5 Benefícios da Fruta Fisális – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 17/02/2020

Confira a seguir os benefícios da fruta fisális, para que serve em um contexto inserida em nossa dieta, e as propriedades e nutrientes que podemos aproveitar.

A fisális (Physalis angulata L) é uma planta que possui caule ereto, pode atingir os 2,5 m e também é conhecida pelos nomes de camapu, canapu, joá-de-capote, saco-de-bode, bucho-derã e bate-testa.

Encontrada na Colômbia, no México e de norte a sul do Brasil, ela dá origem a frutos de forma arredondada, que são donos de um sabor ligeiramente ácido e que apresentam uma coloração bem amarela quando encontram-se maduros.

Aproveite para conhecer outras frutas exóticas que são super alimentos e seus benefícios para a saúde.

Para que serve – 5 benefícios da fruta fisális

1. As propriedades da fisális

O alimento é considerado uma fonte rica em nutrientes importantes para o organismo da gente funcionar direitinho: ferro, fósforo, vitamina A e vitamina C.

2. Fonte de vitamina C

Como acabamos de aprender, a fruta fisális é classificada como um alimento rico em vitamina C, algo que não poderia deixar de receber o devido destaque aqui na nossa lista.

Isso porque a vitamina C é classificada como um antioxidante, ao mesmo tempo em que é importante para o tecido conjuntivo.

O nutriente também contribui com o processo de cura/cicatrização e colabora com a absorção de ferro por parte do organismo, completou o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Ainda segundo informações, a vitamina C ainda exerce um papel na promoção de um sistema imunológico saudável, é necessária para o crescimento e desenvolvimento adequado do corpo e atua na reparação e manutenção da cartilagem, dos ossos e dos dentes.

Como se não bastasse, o nutriente produz uma proteína que é empregada na formação dos tendões, dos ligamentos, dos vasos sanguíneos e da pele, assinalou o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

3. Fonte de vitamina A

A fruta fisális serve como fonte de vitamina A, outro nutriente importante para o corpo humano, já que ele auxilia a formação e a manutenção dos dentes, dos tecidos moles e das membranas mucosas.

Esta vitamina também é bastante importante para os olhos: ela produz os pigmentos na retina e promove a boa visão, especialmente em luz baixa, completou o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, que assinalou ainda que o nutriente pode ser importante para a reprodução e para a amamentação.

A vitamina A é classificada como um antioxidante e que ela exerce uma função em relação às funções celulares e ao sistema imunológico no organismo humano.

4. Fonte de ferro

O ferro foi apontado como outro nutriente de destaque na composição da fruta fisális. E não é para menos que ele recebeu essa ênfase: encontrado em todas as células do organismo, o mineral é considerado essencial para o corpo humano, já que é necessário para a produção de hemoglobina, uma proteína integrante das células sanguíneas que atua no transporte de oxigênio.

O organismo também precisa do nutriente para fazer a mioglobina, uma proteína encontrada nos músculos que, assim como a sua colega hemoglobina, trabalha no transporte de oxigênio no organismo, esclareceu o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Mas não é somente isso: o mineral auxilia os músculos do corpo humano a armazenar e utilizar oxigênio e faz parte de muitas outras proteínas e enzimas, ressaltou o MedlinePlus, que ainda bem lembrou que ter pouco ferro no organismo pode resultar no desenvolvimento de um tipo de anemia. 

5. Fonte de fósforo

Não poderíamos nos esquecer do fósforo na nossa lista, já que o mineral também foi mencionado como um dos nutrientes encontrados em boas quantidades na composição da fruta fisális.

Isso porque, de acordo com informações do MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, o nutriente é o segundo mineral mais abundante dentro do corpo humano e está presente em maior parte nos ossos e nos dentes.

Não é à toa que a principal função do fósforo é justamente atuar na formação dos ossos e dos dentes, conforme explicou o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Entretanto, não é somente isso que o mineral faz: o nutriente também exerce um importante papel na utilização de carboidratos e gorduras por parte do corpo, é necessário para a produção de proteínas voltados ao crescimento, manutenção e reparação de células e tecidos, além de auxiliar o organismo a formar a adenosina trifosfato (ATP), uma molécula utilizada pelo corpo para o armazenamento de energia, informou o MedlinePlus.

O fósforo ainda trabalha ao lado das vitaminas do complexo B e contribui com a função renal, com a sinalização nervosa, com as contrações musculares e com a normalidade dos batimentos cardíacos, completou o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Referências Adicionais:

Você já conhecia os 5 benefícios da fruta fisális? Pretende experimentar e aproveitar essas propriedads? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário