Manteiga Ghee – O que é, benefícios e como fazer

Especialista da área:
atualizado em 01/12/2020

Os benefícios da manteiga ghee são variados, como a melhora do sistema imunológico, a diminuição do colesterol e muitos outros.

  Continua Depois da Publicidade  

A seguir, você verá todos os benefícios e uma forma rápida e prática de se fazer manteiga ghee em casa.

O que é a manteiga ghee?

manteiga ghee

A manteiga ghee, também conhecida como manteiga clarificada, é um tipo de manteiga especial, feita a partir do cozimento da manteiga comum.

A manteiga ghee tem sua origem na Índia e se popularizou em praticamente toda a Ásia e na África. Além dos benefícios que serão citados a seguir, a ghee tem um sabor e aroma muito característicos e agradáveis que podem ser aproveitados nos mais diversos tipos de receitas.

Quais as diferenças entre a manteiga ghee e a manteiga comum?

A análise da composição da manteiga ghee mostra menos resíduos lácteos, como lactose e caseína. Isso faz com que pessoas com algum grau de intolerância à lactose ou à caseína possam incluir a manteiga ghee na dieta.

Mas é preciso ter cuidado, pois pessoas alérgicas ainda podem ter reações, mesmo que a lactose e as proteínas do leite estejam em pequenas quantidades na manteiga.

Benefícios da manteiga ghee

Vamos conhecer os melhores benefícios da manteiga ghee para a nossa saúde.

É rica em antioxidantes

Alguns estudos já demonstraram que a manteiga ghee é rica em antioxidantes, como vitamina A do tipo carotenóide, e os ácidos linoleico e butírico. Esses compostos combatem as ações dos radicais livres, e trazem vários benefícios para o corpo:

  • Redução da inflamação: ajuda a diminuir a inflamação em diversas partes do corpo, especialmente no trato gastrointestinal;
  • Mantem a saúde dos olhos: ajuda a prevenir a degeneração macular e o desenvolvimento de catarata;
  • Regula o sistema imunológico: ajuda a manter o seu sistema imunológico mais forte;
  • Mantém a saúde da pele: reduz o envelhecimento precoce e ajuda a melhorar o aspecto da pele;
  • Melhora a digestão: o ácido butírico presente na manteiga ghee favorece a saúde do sistema intestinal, aliviando a constipação e atuando positivamente na flora intestinal.

Bom para a saúde do coração e diminuição do colesterol

A manteiga ghee ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. Um estudo americano mostrou que o uso regular da ghee evita o acúmulo de gordura nas artérias e assim reduz a ocorrência de problemas cardíacos associados a obesidade.

Rica em vitaminas

A presença dos mais diversos tipos de vitaminas, principalmente as lipossolúveis, que se solubilizam em gorduras, é um dos grandes benefícios da manteiga ghee.

  Continua Depois da Publicidade  

Estudos mostram que essas vitaminas, que incluem as vitaminas A, D e E, ajudam a manter a saúde dos olhos, dos ossos e da pele.

Fonte de gordura saudável

Os ácidos graxos essências presentes na manteiga clarificada são uma ótima fonte de gordura boa para o nosso corpo.

Essas substâncias, além de nos fornecer energia, são capazes de manter níveis adequados de insulina no corpo, têm ação anti-inflamatória e agem na prevenção e contra problemas gastrointestinais.

Como usar a manteiga ghee e outras alternativas

A manteiga ghee pode ser usada nas mais diversas receitas em substituição à manteiga tradicional. Ela pode ser usada como óleo de aquecimento em qualquer receita, já que é super resistente a altas temperaturas, com a vantagem de não formar substâncias nocivas à saúde durante o aquecimento.

Aproveite para conferir várias receitas com ghee para experimentar em sua casa.

O consumo da manteiga clarificada deve ser moderado, já que é um produto composto por gorduras e, consequentemente, calórico. Nesse caso, você também pode optar por alternativas mais saudáveis que a manteiga.

