5 dicas práticas e incríveis que vão ajudar no emagrecimento

Especialista da área:
atualizado em 26/02/2021

A perda de peso é o objetivo de muitas pessoas, mas, quem já tentou ou está no processo sabe que ele não é dos mais fáceis. Embora não exista fórmula mágica e seja preciso se dedicar a uma alimentação saudável, algumas dicas práticas podem ajudar. Confira:

  Continua Depois da Publicidade  

1. Usar temperos naturais

Ervas

Por exemplo, temperos de ervas finas desidratadas ou frescas ou temperos em pó, desde que eles contenham apenas o alimento natural na forma em pó. Ou seja, um alho em pó serve, mas aqueles temperos industrializados em cubinho, sachê ou copinhos cheios de sódio não dão certo.

Enfim, a ideia aqui é sempre usar os temperos naturais e esquecer os temperos prontos. Isso porque esses temperos industrializados provocam a retenção de líquido, algo que deixa o corpo inchado.

2. Consumir mais alimentos ricos em água

Devido ao seu alto teor de água, esses alimentos contêm menos calorias e costumam ter bastantes fibras, nutriente que ajuda a dar saciedade ao corpo. Isso sem contar que a água é essencial para o bom funcionamento de diversas áreas do organismo.

Por exemplo, a lista de alimentos ricos em água inclui pepino, chuchu e folhosos. Aliás, os folhosos fazem parte do grupo das comidas com calorias negativas.

Elas são chamadas assim porque a quantia de calorias que o corpo gasta na digestão delas é maior do que o teor de calorias que elas fornecem.

3. Evitar as sobremesas

Comer um docinho ou até uma fruta após o almoço ou jantar é um hábito para muitas pessoas, mas isso não é necessário. Afinal, a pessoa acabou de fazer uma refeição completa.

No caso dos doces, fica fácil entender o motivo dele não ser necessário ou aconselhado, já que eles têm muito açúcar. Entretanto, nem mesmo uma fruta é necessária? Afinal, as frutas são cheias de nutrientes!

Se o almoço ou jantar foi feito de maneira equilibrada, ou seja, se a pessoa montou um prato diverso e repleto de nutrientes, com salada, legumes, um carboidrato saudável e proteína de boa qualidade, não é preciso complementar com a fruta.

O ideal é deixar a fruta para o momento do lanche, em que a fome aperta entre uma refeição e outra. Se você sente falta de ingerir algo docinho após o almoço ou jantar, a dica é optar por um chá naturalmente adocicado como o chá de canela.

  Continua Depois da Publicidade  

Outras opções são o chá de camomila e o chá de erva-doce, que inclusive podem ajudar a digestão. No entanto, nada colocar açúcar ou mel na bebida, hein?

4. Tomar café preto

Como você consome o seu café? É aquele cafezinho preto ou você adiciona açúcar, chantili ou creme de leite? Talvez use aqueles blends de café já prontos ou tome um café com caldas e cremes em uma cafeteria no caminho para o trabalho.

Saiba que nada disso é uma boa ideia. Os benefícios do café estão associados ao café preto sem açúcar, sem adoçante ou qualquer desses complementos.

Um café com esses acompanhamentos não tem os mesmos benefícios do café preto. Além disso, esses complementos enchem a bebida de açúcar e calorias desnecessárias, que vão atrapalhar o emagrecimento.

5. Moderar no queijo

Os queijos podem acrescentar muitas calorias e muitas gorduras à alimentação. Vale destacar o queijo ralado, que adiciona várias calorias em um volume muito pequeno. Conheça o teor de calorias de diferentes tipos de queijo.

Não é preciso eliminar de uma vez por todas o queijo da dieta, mas a recomendação é usar de maneira consciente, sem exagerar na quantia e na frequência em que consome o alimento.

Por exemplo, algumas pessoas colocam queijo em tudo: no pão, no molho, na batata, na carne, no macarrão, no arroz e por aí vai. No final das contas, a quantidade de calorias vindas do queijo adicionadas à dieta será muito grande.

Portanto, o ideal é escolher um ou outro prato para colocar o queijo e usar porções moderadas do ingrediente nas receitas.

  Continua Depois da Publicidade  

Antes de ir, confira o vídeo abaixo em que a nossa nutricionista também apresenta dicas do dia a dia para emagrecer mais rápido:

Você já conhecia essas dicas? Vai segui-las? Então, comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário