7 Benefícios do Cará – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 16/03/2020

O cará é um tubérculo que pode ser utilizado substituindo a batata tradicional nas dietas de quem busca perder medidas, pois possui um baixo índice glicêmico, além de outros benefícios do cará.

O tubérculo possui importantes propriedades nutricionais responsáveis por fornecer diversos benefícios ao corpo humano, tais como cálcio, potássio, magnésio e fósforo.

Trazido pelos escravos, o cará se deu bem com o clima tropical. Para brotar, é necessário que o clima seja quente e úmido, tal qual a maior parte da vegetação brasileira. Por aqui, o alimento encontrou solo fértil para se espalhar.

Embora seja comumente confundido com o inhame, o cará é um tubérculo distinto. No entanto, ambos são ricas fontes de vitaminas do complexo B e podem ser incorporados a dietas variadas, pois possibilitam a manutenção de diversos sistemas do corpo.

Confira abaixo os principais benefícios oferecidos pelo cará.

1. Auxilia na Manutenção e Perda de Peso

O alimento possui um baixo índice glicêmico. Por isso, pode compor as dietas que visam à perda de pesa. Embora em termos calóricos os números não sejam tão baixos, o cará não possui sódio em sua composição.

Este já é um excelente motivo para integrar tais dietas, uma vez que o sódio presente em alguns alimentos faz com que o corpo humano retenha líquido e acabe inchando e criança celulites.

No entanto, o alimento continua sendo rico em carboidratos, o que pode ser um fator engordativo. Sendo assim, para que você possa desfrutar dos benefícios nutricionais do cará sem ter que abrir mão da boa forma, recomenda-se que o cardápio estipule porções pequenas do alimento.

A porção, no entanto, pode ser proporcionalmente adequada aos adolescentes, já que possuem metabolismo mais acelerado, tal como esportistas e pessoas que praticam exercícios regularmente.

2. Auxilia a Regular a Pressão Arterial

Devido ao alto teor de magnésio e potássio no tubérculo, o alimento é uma boa opção a ser inserida nas dietas das pessoas que sofrem com problemas cardiovasculares.

A ingestão desses minerais é capaz de auxiliar a regular a frequência cardíaca de quem os consome. Enquanto o potássio é fundamental para o pleno funcionamento dos nervos, músculos e células, o magnésio é essencial para a síntese proteica, transporte de energia, além de proporcionar o funcionamento adequado de certas enzimas.

Há, ainda, uma variedade da planta, que apresenta coloração roxa. Isso ocorre graças às antocianinas presentes no tubérculo, que também contribuem ao pleno funcionamento da circulação sanguínea.

3. Combate à Depressão

O combate à depressão é feito a partir de algumas maneiras possíveis. Uma delas é aumentar e melhorar os neurotransmissores, e isso é desencadeado mediante o consumo de vitaminas do complexo B.

Sendo um alimento rico nesse tipo de vitamina, o cará é visto como um alimento capaz de auxiliar no combate à depressão e suas derivações. No entanto, isso é mais eficaz mediante à ingestão conjugada aos alimentos ricos em triptofano, tais como peixes, ovos, nozes, arroz, linhaça e chocolate amargo.

4. Reposição Hormonal em Mulheres

O tubérculo é fonte de diosgenina, uma substância semelhante aos estrógenos humanos. Sendo assim, a ingestão de cará é recomendada também na dieta para mulheres que estão na menopausa, em que a produção de hormônios é diminuída, pois auxilia no processo de reposição hormonal.

5. Promove a Saúde Cerebral

Os altos níveis de piridoxina, um tipo de vitamina B6, fazem com que o sistema neurológico também seja beneficiado quando o cará é consumido, já que esta vitamina integra o processo de síntese de neurotransmissores. Sendo assim, as funções cognitivas como atenção, concentração e até mesmo o humor podem ser beneficamente afetadas quando o alimento passa a integrar o cardápio das pessoas.

