Monovin A para Cabelos – Para Que Serve, Antes e Depois e Como Usar

Especialista:
atualizado em 04/08/2020

Veja se o uso do Monovin A para cabelos funciona, para que serve o produto e como usar para melhores resultados, além de conferir imagens de antes e depois de usuários.

Para quem se preocupa com a aparência, o bom aspecto e a saúde dos cabelos é algo bastante importante. Por isso, quando surgem problemas capilares, a procura por um tratamento ou produto para a condição em questão é imediata.

Entretanto, antes de escolher uma estratégia em particular, é necessário saber se ela realmente pode funcionar e se é segura, não é mesmo? Pensando nisso, vamos falar a respeito do uso de Monovin A para cabelos abaixo.

Aqueles que dão importância aos cuidados com os fios capilares também vão ganhar muito ao conhecer os alimentos bons para o cabelo e incluí-los na dieta.

Sobre Monovin A – O que é e para que serve?

Originalmente, Monovin A não é um medicamento próprio para lidar com problemas capilares. Trata-se de um remédio de uso veterinário indicado para o tratamento da deficiência de vitamina A e suas manifestações em bovinos, de acordo com o que informa a bula do produto.

Como funciona o uso de Monovin A para cabelos e por que especialistas são contra

O fato de Monovin não ser um produto formulado para o uso humano já deveria ser motivo de cautela para quem deseja consumi-lo. Entretanto, segundo informações, o medicamento veterinário ficou famoso depois de ser promovido como o integrante de uma espécie de “shampoo bomba caseiro”, que promete fazer com que os fios capilares cresçam mais fortes e mais rápido.

A receita de como usar o Monovin A para cabelos envolve misturar uma colher de sopa do produto para cada 100 ml de shampoo com shampoo sem sal e uma tampinha de Bepantol líquido para, então, lavar os cabelos em dias alternados com a mistura.

Há quem jure que a estratégia dá certo, utilizando como argumento imagens de antes e depois como as que você vai conferir na sequência:

Entretanto, antes de sair atrás do remédio para bovinos como alternativa para fazer os seus cabelos crescerem, vale a pena ressaltar que a utilização do produto para esta finalidade não é algo que não conta com a aprovação de especialistas.

Eles alertam que não existe indicação alguma para o uso do medicamento em seres humanos e é um erro acreditar que o remédio veterinário pode fazer com que os cabelos cresçam.

Monovin A não tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser usado em seres humanos, o que significa que o produto não foi testado em seres humanos e que não existem estudos científicos que comprovem que o medicamento realmente pode trazer benefícios para as pessoas.

A vitamina A não faria os cabelos crescerem mais velozmente mesmo nas dosagens e fabricações indicadas para os seres humanos porque o nutriente não possui essa função. Veja quais são os benefícios da vitamina A reais para o organismo.

O uso de Monovin A para cabelos, mesmo que diluído no shampoo, pode ser muito perigoso e embora seja difícil prever os efeitos colaterais para as pessoas, já que o controle de qualidade do produto foi feito somente em animais, é possível que ele provoque irritações e alergia.

O problema com o excesso de vitamina A

Outro perigo em relação ao uso de Monovin A para cabelos em seres humanos é que o medicamento apresenta uma quantidade muito elevada de vitamina A para seres humanos em sua composição, o que pode causar problemas.

Uma única dose de mais de 200 mil microgramas (mcg) de vitamina A pode provocar náusea, vômito, vertigem e visão borrada.

Já o uso diário e em longo prazo de mais de 10 mil mcg de suplementos orais de vitamina A pode resultar em desbaste dos ossos, dano hepático, dor de cabeça, diarreia, irritação na pele e dor nas articulações e nos ossos.

Como se não bastasse, para quem pretende engravidar ou já está gestante é necessário ter um cuidado todo especial com o uso de vitamina A, uma vez que o excesso do nutriente ao longo da gravidez já foi associado ao desenvolvimento de malformações congênitas.

Vale registrar, segundo a bula de Monovin A, que cada 100 ml do medicamento apresenta 10 milhões de unidades internacionais (UI) de vitamina A, que correspondem a 3.000.000 mcg do nutriente.

Esse excesso de vitamina A no organismo pode prejudicar em vez de auxiliar o crescimento dos cabelos, podendo ter o resultado desastroso da queda dos fios como consequência. As quantidades exageradas do nutriente também podem resultar no ressecamento da pele e dos lábios, acrescentou.

A queda dos cabelos pode ser experimentada especialmente se Monovin A for aplicado diretamente na raiz. O produto pode enfraquecer os fios capilares e deixá-los mais quebradiços.

Então, o que fazer?

Em lojas de cosméticos e supermercados, encontra-se uma variedade de shampoos bomba e outros produtos de beleza formulados para o uso em seres humanos que prometem estimular o crescimento dos cabelos. Testá-los é uma alternativa mais segura do que se arriscar com um medicamento de uso veterinário.

Entretanto, para quem quer garantir um produto e tratamento eficaz para a queda dos fios ou dificuldade no crescimento dos cabelos, o ideal mesmo é procurar o auxílio de um dermatologista. O profissional é habilitado para avaliar os seus cabelos, determinar o que pode estar provocando o problema de queda ou crescimento e indicar um tratamento ou remédio para crescer cabelo eficiente e seguro para o seu caso em particular.

Tenha em mente que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as orientações qualificadas e profissionais de um médico dermatologista.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar do uso de Monovin A para cabelos? Tinha curiosidade de experimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário