A maioria das pessoas percebe que o sono é importante, mas poucas percebem como ele é importante para praticantes de musculação, atletas e pessoas que querem perder peso.

Se você quer o ganho de músculos, a queima de gordura ou maximização de sua performance atlética, você não pode estar com privação de sono.  Nós vivemos em um mundo de pessoas privadas de sono. A cada ano que passa, há mais exigências do nosso tempo: escola, trabalho, família, amigos, facebook, televisão, internet. A pessoa normal dorme uma hora a menos por noite do que as pessoas de um século atrás, e não porque precisamos de menos sono.

Se você realmente quer perder gordura ou ser um fisiculturista, você deve dormir o bastante. Vamos ver por que é tão importante desligar a TV uma hora antes e ir para a cama.

Se você não dorme o bastante:

  • Você engorda
  • Você queima músculos ao invés de gordura
  • Suas habilidades atléticas diminuem em 9%

Que tal essas três razões para dormir bem? A forma mais fácil de atingir a queima de gordura é dormir o bastante! O sono é muito importante para regular hormônios. Quando você não dorme o bastante, sua leptina diminui e seus níveis de grelina aumentam, o que faz com que seu metabolismo desacelere. Isso também te deixa com mais fome, assim você come mais.

Falta de sono é duplamente ruim para pessoas tentando perder peso – ela te faz queimar menos calorias e faz você comer mais, então você engorda!

A falta de sono te faz queimar músculos ao invés de gordura! Se você está fazendo dieta e não dorme o bastante, você queimará o dobro de músculos e apenas metade de gordura. A mensagem é clara, se você está em qualquer tipo de dieta tentando entrar em forma, você deve dormir o bastante ou prejudicará muito o seu ganho de músculos e queima de gordura! Se você está comendo menos em uma tentativa de perder peso, você deve dormir o bastante ou o peso que você perder será de músculos e não de gordura.

Falta de sono te desacelera, é como ficar bêbado o dia inteiro. Não apenas você desacelera 4,5%, mas suas habilidades atléticas diminuem em 9%. Sua precisão de lance livre diminui em 9%. A forma mais fácil de melhorar sua performance é dormir o bastante.

Essa é uma lista bem assustadora de problemas por não dormir o bastante e nem falamos sobre o que acontece com sua habilidade de aprendizado ou os problemas de saúde associados à falta de sono.

Embora pareça razoável que dormir mais ajude o seu ganho de músculos de forma mais rápido, não foi encontrada nenhuma prova. Falta de sono aumenta seus níveis de cortisol, que torna mais difícil o ganho de músculos e aumenta o risco de treino excessivo. Há uma ligação entre hormônio do crescimento e sono, mas ela não está muito clara cientificamente.

A maioria das pessaos diz que dorme o bastante, mas está apenas se enganando. Nós somos um planeta de pessoas que não dormem o bastante.

Há uma definição muito simples de falta de sono – se um alarme te acorda, você não dorme o bastante – ponto final. Você foi acordado antes que seu corpo estivesse completamente descansado e toda sua manutenção estivesse feita. A maioria das pessoas usa alarmes, mas você não precisa; tudo depende de administrar o tempo.

Se dormir demais te deixa grogue e cansado, você deve procurar um médico porque você provavelmente tem apneia do sono. Se você “precisa de apenas 6 horas de sono” provavelmente é por causa de estresse, ansiedade ou consumo de cafeína. Embora muitas pessoas possam dormir quando estão muito cansadas, se tiverem cafeína em seus sistemas ou estiverem estressadas com alguma coisa, quando acordarem no meio da noite terão problemas para voltar a dormir – isso não é uma indicação de que elas não precisam dormir mais! É uma indicação de que elas têm um problema que precisa de uma solução para que elas possam dormir o tempo certo!

Então é isso, quatro ótimas razões para dormir o bastante:

  1. Emagrece
  2. Faz perder gordura ao invés de músculos
  3. Ajuda no ganho de músculos
  4. Melhora habilidades atléticas

Como dormir o bastante

Você não tem tempo para dormir o bastante? Errado! Tudo depende de administração do tempo. As pessoas sempre se perguntam como ter tempo para tudo que fazem durante o dia. Como conciliar o trabalho, academia, estudos, escola dos filhos, tempo com a família e amigos e durmir o bastante? Como fazer isso em 24 horas? Administração do tempo!

