Monovin A para cabelos – Para que serve, resultados e como usar

Especialista da área:
atualizado em 19/04/2021

O Monovin A é um suplemento vitamínico que muitos começaram a usar como um produto para o crescimento dos cabelos.

  Continua Depois da Publicidade  

E o uso desse produto vem justamente como um componente dos chamados “shampoos bomba”, cujo uso vem crescendo bastante, com o objetivo de promover o crescimento dos fios de cabelo e a nutrição do couro cabeludo.

Então, a seguir vamos conhecer esse suplemento, seus efeitos e descobrir se o Monovin A pode ou não fazer o cabelo crescer.

O que é Monovin A e para que serve?

Originalmente, Monovin A não é um medicamento próprio para tratar problemas capilares. Trata-se de um remédio de uso veterinário, indicado para o tratamento da deficiência de vitamina A e suas manifestações em bovinos, de acordo com a bula do produto.

Como funciona o uso de Monovin A para cabelos e por que especialistas são contra

O fato de Monovin não ser um produto formulado para o uso humano já deveria ser motivo de cautela para quem deseja consumi-lo.

Entretanto, o medicamento veterinário ficou famoso depois de ser promovido como o integrante de uma espécie de “shampoo bomba caseiro”, que promete fazer com que os fios capilares cresçam mais fortes e mais rápido.

Mas, os especialistas alertam que não existe indicação alguma para o uso do medicamento em seres humanos e é um erro acreditar que o remédio veterinário pode fazer com que os cabelos cresçam.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, o Monovin A não tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser usado em pessoas, o que significa que o produto não foi testado em seres humanos e que não existem estudos científicos que comprovem que o medicamento realmente é seguro e eficaz.

Porém há quem jure que a estratégia dá certo, utilizando como argumento imagens de antes e depois como as que você vai conferir a seguir.

monovin A para cabelos antes e depois

O papel da vitamina A no crescimento dos cabelos

A vitamina A não faria os cabelos crescerem mais rapidamente mesmo nas dosagens indicadas para os seres humanos, porque o nutriente não possui essa função. O que ocorre é que as deficiências nutricionais causam a queda de cabelo, além de afetar a sua aparência.

Então, a vitamina A ajuda a manter a saúde dos cabelos, mas não o faz crescer mais rápido.

Como o Monovin A é usado?

A receita de como usar o Monovin A para cabelos utiliza três ingredientes:

  • Uma colher de sopa do Monovin A;
  • 100 ml de shampoo sem sal;
  • Uma tampinha de Bepantol líquido.

Essa mistura deveria, então, ser usada para lavar os cabelos em dias alternados.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, o que fazer?

Em lojas de cosméticos e supermercados, é possível encontrar uma variedade dos chamados “shampoos bomba” e outros produtos de beleza formulados para o uso em seres humanos, que prometem estimular o crescimento dos cabelos.

Entretanto, para quem precisa de um tratamento eficaz para a queda de cabelos ou dificuldade no crescimento dos fios, o ideal é procurar o auxílio de um dermatologista.

Esse profissional é habilitado para avaliar os seus cabelos, determinar o que pode estar provocando o problema de queda ou falta de crescimento e indicar um tratamento ou remédio para crescer cabelo eficiente e seguro para o seu caso em particular.

Como suprir as necessidades de vitamina A?

A vitamina A pode ajudar o cabelo a crescer mais rápido, mas apenas quando ela é ingerida como alimento e não quando é adicionada a shampoos ou condicionadores.

Assim, o ideal é incluir em seu cardápio alimentos ricos neste nutriente, como:

  Continua Depois da Publicidade  

Efeitos do excesso de Vitamina A

Embora a vitamina A seja essencial para a saúde e a aparência dos cabelos, o excesso dessa vitamina pode causar a sua queda.

Além disso, o consumo excessivo da vitamina, principalmente na forma de suplementos, leva ao aparecimento de outros sintomas:

  • Pele seca;
  • Lábios rachados;
  • Enfraquecimento dos ossos;
  • Dores de cabeça.
Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar do uso de Monovin A para cabelos? Tinha curiosidade de experimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média 4,00)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário