Publicidade

 

Vitanol A

Vitanol A Para Estrias Funciona? Antes e Depois, Como Usar e Dicas

Vitanol A, retinol ou ácido retinóico é a variação ácida da vitamina A que vem de gorduras animais e produtos como ovos, leite e fígado. É usado como medicamento por uma série de razões, incluindo o tratamento de doenças da pele. É mais popular no tratamento da acne, mas está se tornando popular também no tratamento de estrias. Será que o Vitanol A para estrias funciona mesmo? Como usar para este fim, e quais são seus possíveis efeitos colaterais?

Publicidade

Estrias

As estrias são uma forma de cicatriz causada pelo desgaste da pele e uma perda de elasticidade nos níveis mais profundos desta. Elas são marcas vermelhas ou roxas que ocorrem quando a pele é esticada.

Se você ficar grávida, tiver um surto de crescimento ou ganhar peso rapidamente, você pode perceber que desenvolve essas marcas em seu estômago, tórax, nádegas, parte superior dos braços ou coxas. As estrias também podem ocorrer como um efeito colateral do uso de esteróides, diabetes ou certas condições como síndrome de Marfans, síndrome de Cushing, síndrome de Ehlers-Danlos e algumas doenças genéticas hereditárias.

Vitanol A para estrias funciona?

O retinol, quando utilizado na forma de creme, é conhecido clinicamente como creme de tretinoína. O seu mecanismo de funcionamento ainda não é exatamente conhecido e está sendo estudado, mas seus efeitos são positivos quando aplicado à pele. O uso regular de creme de tretinoína aumenta a produção de colágeno, o que ajuda a regenerar a pele, curando as estrias. A pele morta também é removida com este creme, revelando então uma pele mais saudável por baixo da camada superior e sua pigmentação é redistribuída para uniformizar o tom de pele.

Como já dito, estudos preliminares sobre o uso de retinol nas estrias são muito positivos. Quando aplicado diariamente durante seis meses, o creme de tretinoína reduziu a largura, comprimento e gravidade das estrias, de acordo com um estudo de 1996 realizado pelo Dr. Sewon Kang do Departamento de Dermatologia do Centro Médico da Universidade de Michigan.

Oito das dez mulheres que aplicaram o creme tiveram uma diminuição significativa no comprimento e largura de suas estrias. As mulheres que usaram um creme de placebo viram um aumento no comprimento e na largura das marcas. Foi constatado também que o creme foi mais eficaz quando usado em estrias que tinham menos de seis semanas de idade.

A vitamina A estimula o colágeno, melhorando o aspecto da pele e reduzindo a aparência das estrias. Além disso, também melhora a penetração de cosméticos quando aplicados após o tratamento com ácido retinóico.

Como usar

O vitanol A está disponível em forma de gel ou creme e é indicado para adultos ou crianças acima de 12 anos. Cremes contendo Vitanol A estão disponíveis apenas por prescrição médica.

Publicidade

Para o uso do produto, é recomendado lavar e secar cuidadosamente a área de aplicação e aplicar uma fina camada do gel ou creme e massagear o local. É preferível que se aplique o Vitanol A na parte da noite, de preferência antes de dormir, a fim de evitar o contato da pele com o sol. Pela manhã, é recomendado lavar a área em que o produto foi aplicado e secar cuidadosamente, sem esfregar o local.

A periodicidade das aplicações pode variar de paciente para paciente, dependendo da tolerância de cada tipo de pele, e deve ser determinada pelo médico. A aplicação excessiva não melhorará a eficácia, mas poderá aumentar o risco de irritação da pele.

Se uma irritação indevida (eritema, descamação ou desconforto intensos) ocorrer, os pacientes devem reduzir a frequência de aplicação ou interromper temporariamente o tratamento. A concentração da formulação deve ser selecionada e ajustada de acordo com a tolerância do paciente. Devido à natureza inflamável do gel de vitanol A, os pacientes devem evitar fumar ou permanecer próximos à chama enquanto aplicam o produto e imediatamente após seu uso.

O medicamento é contraindicado para pessoas com alergia à tretinoína e também não deve ser usado em pacientes com queimaduras ou processos inflamatórios na pele.

Antes e Depois

Na imagem abaixo, observamos o clareamento bastante evidente e quase total desaparecimento das estrias após o uso de vitanol A.

Além do uso para estrias, o vitanol A também é usado para tratamento de espinhas e manchas na pele. É possível atestar a eficácia do produto observando o antes e depois abaixo.

Confraindicações e efeitos colaterais

A tretinoína deve ser usada com cautela em pacientes com histórico de reações locais de tolerabilidade, fotoalergia ou hipersensibilidade local, além de pacientes com um histórico pessoal ou familiar de câncer de pele.

Efeitos colaterais comuns incluem a vermelhidão e descamação da pele. Eles são apenas temporários, pois remove a camada mais externa da superfície da pele, e assim vermelhidão e secura são previsíveis. É possível remediar a pele seca, aplicando uma camada de hidratante após a utilização do produto.

Publicidade

Muitas pessoas param de usar o ácido retinóico para estrias quando não vêem resultados. Porém, pode demorar até 24 semanas para que os resultados apareçam. Não espere que o Vitanol A trabalhe em marcas antigas de estrias que têm meses de idade e já ficaram brancas. O produto só tem resultados significativos se a estria for recente.

Não use mais do que seu dermatologista indica. Aplicar uma quantidade maior Vitanol A ou aplicar muitas vezes na esperança de uma solução rápida pode irritar a pele e tornar a aparência pior. Se você tiver efeitos colaterais, seu dermatologista pode recomendar ignorar alguns tratamentos e, em seguida, aumentar gradualmente a dose de volta até um nível que você possa tolerar.

Não o use se estiver grávida ou amamentando. Vitanol A e outros produtos químicos derivados da vitamina A afetam a expressão gênica. A tretinoína aplicada à pele tem sido associada a defeitos congênitos em coelhos, e em pelo menos dois casos em seres humanos.

Proteja a sua pele do sol durante todo o período de tratamento. Se você esfoliar sua epiderme, você está removendo o pigmento que a protege de danos a longo prazo pelo sol. Use um filtro solar de bloqueio forte em vez de hidratante se você estiver indo para expor a área tratada para o sol.

Tretinoína ou o retinol podem interagir com outros fármacos. Medicamentos ou produtos com ingredientes que causam secura ou esfoliação, por exemplo ácido salicílico, resorcinol ou enxofre, não devem ser usados ​​com Vitanol A, exceto sob a orientação de um médico.

Dicas

Como em qualquer tratamento tópico, você pode sofrer de alguma alergia com creme de tretinoína. Se você notar uma sensação de queimação ou formigamento que não desaparece rapidamente após o uso, bolhas, crostas ou escamas vermelhas, entre em contato com o seu médico.

Além disso, o efeito do creme de tretinoína em certos indivíduos não foi estudado. É aconselhado informar ao seu médico se estiver grávida, planejando uma gravidez ou amamentando antes de usar este creme. Se você ficar grávida enquanto estiver usando este creme, consulte um médico, pois muita vitamina A pode causar defeitos congênitos. A pele também pode se tornar mais sensível ao sol após o uso de tretinoína, assim é necessário sempre proteger sua pele da luz solar utilizando protetores solares.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você conhece alguém que utilize e afirme que o Vitanol A para estrias funciona mesmo? Tem curiosidade de experimentar o produto? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×