6 Benefícios da Cambucá – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 10/03/2020

Veja quais são os benefícios da cambucá e para que serve essa fruta de acordo com suas propriedades e nutrientes para a nossa saúde.

Cambucá é uma palavra indígena que significa “fruta de mamar” e também é um dos nomes dados à Plinia edulis, uma árvore nativa da zona litorânea da Mata Atlântica, que ainda pode ser conhecida popularmente pelos nomes de cambucazeiro ou cambucá-verdadeiro e dá origem a flores de coloração branca.

O seu fruto fez parte da rotina da região até a primeira metade do século XX, entretanto, foi perdendo o seu espaço com o passar dos anos. Ele faz parte da mesma família de frutas populares como goiaba, jabuticaba e pitanga e de outras não tão famosas assim como araçá (veja os benefícios do araçá) e gabiroba ou guariroba.

Essas fazem parte das frutas exóticas brasileiras – veja seus benefícios!

Os frutos da árvore cambucá apresentam entre quatro a sete centímetros de diâmetro, são arredondados e achatados nos polos, possuem uma casca lisa e uma coloração amarelo-alaranjada.

Com um sabor que é descrito como semelhante ao da jabuticaba, eles podem ser consumidos in natura ou utilizados na preparação de receitas culinárias como sucos, sorvetes geleias e licores.

Para que serve – 6 benefícios da fruta cambucá

1. As propriedades da fruta cambucá

Acredita-se que o alimento seja composto por nutrientes importantes para o organismo humano funcionar apropriadamente. Entre eles, encontram-se: carboidratos, fibras, potássio, fósforo, cálcio, ferro, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C.

2. Fonte de potássio

Já que estudos apontaram o potássio como o principal mineral da cambucá, não podemos deixar de trazê-lo na nossa lista, não é mesmo?

O nutriente é necessário para a construção de proteínas, o controle do equilíbrio ácido-base do corpo e a decomposição e a utilização de carboidratos.

Mas não é somente isso: as funções do potássio também estão relacionadas à formação de músculos, à manutenção de um crescimento corporal normal e ao controle da atividade elétrica do coração.

Como se não bastasse, o mineral ainda contribui com o funcionamento dos nervos, auxilia a contração muscular, colabora com a movimentação de nutrientes para dentro das células e ajuda em relação ao envio de resíduos para fora das células.

3. Fonte de fósforo

Um dos minerais que aparece logo atrás do potássio como o principal na composição da cambucá é o fósforo.

Isso é uma boa notícia porque, de acordo com estudos, o nutriente é o segundo mineral mais abundante dentro do corpo humano e está presente em maior parte nos ossos e nos dentes.

Com isso, faz muito sentido que a principal função do fósforo – e dos alimentos ricos em fósforo – seja justamente atuar na formação dos ossos e dos dentes, conforme explicou o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Entretanto, não é somente isso que o mineral faz: o nutriente também exerce um importante papel na utilização de carboidratos e gorduras por parte do corpo, é necessário para a produção de proteínas voltados ao crescimento, manutenção e reparação de células e tecidos, além de auxiliar o organismo a formar a adenosina trifosfato (ATP), uma molécula utilizada pelo corpo para o armazenamento de energia.

O fósforo ainda trabalha ao lado das vitaminas do complexo B e contribui com a função renal, com a sinalização nervosa, com as contrações musculares e com a normalidade dos batimentos cardíacos, completou o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

4. Fonte de cálcio

O cálcio é outro nutriente que aparece com destaque na lista porque, conforme encontramos, ele está ao lado do fósforo como um dos principais minerais encontrados na cambucá.

Vamos conhecer quais as responsabilidades do mineral dentro do nosso organismo? O nutriente contribui com aspectos como a construção de ossos e dentes fortes, a coagulação sanguínea, o envio e o recebimento de sinais nervosos, a contração e o relaxamento dos músculos, a manutenção de um batimento cardíaco normalizado e a liberação de hormônios e outras substâncias químicas, de acordo com o que esclareceu o MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

O portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos também assinalou que o cálcio trabalha ainda na contração e na expansão dos vasos sanguíneos e na secreção de enzimas.

O nutriente é o mineral mais abundante dentro do organismo humano, estando presente principalmente nos dentes e ossos, além de ser encontrado nas células nervosas, nos tecidos corporais, no sangue e em outros fluidos do corpo humano.

5. Fonte de vitamina B1

Análises já concluíram que a fruta cambucá apresenta uma boa quantidade de tiamina, que também é conhecida como vitamina B1.

Este nutriente tem a responsabilidade de auxiliar as células do organismo a transformar os carboidratos em energia. Vale destacar que a principal função dos carboidratos é justamente conceder energia ao corpo, especialmente para o cérebro e para o sistema nervoso.

A vitamina B1 também participa da contração muscular, contribui com a condução de sinais e é considerada essencial para o metabolismo do piruvato. As informações são do MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Em tempo: o piruvato é apresentado como uma molécula orgânica bastante importante, que está envolvida em diversos processos biológicos e é classificada como essencial para a respiração celular.

6. Fonte de vitamina B2

A cambucá possui uma boa quantia de riboflavina – outra vitamina do complexo B, que pode ser conhecida ainda como vitamina B2.

Segundo informações do MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, a riboflavina ou vitamina B2 é classificada como importante para o crescimento corporal e para a produção de glóbulos vermelhos do sangue.

O nutriente, que trabalha em conjunto com outras vitaminas do complexo B, ainda contribui com a liberação de energia das proteínas, completou o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Referências Adicionais:

Você já conhecia a fruta cambucá? O que achou de seus benefícios? Pretende experimentá-la agora? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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