Aipim Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 09/12/2019

Aipim, também conhecido como mandioca ou macaxeira, é um rizoma cultivado nos climas quentes da África, Ásia e América do Sul. Mandioca não deve ser comida crua. Isso porque ela contém quantidades tóxicas de glicosídeos cianogênicos, que podem ser reduzidos a níveis inócuos com o cozimento. Além da cana de açúcar, o aipim é uma das fontes mais ricas em carboidratos. Vamos conhecer aqui as propriedades nutricionais e saber se aipim engorda ou emagrece.

Rico em Minerais

Mandioca é uma boa fonte de minerais como cálcio, fósforo, manganês, ferro e potássio. Esses minerais são necessários para o desenvolvimento, crescimento e funcionamento adequado dos tecidos corporais. Por exemplo, o cálcio é necessário para ossos e dentes fortes; o ferro ajuda na formação de duas proteínas – hemoglobina e mioglobina – que carregam oxigênio para os tecidos do corpo; e manganês ajuda na formação de ossos, tecido conectivo e hormônios sexuais.

O potássio é necessário para a síntese de proteínas e ajuda a processar carboidratos. Uma porção de 100 gramas de mandioca contém 16 miligramas de cálcio, 21 miligramas de magnésio, 271 miligramas de potássio, 27 miligramas de fósforo e 0,4 miligramas de manganês. Ela também tem 14 miligramas de sódio, 0,3 miligramas de zinco e 0,3 miligramas de ferro.

Rico em Fibras

O aipim contém grandes quantidades de fibras, o que pode ajudar a prevenir a prisão de ventre. De acordo com o site da Clínica Mayo, fibras também ajudam a perder peso, já que promovem saciedade duradoura. Ele também pode ajudar a reduzir seu colesterol ruim, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares. Se você sofre de diabetes, comer mandioca pode ajudar a baixar seus níveis de açúcar no sangue. Isso porque as fibras desaceleram a absorção do açúcar no sangue.

Rico em Carboidratos

Mandioca tem 38 gramas de carboidratos a cada 100 gramas. Isso faz dela uma boa fonte de energia para indivíduos que fazem exercícios físicos intensos. Tais atividades consomem glicogênio, que é uma forma de glicose armazenada nos músculos. Quando você come aipim, os carboidratos presentes tornam-se glicose no seu corpo, que então é convertida em glicogênio e armazenada nos músculos.

Sem Glúten

A falta da proteína alergênica – glúten – faz da farinha de mandioca uma boa substituta para centeio, aveia, cevada e trigo. Pessoas diagnosticadas com doença celíaca e outras alergias a glúten podem consumir alimentos feitos com tapioca ou farinha de mandioca. Embora fazer bolos, pão e outros alimentos requeira glúten para que eles possam aumentar de tamanho, ele pode ser substituído por goma guar e goma xantana.

Rico em Saponinas

O aipim tamém é uma boa fonte de saponinas. Esses fitoquímicos podem ajudar a combater o colesterol ruim no seu sangue. Eles fazem isso se ligando aos ácidos da bile e colesterol, prevenindo que eles sejam absorvidos no intestino fino. Os efeitos antioxidantes das saponinas podem ajudar a proteger suas células dos radicais livres. Um estudo da Universidade de Tianjin publicado e, 2010 também descobriu que saponinas podem ajudar a prevenir o câncer.

Outros fatos

  • Mandioca tem quase duas vezes as calorias das batatas, talvez mais que qualquer tubérculos ou raízes. 100 gramas contém 160 calorias. Suas calorias vêm principalmente da sacarose que forma a massa de açúcares em tubérculos, sendo mais de 69% dos açucares totais. O açúcar complexo amilose é outra fonte de carboidratos (16-17%).
  • Mandioca tem muito pouca gordura e proteína. Ainda assim, ela tem mais proteína que outros alimentos como inhame, batata, banana da terra, etc.
  • Mandioca é uma fonte moderada de algumas vitaminas do complexo B como ácido fólico, tiamina, piridoxina (vitamina B6), riboflavina e ácido pantotênico.
  • A raiz é a principal fonte de alguns minerais importantes como zinco, magnésio, cobre, ferro e manganês para muitos habitantes de países tropicais. Além disso, ela contém quantidades adequadas de potássio (271 mg por 100 gramas ou 6% da necessidade diária). O potássio é um componente importante de células e fluidos corporais, que ajuda a regular o batimento cardíaco e a pressão sanguínea.  

