6 Benefícios da Fruta Jatobá – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

Veja a seguir o que é e quais são os benefícios da fruta jatobá para a saúde, para que serve o seu consumo e suas principais propriedades.

Encontrado na América Central, na América do Sul e nas Índias Ocidentais, o jatobá floresce entre os meses de outubro a dezembro. No Brasil, a maior espécie é o jatobá-amazônico, que pode chegar a medir até 40 m de altura. A menor é o jatobá-do-cerrado, que pode ser visto em todo o país.

Essa fruta faz parte de outras frutas exóticas que podem ter seus benefícios para a saúde. Confira também os benefícios da fruta bacuri e os benefícios da fruta cambucá, por exemplo.

Segundo a publicação Alimentos Regionais Brasileiros do Ministério da Saúde, o jatobá pode ser conhecido ainda pelos nomes de: jatobeiro, jataí-do-campo, jataí-de-piauí, jatobá-capão, jatobá-do-cerrado, jatobé-da-serra, jatobá-de-casca-fina, jatobeira, jitaé, jutaí e jutaicica.

O jatobá dá origem a frutos de casca bastante dura, que ficam maduros a partir do mês de julho. Os frutos maduros do jatobá apresentam uma coloração escura e são coletados entre os meses de setembro a dezembro.

Este fruto comestível pode ser consumido cru, cozido com leite e ser utilizado em receitas como pães, mingaus e bolos, já que fornece uma farinha de elevado valor nutritivo.

E é justamente sobre esse fruto que a gente vai falar no artigo de hoje, em que iremos conhecer algumas vantagens para a saúde que já foram associadas à fruta jatobá. Vamos nessa?

Para que serve – 6 benefícios da fruta jatobá

1. As propriedades da fruta jatobá

Uma porção de 100 g de jatobá é composta por doses de nutrientes como carboidratos, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A (retinol), vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3 (niacina) e vitamina C, todos importantes para o organismo funcionar apropriadamente.

2. Rica em potássio

Além dos nutrientes mencionados no tópico anterior, a fruta jatobá é quatro vezes mais rica em potássio do que a banana, que é reconhecidamente um alimento rico desse nutriente. Veja mais alguns alimentos ricos em potássio.

O potássio é um mineral muito importante para o organismo humano porque é necessário para a construção de proteínas, o controle do equilíbrio ácido-base do corpo, a decomposição e o uso de carboidratos, a formação de músculos, a manutenção de um crescimento corporal normal e o controle da atividade elétrica do coração.

O nutriente também auxilia os nervos a funcionarem, contribui com a contração muscular e ajuda a mover nutrientes para dentro das células e a mandar resíduos para fora das células.

3. Fonte de fibras

A polpa do jatobá-do-cerrado in natura apresenta uma quantidade significativa de fibras em sua composição.

Dessas fibras, acredita-se que o teor de fibras solúveis do alimento seja de aproximadamente 11% e que o teor de fibras insolúveis seja de cerca de 42%. Confira a seguir a explicação do folheto da Embrapa Cerrados a respeito das fibras solúveis e das fibras insolúveis:

“As fibras solúveis têm a propriedade de se ligarem à água, formando um gel que reduz a absorção de lipídeos e açúcares, tornando-se substrato para a formação de rica flora bacteriana, retardando o esvaziamento gástrico e a absorção de glicose e reduzindo o colesterol no soro sanguíneo. As fibras insolúveis são importantes para fornecer a massa necessária para a ação peristáltica do intestino, aumentando o peso das fezes e acelerando o trânsito intestinal.” (ANDERSON, 1985; RAUPP et al., 2000).

Em outras palavras, as fibras beneficiam aspectos como a digestão, os níveis de colesterol e a saciedade dentro do nosso organismo.

4. Fonte de magnésio

A polpa in natura do jatobá possui mais magnésio do que frutas populares no Brasil como a banana, a laranja, a maçã e o mamão.

Segundo informações, o magnésio é um nutriente necessário para mais de 300 reações bioquímicas no organismo e auxilia a manter a normalidade da função nervosa e da função muscular, apoia a saúde do sistema imunológico, ajuda os ossos a permanecerem fortes e mantém os batimentos cardíacos estáveis.

Mas não é somente isso: o mineral ainda contribui com a regulação dos níveis de glicose e auxilia na produção de energia e proteínas.

5. Fonte de manganês

A polpa in natura da fruta jatobá contém mais manganês do que a banana, a laranja, a maçã e o mamão.

O manganês é um nutriente essencial para o corpo, que está envolvido em diversas funções do organismo como o processamento de carboidratos, de colesterol e de proteínas.

O mineral também é importante para o processo de cura de feridas. Ainda é possível que o manganês esteja envolvido na formação de ossos.

6. Fonte de vitamina C

A vitamina C, também presente na fruta jatobá, é classificada como um antioxidante, ao mesmo tempo em que é importante para a pele, os ossos e o tecido conjuntivo.

O nutriente também auxilia no processo de cura/cicatrização e contribui com a absorção de ferro por parte do organismo.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dos 6 benefícios da fruta jatobá que separamos acima? Já conhecia essa fruta ou pretende experimentar? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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