6 benefícios da fruta Jatobá – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 19/04/2021

A fruta jatobá, apesar de não ser muito conhecida em algumas partes do país, vem chamando a atenção de médicos e nutricionistas, devido aos benefícios que pode trazer para o organismo.

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Isso se deve ao fato de o fruto do jatobá pode considerado um energético natural, além de ser rico em uma infinidade de nutrientes. Por isso ele é usado como um remédio natural na medicina tradicional.

Então, a seguir vamos conhecer um pouco mais sobre a fruta jatobá e descobrir quais são os seus benefícios para a saúde e a boa forma.

O que é a fruta jatobá?

jatobá do cerrado

O jatobá, de nome científico Hymenaea courbaril, é uma arvore que dá origem a frutos de casca bastante dura, e é conhecida por diferentes nomes, a depender da região:

  • Jatobeiro;
  • Jataí-do-campo;
  • Jataí-de-piauí;
  • Jatobá-capão;
  • Jatobá-do-cerrado;
  • Jatobé-da-serra;
  • Jatobá-de-casca-fina;
  • Jatobeira;
  • Jitaé;
  • Jutaí;
  • Jutaicica.

Os frutos maduros do jatobá apresentam uma coloração escura e podem ser consumidos crus, cozidos com leite e ser utilizados em receitas como pães, mingaus e bolos, já que fornecem uma farinha de elevado valor nutritivo.

6 benefícios da fruta jatobá

As propriedades medicinais da fruta jatobá se devem ao teor de vitaminas, minerais e fibras que ela possui. Mas, é importante lembrar que esse fruto, mesmo in natura, é considerado um fruto seco, e por isso seus nutrientes estão concentrados.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de fruta jatobá in natura.

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ComponenteValor por 100 g
Calorias248 kcal
Proteína5,65 g
Gorduras2,53 g
Carboidratos76,23 g
Fibra alimentar51 g

Os demais nutrientes estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

1. É rica em vitamina A

Esta vitamina está presente em grandes quantidades na fruta jatobá, o que faz dela benéfica para a saúde dos olhos.

2. Rica em potássio

A fruta jatobá é uma excelente fonte de potássio, sendo quatro vezes mais rica no mineral do que a banana. Por isso, podemos dizer que o consumo regular da fruta, sem exageros, pode ajudar a reduzir a pressão arterial e mesmo a prevenir a hipertensão.

Além disso, o potássio contribui também para a prevenção de cãibras, e pode ajudar na realização de exercícios físicos.

Mas é preciso ter cuidado com a quantidade consumida, uma vez que o excesso de potássio pode causar problemas como arritmias.

3. Fonte de fibras

A polpa do jatobá-do-cerrado in natura apresenta um alto teor de fibras alimentares em sua composição, o que pode trazer uma série de benefícios para a saúde, como veremos a seguir:

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  • Fibras solúveis: Ajudam a diminuir a absorção de colesterol, gorduras e carboidratos durante a digestão, e assim contribuem para a prevenção e o tratamento de doenças cardiovasculares e diabetes;
  • Fibras insolúveis: Esse tipo de fibra alimentar é essencial para o bom funcionamento do intestino, uma vez que elas ajudam a hidratar e dar volume às fezes, e assim previnem problemas como a constipação.

Em outras palavras, as fibras beneficiam a digestão, a glicemia, os níveis de colesterol e de triglicérides, além de contribuir com a saciedade.

4. Fonte de magnésio

A polpa in natura do jatobá possui mais magnésio do que boa parte das encontradas no Brasil. Este mineral participa de várias reações no nosso organismo, desde a digestão até o bom funcionamento dos nervos.

Por isso, incluir na dieta alimentos ricos em magnésio, como a fruta jatobá, pode ajudar a manter a saúde como um todo.

5. Fonte de manganês

A polpa in natura da fruta jatobá contém mais manganês do que outras frutas, como a banana, a laranja, a maçã e o mamão.

Esse mineral é um nutriente essencial para o corpo, que está envolvido em diversas funções do organismo, como o metabolismo de carboidratos, de colesterol e de proteínas. Além disso, ele também é importante para o processo de cicatrização e de formação de ossos.

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6. Fonte de vitamina C

A vitamina C, também presente na fruta jatobá, é classificada como um antioxidante, ao mesmo tempo em que participa da produção de colágeno.

Assim, o consumo da fruta jatobá pode ajudar a prevenir o estresse oxidativo e contribuir para a saúde da pele, dos ossos e do tecido conjuntivo, e ainda promover a cicatrização de feridas.

Além disso, a vitamina C possui uma ação anti-inflamatória e facilita a absorção de ferro, funcionando como um tratamento auxiliar para a anemia.

Contraindicações e cuidados

Por ser uma fruta riquíssima em potássio, o jatobá é contraindicado para pessoas que usem medicamentos que aumente a concentração do mineral no sangue, como:

  • Espironolactona, ou aldactone;
  • Captopril, ou capoten.

Além disso, pessoas com problemas nos rins devem consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar o consumo da fruta.

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Tabela nutricional

Porção de 100 g de fruta jatobá in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias 248 kcal
Proteína5,65 g
Gorduras2,53 g
Carboidratos 76,23 g
Fibra alimentar51 g
Cálcio 40 mg
Cobre3,9 mg
Potássio 1533 mg
Magnésio 117 mg
Manganês 12,8 mg
Sódio 1 mg
Fósforo 32 mg
Zinco 17,98 mg
Vitamina A RAE 87 mcg
Vitamina A RE 173 mcg
Niacina0,237 mg
Vitamina B60,028 mg
Vitamina C 83,05 mg
Folato27 mcg
Fonte: Sistemas de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira
Fontes e referências adicionais

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Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

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5 comentários em “6 benefícios da fruta Jatobá – Para que serve e propriedades”

  1. Desde de criança sempre comemos a fruta jatobá. Muito gostoso! Sabia que podia ser usado como medicação para algum problema físico, mas fiquei encantada em saber mais. Principalmente em poder fazer a farinha e usar na culinária. Obrigada!

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  2. Ótima matéria, tenho 58 anos, sou de MT, esse fruto jatoba era muito consumido por membros da minha família no passado, vendo as propriedades e os benefícios desse fruto entendo agora por que ficava doente na casa da vovó Ana, ela tinha 14 filhos. Em MT é nativo, vou procurar pra consumir diariamente, como prevenção e cura. Obrigado mundoboaforma!

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  3. Quando descobri que o jatobá é muito boa para os ossos e o celebro não fico sem melhorou muito as dores que sentia na coluna pare não é difícil pois tenho uma árvore jatobeira aqui no quintal de casa.

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  4. Tenho 58 anos e adquiri o hábito de consumir a fruta do Jatobá em natura, na forma de farinha. Coleto, higienizo os frutos, retiro a polpa e passo em um ralador. Assim retiro uma farinha fina, e uma outra mistura com mais fibras, as quais misturo banana e iogurte. Misturo e faço uso diário de três colheres de sopa. Me sinto muito bem, como uma criança, com todas as funções do organismo em ordém, e principalmente, com uma saúde extraordinária! Recomento muitíssimo!!!

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  5. Nao só conheço o jatobá como faço uso dele inatura, gostei muito da explicação sobre os 6 benefícios do jatobá.

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