7 Benefícios da Farinha de Amora – Como Fazer, Como Usar e Receitas

A amora é a mais recente das frutas a serem transformadas em farinha, e não por acaso. Excelente fonte de antioxidantes e uma aliada da boa forma, a amora é uma das frutas mais nutritivas à nossa disposição, e a boa notícia é que os benefícios da farinha de amora trazem grande parte das propriedades da fruta fresca.

Propriedades nutricionais da farinha de amora

Uma colher da farinha de amora (10g) fornece:

  • 32 calorias;
  • 6,7 g de carboidratos;
  • 0,5 g de proteínas;
  • 0 g de gordura;
  • 1,3 g de fibra alimentar.

A farinha de amora é também uma excelente fonte de vitaminas e minerais importantes, como a vitamina C e K, potássio, zinco, magnésio, cálcio, ferro e selênio.

Outro nutriente importante da farinha de amora é a pectina, um tipo de fibra solúvel que traz inúmeros benefícios à saúde. E assim como na fruta fresca, a farinha também é uma excelente fonte de flavonoides (sobretudo a antocianina), substâncias que possuem uma forte ação no combate aos radicais livres.

Para que Serve a Farinha de Amora?

a

O consumo da farinha de amora está relacionado a um melhor funcionamento do intestino, diminuição da vontade de comer doces, controle dos níveis de colesterol ruim e o combate às inflamações e ao envelhecimento precoce.

A farinha de amora serve ainda como fonte de minerais e vitaminas importantes para o metabolismo e bom funcionamento do organismo.

Benefícios da Farinha de Amora

1. Traz saciedade com poucas calorias 

Você já deve ter percebido a diferença entre comer um alimento rico em fibras – como o arroz e o pão integral, por exemplo – e consumir um alimento pobre no nutriente (pense no pão francês). Enquanto os primeiros deixam você saciado por mais tempo, os alimentos com pouca ou nenhuma fibra possuem digestão rápida, o que fará você ficar com fome em pouco tempo.

Um dos fatores que explicam essa diferença é a atuação das fibras alimentares, que absorvem água e deixam a digestão mais lenta, prolongando a sensação de saciedade. E são exatamente essas fibras que trazem alguns benefícios da farinha de amora importantes, uma vez que a pectina permite que você se sinta saciado com uma menor quantidade de comida (afinal, ela aumenta de tamanho no estômago) e com menos calorias. 

2. Dificulta a absorção de gorduras 

Outra parte importante dos benefícios da farinha de amora para a perda de peso é a capacidade de bloquear a absorção de gorduras no intestino – função essa que se deve à presença da pectina, que se une às moléculas de gordura e facilita sua eliminação pelo organismo.

Para obter este e outros benefícios da farinha de amora é essencial que seu consumo seja sempre feito com líquidos (preferencialmente água), a fim de facilitar a formação do gel com a pectina.

3. Controla a Glicemia

Em conjunto com o aumento da saciedade e a menor absorção de gordura, o controle da glicemia é a terceira propriedade da farinha de amora que pode ajudá-lo a perder peso. A mesma pectina que se expande e forma um gel retarda a liberação de açúcar na corrente sanguínea, evitando assim um aumento súbito das taxas de glicose.

E tudo que você não quer quando está tentando emagrecer é uma variação drástica dos seus níveis de açúcar, já que eles irão estimular a liberação de mais insulina (hormônio que estimula a estocagem de gordura) e muito possivelmente causar mais fome.

E não é somente na perda de peso que a variação brusca dos níveis de glicose é indexada: picos de açúcar na corrente sanguínea podem levar a uma diminuição da sensibilidade à insulina e consequente surgimento de diabetes do tipo 2.

4. É uma das farinhas mais ricas em antioxidantes

Envelhecimento precoce, Alzheimer, Parkinson e câncer são algumas das condições que podem ser combatidas com uma alimentação rica em antioxidantes. A farinha de amora é fonte de antocianinas, antioxidantes que evitam a formação e combatem a ação dos radicais livres em circulação pelo organismo.

Mesmo que você não esteja preocupado com o envelhecimento precoce, é importante ressaltar que esse não é o único efeito indesejado do excesso de radicais livres, uma vez que eles podem também contribuir para aumento da celulite, dificultar a perda de peso (através do aumento das inflamações, que causam inchaço) e até mesmo causar problemas no coração.

