6 Benefícios da Cagaita – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 20/02/2020

Confira para que serve e todos os benefícios da fruta chamada cagaita de acordo com suas propriedades para o nosso organismo.

Grande parte das frutas exóticas brasileiras foram batizadas com nomes excêntricos, criativos e até engraçados. Um belo exemplo disso é a cagaita, que ganhou esse nome graças às propriedades laxativas do fruto, que se manifestam principalmente quando ele se encontra maduro ou em início de fermentação.

Ela é originária da caatinga, do cerrado e da mata atlântica e, embora o seu consumo in natura seja considerado baixo em relação a outras espécies frutíferas, considera-se que há um alto potencial de utilização do fruto na preparação de sorvetes, doces, geleias e licores.

Para que serve – 6 benefícios da cagaita

Embora as suas propriedades laxativas possam afastar a cagaita de quem já sofre com um intestino solto, para quem não tem esse tipo de problema, vale a pena conhecer os benefícios que já foram associados a ela. Veja a seguir:

1. As propriedades da cagaita

Composta por carboidratos e fibras, a cagaita também é considerada uma boa fonte de cálcio, magnésio, ferro e vitamina B2.

2.  Fonte de ácido linolênico

De acordo com informações da publicação Alimentos Regionais Brasileiros (2ª edição, 2015) do Ministério da Saúde, o óleo da polpa da cagaita carrega o ácido linolênico em sua composição, substância que é considerada um ácido graxo essencial, ou seja, precisa ser ingerida por meio da alimentação, já que não é sintetizada pelo organismo.

O ácido linolênico ou ácido alfa-linolênico, nome pelo qual ele também pode ser conhecido, é necessário para o crescimento e o desenvolvimento humano apropriado.

3. Fonte de vitamina B2

Como já vimos, a cagaita é classificada como uma boa fonte de vitamina B2, e isso caracteriza um belo de um benefício porque o nutriente é importante para o crescimento corporal e para e a produção de glóbulos vermelhos (hemácias), além de contribuir com a liberação de energia das proteínas.

Precisamos fornecer diariamente a vitamina B2 ao nosso organismo porque ela é uma vitamina solúvel em água, ou seja, não fica armazenada no corpo humano.

4. Fonte de cálcio

Se você está atento, provavelmente percebeu que o cálcio foi apontado como um dos minerais presentes na composição da cagaita. Mas você saberia dizer qual é a importância do nutriente para a saúde do nosso organismo?

O cálcio é armazenado pelo organismo nos ossos e nos dentes para auxiliar a tornar e manter os dois fortes.

O corpo humano também precisa do mineral para ajudar na contração e expansão dos músculos e dos vasos sanguíneos, para secretar hormônios e enzimas e para o envio de mensagens através do sistema nervoso.

Além disso, o nutriente ainda auxilia outras funções do organismo como: a coagulação sanguínea, a liberação de hormônios e outras substâncias químicas e a manutenção de um batimento cardíaco normalizado.

O portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos também assinalou que possuir um nível apropriado de cálcio no organismo ao longo da vida pode contribuir com a prevenção da osteoporose.

5. Fonte de magnésio

O fruto da cagaita também é considerado uma boa fonte do mineral magnésio, um nutriente que é necessário para mais 300 reações bioquímicas no organismo.

O mineral é conhecido por auxiliar a manter a função nervosa e muscular normalizadas, por fornecer suporte a um sistema imunológico saudável, por manter os batimentos cardíacos estáveis e por ajudar os ossos a permanecerem fortes.

Entretanto, as suas funções não se limitam a isso: o nutriente também contribui com a regulação dos níveis de glicose no sangue e colabora com a produção de energia e proteínas.

6. Fonte de ferro

A publicação Alimentos Regionais Brasileiros (2ª edição, 2015) do Ministério da Saúde destacou o ferro como outro mineral presente na composição da cagaita.

Esse mineral é necessário para a produção da hemoglobina e da mioglobina, proteínas que atuam no transporte do oxigênio.

Vale a pena destacar ainda que o ferro faz parte de diversas outras proteínas e enzimas do organismo e que a deficiência no nutriente pode resultar no desenvolvimento de um quadro de anemia.

Mas atenção

Consumir a fruta cagaita não vai resolver todas as necessidades do nosso organismo em relação aos nutrientes mencionados acima. Embora ele possua doses desses compostos, o alimento não contém toda a quantidade que o nosso corpo precisa.

Portanto, para garantir que o seu organismo receba todos os nutrientes que necessita em quantias apropriadas, procure seguir uma dieta saudável, que seja composta por toda uma diversidade de alimentos nutritivos.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar da fruta cagaita e os seus benefícios para a saúde? Pretende incluir na sua rotina? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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