Calorias do pão francês – Tipos, porções e dicas

Especialista:
atualizado em 16/11/2020

Também conhecido como pão branco ou pão de sal, o pão francês é o tipo de pão mais consumido pelos brasileiros.

Comumente consumido com manteiga no café da manhã ou recheado com frios no lanche da tarde, o pãozinho francês é um alimento bastante versátil. Mas é geralmente o primeiro item do cardápio a ser cortado por quem está querendo emagrecer.

Vamos agora conhecer um pouco mais sobre este alimento tão comum em nossas mesas.

pães

A controvérsia do glúten

Atualmente, o consumo de pão francês está em queda graças à popularização das famosas dietas “glúten free” adotadas por várias celebridades de forma indiscriminada.

Essas dietas de restrição de glúten se baseiam na crença de que a substância tem ações inflamatórias, e por isso deve ser evitada.

Mas estudos já demonstraram que o uso de glúten é seguro e não causa sintomas gastrintestinais em pessoas que não tem doença celíaca.

Mas afinal, quem deve evitar o glúten?

O consumo de glúten é contraindicado para quem tem doença celíaca, que é definida pela Sociedade Brasileira de Pediatria como um problema autoimune que gera uma intolerância severa ao glúten, que leva a uma inflamação no intestino e afeta a absorção de nutrientes.

Apesar de só atingir pessoas geneticamente predispostas, ela pode aparecer em qualquer momento da vida. Então, alguém pode ter consumido pão a vida inteira, e em algum momento começar a apresentar sintomas da doença celíaca.

Valor nutricional do pão francês

Os pães em geral são ricos em carboidratos e servem como importantes fontes de energia para nossas atividades diárias. O pão branco, no entanto, possui um alto índice glicêmico (IG), o que significa que a absorção de seus carboidratos é muito rápida.

Como resultado, os níveis de glicose no sangue aumentam muito rapidamente e há uma liberação excessiva de insulina, hormônio ligado ao acúmulo de gordura abdominal.

Além disso, como o pão branco possui rápida absorção e muito pouca fibra, a sensação de saciedade após seu consumo dura pouco tempo, o que pode levar a um maior consumo de calorias ao longo do dia.

Uma boa opção para evitar esses efeitos é substituir o pão francês por sua versão integral, que embora tenha valor energético semelhante, apresenta um maior teor de fibras que retardam a digestão e deixam você satisfeito por mais tempo.

Dicas para não engordar comendo pão francês

  • Para quem está com dificuldade para diminuir o consumo de pão, a dica é começar a refeição com uma fonte de proteínas, pois elas oferecem mais saciedade. Quando chegar a vez do carboidrato, você estará com menos fome e acabará comendo menos pão;
  • Ao fazer seu pão em casa, utilize ingredientes como a farinha integral, chia, aveia, linhaça, farinha de banana verde, entre outros ingredientes que acrescentam fibras e nutrientes à receita;
  • Antes de comprar qualquer produto, importante ler com atenção os rótulos, e isso inclui os pães. Só assim podemos ver quais seus ingredientes e saber se um pão é realmente integral. Os ingredientes listados nas embalagens estão em ordem de quantidade, ou seja, quando um pão é integral, o primeiro ingrediente da lista deve ser a farinha integral.
  • Como o pão francês é rico em carboidratos de rápida absorção, que causa uma grande variação na glicose sanguínea, é interessante consumi-lo junto com uma fonte de proteína magra, como peito de peru, ovo ou algum queijo light.
  • Embora contenha a mesma quantidade de calorias do tipo branco, o pão integral é rico em fibras, vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, além de oferecer mais saciedade que o pão francês branco.

Conheça receitas de pães saudáveis para a sua dieta

Aprenda como fazer receitas de diferentes tipos de pães:

Tabela nutricional

Valores correspondentes a 100mg de pão francês.

ComponenteValor por 100g
Energia299 kcal
Umidade24,7 g
Carboidrato total61,6 g
Carboidrato disponível59 g
Proteína9,83 g
Gorduras2,12 g
Fibra alimentar2,61 g
Cinzas1,74 g
Colesterol0
Gorduras saturadas0,68 g
Gorduras monoinsaturadas0,62 g
Gorduras poli-insaturadas0,48 g
Gorduras trans0,25 g
Cálcio14,2 mg
Ferro4,33 mg
Sódio681 mg
Magnésio24,9 mg
Fósforo99,7 mg
Potássio149 mg
Zinco0,82 mg
Cobre0,14 mg
Selênio7,3 mcg
Vitamina A (RE)2,04 mcg
Vitamina A (RAE)2,04 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,18 mg
Tiamina0,41 mg
Riboflavina0,7 mg
Niacina2,46 mg
Vitamina B60,63 mg
Equivalente de folato149mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)

Você tem o hábito de consumir diariamente o pão francês? Tem vontade de mudar esse hábito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média: 3,58 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

6 comentários em “Calorias do pão francês – Tipos, porções e dicas”

  1. Adorei saber mais sobre o pão. Mesmo ele sendo um vilão, a maioria de nós o consome regularmente. Mas agora vou diminuir na metade o consumo. Obrigada! Muito esclarecedor!

  2. Gosto muito de pão francês,sou viciada preciso diminuir,estou com excesso de peso,treino crosfit, e não consigo perder peso,gostei das dicas e esclarecimentos,vou tentar tirar o miolo rsrs.

  3. Gostei! Bem fundamentado! Sem “chutes” ou propaganda enganosa. Esclarecedor! Valeu!