5. Equilibra os níveis de colesterol 

493x335_cholesterol_healthcheck

Nós nunca consumimos tanta gordura animal e tão poucos vegetais frescos como nos últimos anos. Pense no peito de peru do café da manhã, a carne bovina do almoço, o queijo do lanche da tarde e o frango grelhado do jantar – é muita gordura animal, não é mesmo?

Como resultado, nossas taxas de colesterol são as mais altas da história e começamos cada vez mais cedo a enfrentar problemas relacionados a taxas altas dessas lipoproteínas, que se acumulam na parede das artérias e obstruem o fluxo sanguíneo.

O infarto é somente um dos problemas causados por altas taxas de LDL (o mau colesterol) no sangue, já que a obstrução parcial do fluxo sanguíneo pode causar desde amortecimento das pernas até problemas cognitivos, como dificuldade de concentração e perda de memória. E, ao contrário do que muita gente pensa, quem é magro e malha com regularidade também pode ter colesterol alto, sobretudo se tiver uma dieta à base de frituras, doces, fast food e gordura saturada.

Nesse cenário, os benefícios da farinha de amora sobre os níveis de LDL são uma ótima notícia para quem está de olho não só na saúde como no bem estar e na boa forma. Essa propriedade da farinha de amora se dá tanto pela atuação dos flavonoides, que impedem a oxidação do LDL, como das pectinas, que dificultam a absorção da lipoproteína no intestino.

 É claro que, para obter este e outros benefícios da farinha de amora, é fundamental que seu uso esteja associado a uma diminuição da ingestão de gordura saturada e um maior consumo de verduras e legumes. 

6. Melhora o funcionamento do intestino

As pectinas (mesmo tipo de fibra encontrada na maçã e no maracujá) formam um gel ao absorverem água no estômago e no intestino, de maneira que sua passagem pelo sistema digestivo serve como uma grande faxina, removendo detritos alimentares e garantindo a saúde da parede intestinal.

Como a pectina aumenta rapidamente o volume dos alimentos digeridos, há uma aceleração do bolo alimentar pelo intestino, condição que previne a constipação e mantém o órgão em perfeito funcionamento.

7. Reduz a vontade de comer doces

woman-eating-cake

A farinha de amora conserva os açúcares da fruta, de maneira que seu consumo pode auxiliar no controle da compulsão por doces mais calóricos. Quando bater aquela vontade de comer algo adocicado no meio da manhã ou no fim da tarde, experimente consumir um pouco de iogurte desnatado (que é fonte de proteínas que ajudam a manter a saciedade) com uma colher de sobremesa de farinha de amora. Saudável, a combinação contém menos de 100 calorias e pode substituir opções mais calóricas, como uma fatia de bolo (que por sua vez pode conter bem mais de 200 kcal).

Como Fazer Farinha de Amora em Casa

farinha-de-amora-emagrece-1

Para quem prefere ter um produto natural e fresquinho, fazer a própria farinha em casa pode ser uma boa opção, já que o único ingrediente necessário será a fruta fresca. Veja então como prepará-la:

Ingredientes

  • 1 kg de amoras frescas limpas e secas.

Preparo

  1. Coloque as frutas sobre uma forma, tomando o cuidado de espalhar bem;
  2. Asse as amoras em fogo baixo até que estejam bem secas e esfarelando;
  3. Triture as frutas secas no liquidificador e guarde a farinha em um recipiente hermeticamente fechado;
  4. Caso prefira uma farinha mais fina você pode passá-la pela peneira, mas dessa maneira poderá perder parte das fibras da amora;
  5. Evite utilizar temperaturas altas durante a secagem das frutas, a fim de não perder nutrientes importantes, como os antioxidantes.

Como Usar

A farinha de amora pode ser uma adição bastante nutritiva ao preparo de biscoitos, muffins, bolos, tortas, doces, panquecas, sucos e saladas de frutas. Você também poderá polvilhar uma colher de sopa de amora sobre a granola do café da manhã, ou então misturá-la ao iogurte natural.

A quantidade diária recomendada pelos nutricionistas é de 1 colher de sobremesa, acompanhada preferencialmente de líquidos para auxiliar o funcionamento das fibras.