6. Auxilia na Digestão

Diversas substâncias presentes no cará fazem com que o sistema digestivo exerça uma performance melhor quando ele compõe a dieta. Além de ser rico em vitaminas do complexo B, algumas delas responsáveis por estimular o apetite, o cará é rico em fibras.

As fibras, por sua vez, irão promover uma boa absorção alientar, evitando que problemas digestivos se manifestem.

7. Propriedades Anticancerígenas

Um dos principais benefícios do cará é ter em sua composição as propriedades antioxidantes. Por elas combaterem os radicais livres e, consequentemente, a oxidação do organismo, o alimento é uma boa fonte de prevenção às células cancerígenas.

A composição desse tubérculo também conta com selênio e iodo, duas substâncias importantes no que diz respeito ao combate e prevenção cancerígena.

Nutrientes do Cará

Como pode ser visto, a planta é benéfica em muitos aspectos e pode ser facilmente inserida em uma dieta. Quando o objetivo em vista é a perda de peso, o alimento pode substituir o arroz, por exemplo. Esta troca pode ser vantajosa pois o cará é menos calórico e com mais propriedades nutritivas.

Confira abaixo a tabela nutricional do tubérculo tendo como medida 100g do alimento.

– Calorias (kcal): 78

– Gorduras (g): 0,1

– Fibras (g): 2,6

– Proteínas (g): 1,5

– Carboidratos (g): 18,9

– Fósforo (mg): 28

– Potássio (mg): 203

– Cálcio (mg): 5

– Magnésio (mg): 15

Embora o alimento venha sendo adotado como tratamento complementar em diversos tipos de doenças e até mesmo tratamento preventivo, é importante considerar que ele por si só não substitui a necessidade de refeições balanceadas e com a maior diversidade possível de nutrientes, mineiras e vitaminas.

Como Consumir o Cará?

Uma das grandes vantagens deste alimento é sua versatilidade. Tal qual a batata convencional, o cará pode ser matéria-prima de uma série de receitas, que inclui desde sopas, purês, pães, saladas, maioneses e até mesmo sobremesas.

Quanto mais uniforme for sua casca, melhores são suas condições. Dessa forma, na hora de comprar o alimento, opte pelos que apresentam uma superfície mais regular. Além disso, ele absorve umidade facilmente. Sendo assim, opte por deixa-lo em locais longes de água, já que ele pode incorporá-la e estragar mais rapidamente.

É importante ressaltar que o cará auxilia na regulação dos níveis de açúcar na corrente sanguínea. Isso faz com que ele possa ser ingerido com segurança por pessoas que sofrem com diabetes.

Crianças Também Podem Desfrutar dos Benefícios do Cará

Tão logo uma criança passa à introdução alimentar, por volta dos 6 meses, o tubérculo pode ser incluído em sua refeição, desde que o alimento esteja cozido adequadamente e preparado em forma de papinha, sem sal ou temperos sódicos.

Recomenda-se, no entanto, que ele seja administrado ao bebê de maneira isolada para que possíveis reações alérgicas, se forem manifestadas, possam ter a fonte identificada e, dessa maneira, o consumo cessado.

Possíveis Efeitos Colaterais

O consumo excessivo do cará pode estar relacionado a alguns efeitos colaterais, principalmente gastrointestinais, como diarreia e, em alguns casos, vômitos e dores de cabeça.

Já as pessoas que possuem deficiência proteica no organismo, podem apresentar quadro de coagulação sanguínea após a ingestão do alimento. Sendo assim, é necessário estar atento à quantidade de proteínas que você vem consumindo, pois, essa substância é importante para o bom funcionamento inúmeras partes do corpo humano.

Além disso, devido ao fato de o alimento se comportar como um operador de estrogênio, o consumo irrestrito pode fazer com que a produção hormonal sofra desequilíbrio no organismo.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia os 7 benefícios do cara? Pretende incluir na sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário