6 Benefícios do Suco de Quiabo – Como Fazer, Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

O quiabo é um vegetal que também é conhecido pelos nomes de gombô, quibombô e quimbombô. Acredita-se que sua origem seja do continente africano e que ele tenha sido introduzido no continente americano através dos escravos.

Com somente 33 calorias encontradas em cada porção de 100 g, o alimento serve como fonte de nutrientes importantes para o organismo humano como proteínas, cálcio, fósforo, magnésio, manganês, potássio, zinco, vitamina B1 e vitamina C, conforme informou a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO).

Já pensou em tomar uma bebida preparada com o quiabo? Vamos analisar abaixo o suco de quiabo e conhecer alguns dos benefícios associados a ele, assim como aprender como fazer algumas receitas da bebida.

6 benefícios do suco de quiabo 

1. Auxílio ao tratamento de tosses e dor de garganta

O suco de quiabo pode contribuir com o tratamento de tosses e dores de garganta graças ao fato de possuir propriedades antibacterianas e antissépticas.

Ainda assim, não deixe de seguir o tratamento já indicado pelo seu médico para resolver os problemas, apenas tenha a bebida como algo a mais que pode dar um auxílio.

2. Efeito antioxidante

O quiabo também é conhecido por ser fonte de antioxidantes para o organismo humano. Essas substâncias são importantes para o nosso corpo porque combatem compostos maléficos chamados radicais livres, que estão associados ao desenvolvimento de doenças graves como o câncer e ao envelhecimento precoce.

3. Fonte de vitamina C

O quiabo também serve como fonte de vitamina C para o organismo humano. Esse nutriente é fundamental para a nossa saúde porque atua no crescimento e na reparação de tecidos encontrados em todas as partes do corpo.

A substância também produz o colágeno, uma proteína utilizada na formação da pele, dos tendões, da cartilagem, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos. Além disso, a vitamina C é necessária para o processo de cura de feridas, para a reparação e manutenção dos dentes e dos ossos e auxilia o organismo a absorver o ferro. As informações são do Centro Médico da Universidade de Maryland nos Estados Unidos.

4. Saúde dos olhos

Graças ao fato de ser composto tanto por vitamina A quanto por betacaroteno, o suco de quiabo colabora com a saúde da visão. Isso porque as duas substâncias tratam-se de nutrientes importantes para a sustentação da visão. 

5. Melhoria do humor

O ingrediente principal do suco de quiabo foi apontado por uma pesquisa realizada no ano de 2013 como útil para as pessoas que sofrem com depressão.

A explicação é que o estudo em questão associou a atividade antidepressiva do quiabo a uma melhoria do humor, algo que pode beneficiar os indivíduos que sofrem com a depressão.

Obviamente, a promessa não é de uma solução para o problema – há somente uma perspectiva de auxílio – e o tratamento completo da depressão, indicado pelo médico, não deve ser abandonado.

6. Saúde dos ossos

Além de ser fonte de cálcio, mineral que constitui os ossos e é necessário para a formá-los e mantê-los fortes, o quiabo também é composto pela vitamina K, que ajuda os ossos a absorverem o cálcio.

Além disso, indivíduos que consomem quantidades pequenas de vitamina K apresentam uma tendência mais alta de sofrerem com fraturas ósseas. 

Como fazer – Receitas de suco de quiabo

1. Suco de quiabo com tangerina 

Ingredientes:

  • 30 g de quiabo;
  • 170 g de tangerina;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

Retirar as cascas e as sementes da tangerina; Colocar a tangerina e os outros ingredientes no liquidificador. Bater e servir-se imediatamente.

2. Suco de quiabo com gengibre, cenoura e maçã

Ingredientes:

  • 1 xícara de quiabo fatiado;
  • 2 cenouras descascadas e cortadas em rodelas;
  • 2 maçãs descascadas e fatiadas;
  • 1 pedaço de gengibre fresco;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

Levar todos os ingredientes ao liquidificador; Bater tudo e servir-se imediatamente.

Atenção: algumas pessoas podem optar por tirar a chamada baba do quiabo na hora de preparar o suco, entretanto, isso pode resultar na perda de benefícios da receita, tendo em vista que a baba é rica em nutrientes como fósforo, vitamina A, vitamina do complexo B e vitamina C.

Cuidados com o quiabo

Pessoas que possuem cálculos renais constituídos de oxalato ou são propensas a desenvolvê-los devem ter cuidado com o quiabo, pois o vegetal pode piorar os sintomas da condição, conforme informações da Centro Médico da Universidade de Maryland nos Estados Unidos. Isso porque, apesar de não ser rico em oxalato, o alimento tem doses moderados do composto.

O quiabo é composto por altas doses de um carboidrato conhecido como frutano, que pode induzir problemas como diarreia, inchaço e cólicas em algumas pessoas. Indivíduos diagnosticados com a síndrome do intestino irritável são aconselhadas a evitar alimentos que contenham essa substância em sua composição.

Você já imaginou que poderia tomar suco de quiabo? O que achou dos benefícios da bebida? Pretende aprender como fazer para aproveitá-los? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (22 votos, média: 3,77 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

5 comentários em “6 Benefícios do Suco de Quiabo – Como Fazer, Receitas e Dicas”

  1. Gostei de saber sobre os benefícios do quiabo. Sempre consumi os frutos refogados. Vou experimentar o suco.
    👏👏👏👏

  2. O suco de quiabo aumentou a imunidade deles, porisso não contraíram a cinomose. Perdi quatro filhotes e o pai deles.