Escolha a farinha certa

farinha de amora roxa

Alguns fabricantes de farinhas funcionais adicionam maltodextrina à sua composição, uma vez que esse ingrediente é mais barato que a farinha da fruta pura. Em geral, a farinha integral é mais escura e áspera (segunda foto), enquanto a farinha com maltodextrina tende a ser homogênea e com textura e aspecto semelhante ao do amido de milho (primeira foto).

Para ter certeza de que está levando o produto correto, analise o rótulo e questione o vendedor no caso da farinha de amora vendida a granel.

Receitas com Farinha de Amora

1. Panqueca light com farinha de amora

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de farinha de amora;
  • 1 colher de sobremesa de aveia em flocos;
  • 1 clara;
  • 1 colher de sopa de amoras frescas picadas;
  • ½ banana amassada;
  • 1 fio de óleo de coco;
  • Canela a gosto.

Modo de Preparo:

  1. Bata no liquidificador a farinha de amora com a clara e a farinha de aveia;
  2. Acrescente à mistura as amoras frescas, a banana e a canela e incorpore suavemente com uma colher;
  3. Prepare as panquecas na frigideira untada com o óleo de coco;
  4. Caso queira acrescentar ainda mais fibras à panqueca, adicione uma colher de sobremesa de chia no final do preparo.

2. Suco para queimar gordura com farinha de amora

images (3)

Ingredientes:

  • 1 colher de farinha de amora;
  • 200 ml de água de coco (de preferência natural, já que as industrializadas podem conter açúcar);
  • suco de ½ limão;
  • ½ xícara de frutas vermelhas frescas ou congeladas (morango, amora, framboesa, mirtilo).

Preparo:

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba sem adoçar e sem coar (para manter todas as fibras das frutas e da farinha de amora).

3. Pão light com farinha de amora

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de farinha de amora;
  • 2 colheres de creme de ricota ou tofu;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de fermento em pó;
  • adoçante a gosto.

Preparo:

  1. Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata até obter uma massa cremosa;
  2. Divida a massa em dois recipientes de vidro que tenham formato semelhante ao de uma fatia de pão de forma;
  3. Leve a mistura ao microondas e deixe cozinhar por 1 minuto;
  4. Ao retirar o pão do microondas verifique se o interior da massa está seco. Caso esteja meio cru, volte ao microondas por mais 30 segundos, e assim sucessivamente até obter um pão bem cozido;
  5. Repita o procedimento para o outro recipiente;
  6. Coloque as duas fatias em uma frigideira antiaderente e leve ao fogo para tostar.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já conhecia todos esses benefícios da farinha de amora para a saúde e boa forma? Conhece outras receitas com a farinha? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16 votos, média: 4,31 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

8 comentários

  1. Gostei da dissertação sobre a farinha amora.
    Gostaria, que vocês me informem onde adquirir as fruta innatura.
    Agradecido pela informação

  2. Consuelo Rosângela Fernandes Satyro

    Gostei das informações mas queria saber se também ajuda nos sintomas da menopausa?

  3. Acabei de comprar uma pequena porção para experimentar, pq não conhecia, e gostei muito do texto que esclareceu sobre as propriedades e vantagens. Vou passar a consumir regularmente.

  4. Excelentes informacoes!! Faco paes artesanais e comecei a utilzar a farinha de amora recentemente com otimos resultados tanto em textura como em sabor,sem contar os inumeros beneficios para a saude!!Obrigada!!

    • Fiz o pão Light com farinha de amora mas não deu certo. Acredito que a receita passada acima não está completa. O gosto ficou bom, mas a textura não. Acho que fica melhor como um bolo de caneca no microondas.

    • Olá, já utilizou batata cará moída juntamente nos pães? Fica ótimo, é uma panc, fica muito macio.

  5. Ola Tenho dois pe de amora preta gigante q produs uma media de 10 kilos cada pé por ano sempre no mes de julho faço a poda radical ai em setembro já estou colhendo as deliciosas amora, já faço uso desta fruta a mais de 6 anos continuo faço colheita diariamente e separo em porções de 300grs e congelo tenho amora o ano todo, os meus pe de amora ta plantado no quintal e mantenho eles sempre baixo e nunca deixo os galhos crecer, após a poda é a coisa mais linda entre as fruta carrega de uma maneira exepcional.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*