Sopa de abóbora com gengibre

Sopa de Abóbora com Gengibre Emagrece?

A abóbora é um alimento que serve como fonte de nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo, como fibras, potássio, cobre, manganês, ferro, magnésio, fósforo, vitamina A, vitamina B1, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9 (folato), vitamina C e vitamina E.

Ela já foi associada a benefícios como o fornecimento de antioxidantes ao organismo, o auxílio à saúde do coração, a contribuição com a diminuição dos riscos de desenvolvimento de câncer na próstata, o estímulo ao sistema imunológico e o auxílio ao sistema digestivo graças ao seu teor de fibras.

Por sua vez, o gengibre é conhecido como um alimento termogênico, com ação anti-inflamatória e efeito antioxidante.

Acredita-se ainda que a raiz possa ajudar a tratar a náusea e a indigestão, contribuir com a diminuição de dores menstruais, auxiliar a diminuição dos níveis do colesterol ruim (LDL) e colaborar com a redução do risco de infecções.

Essas informações nos mostram que vale a pena incluir os dois ingredientes nas refeições, não é mesmo? Mas será que uma receita de uma sopa de abóbora com gengibre emagrece mesmo?

A sopa de abóbora com gengibre emagrece? 

Para entendermos se a sopa de abóbora com gengibre emagrece, vamos começar olhando os dois ingredientes separadamente e seus benefícios para a boa forma.

Começando pela abóbora, a nutricionista Megan Ware contou que o alimento serve como fonte de fibras na dieta mesmo quando é preparado cozido.

De acordo com ela, o Banco de Dados Nacional de Nutrientes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos informou que uma xícara de abóbora cozida, fervida ou escorrida sem sal apresenta 2,7 g de fibras.

O que isso tem a ver com a perda de peso? É que as fibras são conhecidas por promoverem a sensação de saciedade no organismo, auxiliando assim o controle do apetite.

O especialista em nutrição clínica e PhD, Jonny Bowden, explicou que isso acontece porque os alimentos ricos em fibras desaceleram a digestão e permanecem no estômago por mais tempo do que aqueles que são pobres no nutriente.

Além disso, ele explicou que as fibras alimentares também desaceleram o ritmo pelo qual a glicose é absorvida pelo organismo, mantendo os níveis de glicose estáveis. Isso é importante porque o aumento dessas taxas aciona a liberação de insulina e o armazenamento indesejado de gorduras no corpo.

Portanto, para quem deseja perder peso vale a pena incluir alimentos que sirvam como fonte do nutriente na dieta, não é mesmo?

O gengibre

As alegações de que o gengibre ajuda a perder peso referem-se ao fato do ingrediente ser associado ao efeito do estímulo ao metabolismo, algo que torna o processo de queima de calorias e gorduras mais eficiente.

Entretanto, mesmo ao ser consumido em dosagens altas, o gengibre não proporciona uma elevação do metabolismo maior do que 2% a 5%, e esses benefícios são obtidos por meio de dosagens mais altas da raiz, disponíveis em suplementos como extratos líquidos e cápsulas, em que o ingrediente vem misturado a outros componentes que têm a mesma ação de aceleração do metabolismo.

Fica também o alerta que é preciso consultar um médico antes de fazer uso de qualquer tipo de suplemento e que a superdosagem do gengibre – 2 g para cada kg de massa corporal – pode causar a superestimulação do sistema nervoso central e tremores.

Estudos indicam que não se deve consumir mais do que 2 g a 4 g de gengibre diariamente.

Considerações

Não podemos afirmar que a sopa com gengibre emagrece por si só ou magicamente porque nenhum prato pode causar sozinho a perda de peso, pois isso é resultado de uma série de esforços que envolvem seguir toda uma dieta equilibrada, controlada, saudável e nutritiva e praticar atividades físicas com frequência para promover a eliminação de calorias.

Ou seja, a sopa pode até dar uma força, mas não é capaz de fazer todo o trabalho sozinha. Assim, para perder peso com saúde, peça a ajuda de um nutricionista para montar uma dieta que seja indicada para você e conte com o auxílio de um personal trainer para te guiar em seus treinamentos físicos, de modo que a malhação seja segura e eficiente para você e seus objetivos.

