Dor de ouvido

Como Tirar Água do Ouvido Rápido

As atividades e os esportes na água, tais como a natação e a hidroginástica, entre muitos outros, podem ser bastante saudáveis e prazerosos. No entanto, é comum que os praticantes ou quaisquer outras pessoas passem pela situação de ficarem com água no ouvido após entrar na praia ou na piscina. Este problema pode causar muito incômodo, deixando as pessoas ansiosas e procurando como tirar água do ouvido rápido.

É importante sempre utilizar os equipamentos adequados para evitar qualquer problema durante os exercícios, como acontece quando há entrada de água no ouvido. No entanto, isso pode provocar dor e também gerar problemas mais graves como irritações, inflamações e até mesmo infecções, caso não seja adequadamente tratado.

Vamos conferir agora como tirar água do ouvido rápido e aprender algumas dicas para resolver este problema de forma efetiva.

Como acontece o problema de água no ouvido?

A natação é normalmente uma das maiores causas da entrada de água no ouvido, mas este problema pode ser gerado por qualquer tipo de exposição à água, inclusive durante um simples banho. Com a entrada do líquido no canal auditivo, podem ocorrer sintomas como a sensação de cócegas, presença de sons abafados ou zumbidos, redução da capacidade auditiva, e até mesmo aumento da sensação de dor.

O ouvido é formado basicamente pelo ouvido externo, pelo ouvido médio e pelo ouvido interno. O ouvido externo é formado pela região que está visível dentro do canal e onde estão presentes as glândulas que produzem a cera. Esta primeira parte possui 2,5 cm de comprimento, chegando até o tímpano. O ouvido médio é uma cavidade bem pequena responsável pela transformação das ondas sonoras em vibrações e levando as mesmas até o ouvido interno.

A cera presente naturalmente no canal auditivo serve como proteção para este tipo de situação, porém nem sempre esta consegue proteger totalmente a região, ocorrendo a entrada de água em alguns casos. O líquido pode sair do canal de forma natural, porém, algumas vezes, é necessário saber como tirar água do ouvido rápido para evitar um possível agravamento do problema, chegando a ocorrer o desenvolvimento de infecções no canal, além de possível perda auditiva.

Dicas de como tirar água do ouvido rápido

No momento em que ocorre a entrada de água no ouvido, é possível se realizar algumas estratégias para retirar o líquido de forma rápida, evitando-se o agravamento do problema.

A primeira preocupação é identificar se houve entrada de água na parte mais externa ou mais interna do ouvido. Estas dicas irão funcionar para os casos em que há entrada de líquido na região mais externa do canal.

Estas formas que separamos abaixo servem para tentar resolver o problema logo após sua ocorrência. Vale lembrar que caso estas dicas não funcionem, é importante que se busque a ajuda e orientação de um médico para solucionar o problema.

– Deitar de lado

A primeira tentativa de como tirar água do ouvido rápido é deitando de lado, colocando o ouvido afetado para baixo. Permaneça nesta posição por alguns minutos para ajudar a água a escorrer e sair do canal auditivo. Se for necessário, balance a cabeça de um lado para outro, assim o movimento irá auxiliar na saída da água.

– Puxar o lóbulo da orelha

Incline a cabeça em direção ao ombro e puxe de forma suave o lóbulo da orelha, agitando o mesmo. Este movimento ajuda a liberar a água que está no canal auditivo. Caso não saia nada, tente balançar a cabeça enquanto está inclinada para aumentar a força do movimento e retirar a água. É possível também balançar a cabeça de um lado para outro, ajudando a expulsar a água do ouvido.

– Criar um vácuo no canal

Outra forma de como tirar a água do ouvido rápido é criando um vácuo no local. Com a cabeça inclinada na direção do ombro, pressione a palma da mão no ouvido afetado com movimentos para frente e para trás criando uma pressão. Este movimento irá criar um vácuo no canal e ao retirar a mão, haverá uma pressão maior no ouvido que irá expulsar a água.

– Secar a região afetada

Para conseguir secar dentro do canal, pode-se utilizar um secador de cabelos, sempre usando a temperatura mais baixa possível para evitar queimaduras. Segure-o próximo ao ouvido abrindo o máximo que puder, sem encostar, fazendo movimentos para entrar e sair o ar quente. Desta forma, a água começará a evaporar, secando o canal.

– Coloque uma compressa quente

Esquente a água, deixando-a em temperatura adequada para ter contato com a pele. Molhe uma toalha, sem ficar escorrendo, e aplique no canal com a cabeça inclinada para o ombro, deixando o ouvido afetado para baixo. Faça uma compressa com o pano e coloque no lado de fora.

Deixe por pelo menos 30 segundos, remova por 1 minuto e repita este procedimento mais quatro a cinco vezes. Mantenha-se deitado de lado, com o lado afetado para baixo, ajudando a drenar a água do ouvido.

– Criando pressão interna

Este procedimento é conhecido como Manobra de Valsalva e é uma ótima forma de como tirar água do ouvido rápido. Respire fundo, tampe a boca e feche o nariz. Faça força para empurrar o ar através dos ouvidos, criando um aumento de pressão interna. Desta forma, a água será suavemente empurrada para fora do canal auditivo, ajudando a drenar o líquido no local.

– Solução de álcool e vinagre

Esta solução natural é outra forma bastante conhecida de como tirar água do ouvido rápido, sendo também uma excelente maneira de prevenção de infecções, pois muitas vezes a água que entra no ouvido vem contaminada por micro-organismos. O álcool promove maior evaporação da água no canal, enquanto o vinagre auxilia na retirada da cera do ouvido, além de prevenir o desenvolvimento de bactérias.

Misture uma colher de chá de álcool com uma colher de chá de vinagre branco. Utilize um conta-gotas para pingar três gotas no canal auditivo. Permaneça com a solução no ouvido por 30 segundos e incline a cabeça para deixar o restante da solução sair.

Como evitar a entrada de água no ouvido?

As dicas de como tirar água do ouvido rápido são excelentes para que o problema seja facilmente resolvido e que possa acabar com a sensação de incômodo. No entanto, a prevenção é sempre a melhor solução. Para praticar esportes na água, sempre utilize uma touca de banho e um protetor auricular de forma a proteger os ouvidos.

Mesmo quando for tomar banho, procure utilizar um protetor auricular nas crianças, que estão mais vulneráveis a este problema. Ao sair da água, utilize uma toalha macia para secar bem a região e auxiliar na retirada de todo o líquido na parte externa do ouvido. Para retirar resíduos e líquidos que estão dentro do canal auditivo, use um cotonete, mas sempre tome cuidado para não causar danos ao ouvido.

Referências adicionais:

Você tem alguma outra dica de como tirar água do ouvido rápido? O que faz quando isso acontece com você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 3,71 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*