Estabeleça prioridades e faça as coisas que são importantes primeiro! A vida é feita de prioridades e a maioria das pessoas passa muito tempo fazendo coisas que não são importantes. Elimine essas coisas e você terá tempo para o que é realmente importante. Talvez seja preciso que você não assista TV, não use o Facebook, não mande mensagens, não fale no telefone sem razão, não jogue vídeo games, entre outras… Por quê?

Porque muitas dessas coisas, evidentemente dependendo do estilo de vida de cada um, não são tão importantes quanto suas metas de vida, e definitivamente não há tempo para tudo.

Então, o que a administração do tempo tem a ver com sono? Tudo! Aqui está como você pode dormir o bastante sem um alarme e ainda chegar na escola ou trabalho na hora certa:

  • Não consuma bebidas cafeinadas, nada de refrigerante, nada de café, nada de chá, energéticos, e nada de chocolate – nem de manhã. A cafeína fica no seu sistema por um longo tempo e mesmo uma dose forte de café de manhã pode interferir com seu sono à noite.
  • Vá para a cama cedo, cedo mesmo – 8 da noite ou no máximo 9 se você estiver “ocupado”.  Lembre-se, sono deve ser uma prioridade. Manter esse horário regular mesmo nos fins de semana é o melhor, já que o corpo gosta de um horário de dormir regular. Óbvio é ruim dizer aos seus amigos que você tem que ir dormir às 9 da noite em um sábado, mas eles não irão rir tanto quando seu físico for melhor que o deles. Ir para a cama cedo requer administração do tempo!
  • Acorde naturalmente, para a maioria das pessoas isso será antes das 6 da manhã.
  • Porque você acorda tão cedo, você tem muito tempo de manhã antes de ir para a escola ou trabalho! Comece fazendo sua lista de afazeres para o dia e certifique-se de incluir alguns itens das suas metas. A manhã quieta é uma ótima hora para estudar, seja para a escola ou apenas mais algumas dicas de ganho de músculos e queima de gordura.

Esse conceito parece estranho para nós porque no mundo ocidental estamos muito acostumados a estarmos atrasados e com pressa, mas há uma forma mais fácil e com menos estresse de viver sua vida. Ao invés de se atrasar e se apressar, chegue mais cedo nos lugares e então use o tempo livre que você tem para fazer alguma coisa da sua lista.

Se leva 15 minutos para chegar ao trabalho, dê 30 minutos para a viagem. Se houver trânsito, não se estresse. Se não houver trânsito, use os 15 minutos extras para fazer aquelas ligações importantes ou para fazer outras coisas importantes da sua lista. Experimente isso, e uma vez que vir como a vida sem estresse pode ser, você nunca voltará.

Dormir o bastante é vitalmente importante para a queima de gordura e ganho de músculos, então torne o sono uma prioridade na sua vida!

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

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Como você classificaria a qualidade do seu sono, de acordo com a quantidade de horas que você descansa por dia? Você acha que ele pode estar afetando suas metas? Comente abaixo!

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2 comentários

  1. Acho meio complicado essa questão…

    Pra quem trabalha das 8 horas as 17 horas, levando cerca de 1 hora pra se deslocar até o trabalho; fica na faculdade das 19:15 até as 22:15, sendo que leva 50 minutos pra chegar na Facul e leva mais 1 hora pra voltar pra casa.

    O treino acaba sendo nesse intervalo trabalho/faculdade e o descanso, de no máximo umas 6 horas e 30 minutos.

    Não é tão fácil assim “tirar tempo da cartola”, as vezes mesmo administrando bem, ele é pouco.

    • Foda sua vida hein?

      Eu reclamo da minha, tenho pouco tempo, mas no entanto não durmo mais que 7horas porque não quero… em Portugal não se acorda tão cedo… me deito pela meia noite e acordo pelas 8h (correndo bem), senão deito perto da 1 e acordo às 8h.

      em média devo dormir 7h30

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