A mandioca também conhecida como aipim ou macaxeira é um tubérculo muito consumido aqui no Brasil, estando presente em diversas receitas, como saladas, purês, bolos, salgadinhos, sopas, quiches, entre outros .
Ela possui um grande valor nutricional e é considerada um dos principais alimentos energéticos que existem. A mandioca é fonte de cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitaminas A, C. e do complexo B. É rica em carboidratos e fibras.
Entretanto, abaixo vamos falar sobre uma parte diferente da mandioca, vamos conhecer o que podemos fazer com as suas folhas e quais são os seus benefícios para à saúde.
5 benefícios da folha de mandioca – Para que serve e propriedades

1. Complemento alimentar
As folhas de mandioca moídas e tostadas podem servir como complemento alimentar, já que são ricas em cálcio e vitamina A.
O cálcio presente nesta folha contribui para a melhoria da saúde óssea e a vitamina A é essencial para garantir uma boa visão.
2. Combate à anemia e desnutrição
A anemia é doença que pode surgir pela deficiência de ferro, vitamina B9 (folato/ácido fólico), pela inabilidade do corpo em processar a vitamina B12, por fatores hereditários, doenças crônicas, uso de medicamentos, infecções ou pela talassemia, que é uma doença que se caracteriza pela redução do número de glóbulos vermelhos.
O fitoterapeuta André Resende ensina em seu site uma multimistura que pode ser usada para enriquecer alimentos composta por folhas de mandioca, folhas de beterraba, folhas de cenoura, folhas de chuchu, casca de ovos. A recomendação é 300 g de cada.
Segue o passo a passo:
- Lave as folhas, deixe no sol ou no forno para secar. Cuidado para não queimar.
- Lave as cascas de ovos e deixe no forno para secar;
- Bata as cascas de ovos no liquidificador até virar um pó, use a peneira para separar as partes mais finas;
- Em seguida adicione as cascas peneiradas no liquidificador, junto com as folhas secas, e bata até formar um pó;
- Por fim, coloque em um pote seco e bem fechado, misture aos alimentos para fortificá-los.

3. Micose
Com base na nossa cultura popular, encontramos diversos relatos que garantem que a folha de mandioca pode ser utilizada no tratamento caseiro para lidar com a micose, porém não conseguimos localizar fontes realmente confiáveis para nos explicar como o ingrediente pode agir neste sentido.
Portanto, antes de usar a folha de mandioca para auxiliar no tratamento de micose, é fundamental que você converse com um médico dermatologista para lhe assegurar que o chá desta folha é realmente indicado para o seu caso.
Chá de folha de mandioca para micose
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de água fervente;
- 3 folhas de mandioca.
Modo de preparo:
Coloque as folhas de mandioca dentro de uma panela com a água fervente; Tampe e deixe abafar até a mistura ficar morna; Lave a área afetada pela micose com o chá de folha de mandioca ou molhe um pedaço de algodão no chá e passe na região desejada.
4. Saúde dos cabelos
De acordo com o Dr. Joseph Mercola, renomado autor e especialista em saúde natural, a raiz e a folha de mandioca podem ser utilizadas no preparo de uma pasta (misturar a folha da mandioca com água e mel) para nutrir e suavizar os cabelos.
A sugestão é aplicar óleo de coco ou azeite de oliva nos fios, passar a pasta de mandioca, esperar uma hora e lavar, repetindo o procedimento duas vezes por semana.
5. Outras propriedades
Em artigo divulgado no Linkedin, Paul Haider, professor espiritual e herborista, escreveu que as folhas de mandioca são ricas em proteínas, pois contém uma boa quantidade de fibras, além de possuir nutrientes como vitaminas do complexo B, vitamina C e potássio em sua composição.
Os antioxidantes encontrados nesta folha ajudam a erradicar os radicais livres no corpo. Além disso, por ser rica em potássio e ter fibras, a mandioca também é um alimento benéfico para o coração.
O potássio regula os fluidos e ajuda a aliviar a pressão que o sangue exerce na parede das artérias. As fibras, por sua vez, ajudam a equilibrar os níveis de ácidos graxos e reduzir os níveis de colesterol, promovendo assim um sistema cardiovascular saudável.
Cuidados e dicas
A folha de mandioca é tóxica, por isso o seu uso deve ser feito somente através do chá, pois ao fervê-la, as substâncias tóxicas são neutralizadas.
Como as folhas de mandioca devem ser cozidas? O primeiro passo é encher uma panela grande com água e levá-la ao fogão no fogo alto até a fervura. Em seguida, é necessário lavar por completo as folhas de mandioca debaixo da água corrente.
Após isso, jogue as folhas de mandioca que podem estar cortadas ou não, conforme a sua preferência, na panela e ajuste para o fogo médio. Tampe a panela e cozinhe elas em fogo brando durante 10 minutos.
Descarte a água fervida, retire as folhas de mandioca, lave a panela e coloque mais água. Adicione as folhas cozidas, vegetais, carne já cozida e especiarias à panela porque as folhas de mandioca têm um gosto bem fraco.
Então, leve a panela novamente ao fogo e deixe ferver. A recomendação é diminuir o fogo e cozinhar em fogo brando até que as folhas de mandioca e os vegetais fiquem macios.
No entanto, antes de utilizar a folha de mandioca para qualquer um dos fins descritos acima ou ainda para outros objetivos, não deixe de conversar com o seu médico. Só assim você garante que o ingrediente realmente pode ser benéfico e que não lhe fará mal.
Isso é fundamental para todas as pessoas, principalmente para mulheres grávidas ou em período de aleitamento, crianças, adolescentes, idosos e pessoas que sofrem com alguma doença ou condição de saúde.