Há também outras receitas que podem te interessar, como as receitas de manteiga de azeite de oliva e as receitas de manteiga vegana, que são excelentes para quem busca opções mais saudáveis, além de terem um sabor bem mais acentuado do que as manteigas industrializadas comercializadas nos supermercados.

Receita de manteiga ghee

como fazer manteiga ghee

Como a manteiga ghee costuma ser vendida a preços mais altos do que a manteiga comum, as vezes é melhor produzi-la em casa.

  Continua Depois da Publicidade  

Ingrediente: Manteiga orgânica.

Modo de preparo:

  • Corte a manteiga em diversos quadrados e coloque para derreter em uma panela em fogo baixo para que ela não queime (ponto de fumaça);
  • Assim que uma espuma branca e espessa aparecer na superfície da panela, que é a lactose e a caseína presente na manteiga comum, retire-a com uma escumadeira ou mesmo uma colher;
  • Continue mexendo até a manteiga começar a ferver e ocorrer a formação de um sólido no fundo e nas laterais da panela;
  • Empurre o sólido que grudar nas laterais para o fundo da panela até que a manteiga fique cada vez mais clara e não ocorrer mais formação de espuma branca;
  • Quando novas bolhas começarem a se formar e todo o sólido for depositado no fundo da panela, é hora de peneirar o produto com o uso de um tecido de algodão ou gaze para separar a lactose;
  • Transferira o líquido para um pote de vidro onde sua ghee será armazenada;
  • Descarte os sólidos filtrados;
  • Cubra o frasco deixando uma pequena brecha, e deixe por várias horas ou até mesmo um dia inteiro em temperatura ambiente.

Armazenamento

Basta manter o frasco fechado em temperatura ambiente e usar sua ghee em diversas receitas. A validade desse produto é de 3 meses.

Onde comprar

Se preferir comprar o produto ao invés de prepará-lo em casa, é possível encontrar a manteiga ghee em alguns supermercados, mas principalmente em lojas de produtos naturais.

De uma forma ou de outra, o consumo de manteiga ghee em sua dieta é uma escolha muito saudável, principalmente se substituir o óleo de soja e outros menos saudáveis nas suas receitas.

Fontes e Referências Adicionais

O que você achou dos benefícios da manteiga ghee que separamos acima? Pretende aprender como fazer em casa e aproveitar em suas receitas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média 4,68)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

5 comentários em “Manteiga Ghee – O que é, benefícios e como fazer”

  1. Realmente é muito bom e fácil de fazer, em alguns minutos vc prepara ela.
    Dica de como fazer:
    Derreta a manteiga em banho maria, aqueça a até notar que formou uma camada branca no fundo da panela, com auxílio de uma ceringa (grande), vai sugando toda a manteiga, tomando cuidado para não sugar a parte branca, por final, sugue toda, mesmo com a mistura da parte branca, deixe a ceringa na posição vertical por alguns minutos, que esta vai se deposita rno fundo da ceringa, onde vc a descarta, aproveitando assim toda manteiga Ghee propriamente dita.
    OPs: seringa

    Responder
  2. Realmente é muito bom e fácil de fazer, em alguns minutos vc prepara ela.
    Dica de como fazer:
    Derreta a manteiga em banho maria, aqueça a até notar que formou uma camada branca no fundo da panela, com auxílio de uma ceringa (grande), vai sugando toda a manteiga, tomando cuidado para não sugar a parte branca, por final, sugue toda, mesmo com a mistura da parte branca, deixe a ceringa na posição vertical por alguns minutos, que esta vai se deposita rno fundo da ceringa, onde vc a descarta, aproveitando assim toda manteiga Ghee propriamente dita.

    Responder
  3. Pelos benefícios da manteiga, parece ser muito bom. Principalmente pelas vitaminas… Mas é um processo bem complicado, por isso que no mercado custa caro!

    Responder
  4. Obrigada pela informação tão pertinente sobre a manteiga Ghee. Continuem esse serviço público admirável. Bj

    Responder