O aipim engorda e faz mal para quem pretende perder peso?

No geral, você deve limitar a quantidade de mandioca que você come quando está de dieta. Normalmente as pessoas fazem um prato cheio de purê de aipim (várias colheres de sopa) quando decidem comer. Dessa forma, o consumo pode ser problemático.

Embora seja um carboidrato completo, de digestão mais lenta, o aipim engorda por ser um alimento com alta densidade de carboidratos e bem calórico. O problema fica maior por conta da preparação. É comum a pessoa adicionar muita manteiga ou creme de leite ao cozinhar o aipim. E dessa forma muita gordura e calorias são adicionas ao alimento.

Para completar, vale lembrar grande parte das pessoas consome aipim na forma frita. Isso é pior do que comer batata frita e certamente irá prejudicar seus esforços de emagrecer. Dessa forma, o aipim engorda sim.

Vídeo:

Gostou das dicas?

De que forma você costuma consumir o aipim? Ele é um alimento comum em sua dieta? Quais fontes de carboidratos você consome com mais frequência? Comente abaixo.

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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61 comentários em “Aipim Engorda ou Emagrece?”

  1. Custumo comer mandioca so cozida na água agora estou de regime comi 4 pedaços dois pedacinhos de frango cozido e beterraba cozida e temperada só

  2. 800 grde mandioca com tomate, temperos e água até em cima na panela de pressão. cozinho por 30 minutos e depois bato no liquidificador. Bom demais. Será que assim é muito calórica?
    Com essa quantidade, faço sete porções para sete dias.

  3. Tenho 60 anos e a pouco tempo desenvolvi uma alergia a glúten e lactose, tirei tudo q continua glúten e lactose,p. Meu café da manhã é aimoim cozido com pouco de sal e ainda quente ponho um pouco de manteiga. Mas tenho sentido muita azia e queimação no estômago. Mas o aimpim sempre me deu azia, mas cômico comia raramente não me importava,e agora q fiz dele meu dejejum e lanche da noite, pois não tenho o hábito de jantar há mais de 20 anos. Sou magra, faço academia , não bebo , retirei a cerveja de fds , por causa do glúten , refrigerantes também não. Tá difícil essas restrições alimentares, já perdi 3 kg, tô magra! 1,60 e 53 kg.

  4. Tenho uma prima nutriciona que substitui o pão pela mandioca ou batata doce no café da manhã. E ela é bem magrinha.

  5. Eu faço soa de repolho e legumes e bato no liquidificador. Sempre coloco um pedaço equino de aipim quando vou bater a soa p dar uma cremosidade melhor, mas sem exageros

  6. Estou comendo no almoço em média de 200g de mandioca, 150g de frango e salada, onde os dois primeiros feitos no air frier, será que consigo emagrecer?

  7. Minha nutri me pediu para comer 3 pedaços de aipim ou batata doce no lanche da tarde. Mas eu costumo malhar de manhã. Dessa forma vai me prejudicar no emagrecimento?

    • Eu faço como caldo pra jantar as 18:00.Eu coziinho mais ou menos 1.200kg.Bato metade no liquidificador,aí douro alho e cebola pego um tomate deixo cozinhar pra dar uma cor e ali coloco o caldo com água e uns pedaços inteiros por último coloco um pouco de frango desfiado e temperos verde como salsa e cebolinha. Deixo na geladeira pra ir comendo durante toda a semana.Será que é muito calórico? Só pra constar que meu almoço tá sendo bastante salada e um pedaço pequeno de carne.

  8. Boa noite, estou em uma dieta para ganhar peso. Minha nutricionista disse que a mandioca tem auto índice glicemico e que não é boa para consumo como a batata doce, em várias pesquisas que fiz as dias estão sendo equiparadas. Não consigo ingerir a quantidade de bata doce indicada será mesmo que não posso fazer essa substituição?
    Agradeço

  9. Olá, comecei a mudar meus hábitos alimentares com intuito de perder peso. Na janta, posso ingerir uma porção pequena de aipim cozido, sem manteiga e com pouco sal. Salada ( cenoura, beterraba, tomate, pepino e cebola) e um file de peito de frango grelhado na chapa. Ou seria melhor um sanduíche no pão integral 9 grãos, e os mesmos ingredientes a cima no sanduíche. No almoço, o aipim substitui bem o arroz e feijão?

  10. Como sopa de mandioca com frango co
    zido panela de pressão! Almoço e jantar. Isso ajuda emagrecer.? Malho cinco vezes por semana.!