É importante lembrar que geralmente alguém que está substituindo uma refeição por uma sopa de abóbora com gengibre, provavelmente está trocando uma refeição mais calórica que faria por uma muito menos calórica, que é a sopa.

Somente por conta disso já é possível afirmar que a sopa de abóbora com gengibre emagrece dentro desse contexto de diminuição de calorias na dieta.

Receitas de sopa de abóbora com gengibre 

1. Receita de sopa de abóbora com gengibre

Ingredientes:

  • ½ abóbora japonesa;
  • 1 pedaço de 5 com de gengibre;
  • 1 cebola;
  • 3 dentes de alho;
  • 3 talos de capim-santo;
  • 1 ½ l de água;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • Azeite a gosto.

Modo de preparo:

  1. Lavar bem a abóbora em água corrente. Encher uma panela com duas xícaras de água, adicionar a abóbora para cozinhar em fogo médio;
  2. Deixar cozinhar durante 10 minutos, o que fará a casca sair com facilidade;
  3. Enquanto a abóbora cozinha, lavar e fatiar o gengibre, mas não descascar. Então, descascar o alho e a cebola e cortar a última em quatro partes;
  4. Passados os 10 minutos, desligar o fogo, retirar a abóbora da panela e remover a sua casca com o auxílio de um descascador de legumes. Não descartar a água e a panela utilizadas para cozinhar a abóbora e reservá-las;
  5. Depois, cortar a abóbora no formato de cubinhos e devolvê-la à panela com a água. Acrescentar o gengibre, o alho, a cebola, o capim-santo e o restante da água dentro da panela e levar ao fogão para cozinhar durante 40 minutos;
  6. Após, retirar os talos de capim-santo e passar o restante do conteúdo da panela para o liquidificador para bater. Caso não caiba toda a sopa no seu liquidificador, bata o conteúdo em etapas. Enquanto estiver batendo a sopa, segurar a tampa do liquidificador bem firme com um pano de prato para que o vapor quente não abra a tampa;
  7. Então, devolver a sopa para a panela (você pode esperar ela esfriar para fazer isso, se preferir), temperar com o sal e a pimenta-do-reino a gosto, regar com um fio de azeite e servir-se.

2. Receita de sopa de abóbora com gengibre

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de azeite extravirgem;
  • 1 unidade de cebola picada;
  • 4 xícaras de chá de abóbora sem casca em pedaços;
  • 1 colher de chá de gengibre em raspas;
  • 1 l de água;
  • 1 pitada de orégano;
  • Salsa ou salsinha a gosto.

Modo de preparo:

  1. Colocar o azeite dentro de uma panela e levar ao fogo para aquecer. Adicionar a cebola e refogar;
  2. Na sequência, acrescentar a abóbora e refogar. Colocar o gengibre, o sal e a água. Então, cozinhar até desmanchar;
  3. Depois, desligar esperar amornar e transferir a sopa para o liquidificador. Bater, devolver a sopa para a panela e aquecer juntamente com a pitada de orégano;
  4. Desligar o fogo e servir a sopa com a salsa ou a salsinha.

Cuidados com o gengibre 

O Centro Médico da Universidade de Maryland alertou que o gengibre pode aumentar o risco de sangramento, interagir com medicamentos (se usar remédios, converse com o seu médico para saber se eles não interagem com o ingrediente) e que pessoas com problemas no coração devem consultar o médico antes de utilizá-lo.

Mulheres grávidas só devem usar o gengibre após autorização médica e as que estão amamentando não devem utilizar o ingrediente por questões de segurança.

Ele pode também aumentar os níveis de insulina ou abaixar a taxa de açúcar no sangue. Portanto, quem tem diabetes pode precisar ajudar os medicamentos que usa para tratar a condição. Logo, antes de tomar a sopa de abóbora com gengibre, os diabéticos devem checar com o médico.

O gengibre também não deve ser utilizado por quem sofre com hipertireoidismo e cálculo na vesícula biliar e que crianças, pessoas com cardiopatias, enxaqueca, úlceras e alergias não devem abusar da raiz.

Você já imaginava que uma sopa de abóbora com gengibre emagrece? Já experimentou fazer essa receita em casa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*