Calorias do Pão Francês – Tipos, Porções e Dicas!

Especialista:
atualizado em 04/08/2020

Pão francês tradicional, pão francês sem miolo e pão francês integral: conheça as calorias do pão francês por diversos tipos e porções!

Também conhecido como pão branco ou pão de sal, o pão francês é o tipo de pão mais consumido pelos brasileiros.

Grande vilão das dietas para emagrecer (principalmente das dietas low carb), o pão é geralmente o primeiro item do cardápio a ser cortado por quem está querendo “enxugar as medidas”.

Ele é rico em carboidratos e serve como uma importante fonte de energia para nossas atividades diárias.

No entanto, o pão branco possui um alto índice glicêmico, o que indica que sua digestão é muito rápida, ou seja, os níveis de glicose no sangue aumentam muito rapidamente e há uma liberação excessiva de insulina, hormônio ligado ao acúmulo de gordura abdominal.

Com sua rápida absorção e bem pouca fibra, a sensação de saciedade após comer o pão branco dura pouco, o que gera mais fome e um maior consumo de calorias ao longo do dia.

Para evitar que isso ocorra, dê preferência ao pão integral, que embora tenha valor energético semelhante, apresenta um maior teor de fibras, que retardam a digestão e deixam você satisfeito por mais tempo.

As calorias do pão francês

Veja abaixo o número de calorias de acordo com o tipo de pão francês:

  • Branco (tradicional): 135 calorias por unidade; 68 calorias em ½ pão e 270 calorias em 100 g;
  • Integral: 135 calorias por unidade; 68 calorias em ½ pão e 270 calorias em 100 g (igual ao pão francês branco tradicional);
  • Sem miolo: 80 calorias por unidade de 50 g;
  • Integral sem miolo: 80 calorias por unidade e 160 calorias em 100 g;
  • Light: 109 calorias por unidade;
  • Baguete: 106 calorias em 40 g;
  • Pão na chapa: 206 calorias por unidade de 50 g;
  • Pão francês sem miolo com geleia: 134 calorias por unidade com geleia com açúcar e 107 calorias por unidade com geleia light.

A controvérsia do glúten

Atualmente, o consumo de pão francês está em queda graças à popularização das famosas dietas “gluten free” adotadas por inúmeras celebridades. Mas afinal, você deve deixar de comer pão francês por conta do glúten?

Pode-se argumentar que nossos antepassados sempre comeram pão e nunca antes tiveram problemas com intolerância ao glúten, mas a verdade é que a variedade de trigo mais cultivada no mundo hoje tem pelo menos cinco vezes mais glúten que o trigo utilizado há 100 anos.

Por outro lado, embora o glúten possa causar inflamações, somente 1% da população apresenta doença celíaca, um tipo de condição onde o glúten deve ser eliminado por completo da dieta. O restante pode em tese consumir o nutriente com moderação e como sendo parte de uma dieta equilibrada.

Ou seja, embora o assunto seja controverso e a dieta sem glúten esteja na moda, você não precisa eliminar o nutriente por completo da sua dieta, a menos que tenha sido diagnosticado com intolerância à proteína. A dica é consumir com moderação.

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cesta de pães com vários tipos diferentes

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Mais dicas!

Para evitar os picos e quedas de glicose no sangue: Como o pão francês é rico em carboidratos de rápida absorção que provocam uma grande variação na glicose sanguínea, a dica para evitar que isso ocorra é consumir o pão com uma fonte de proteína magra – pode ser ovo ou um queijo light, como a ricota ou o cottage;

Para reduzir a ingestão de pão: Para quem está tentando diminuir o consumo de pão mas acha a tarefa muito difícil, a dica é começar a refeição com uma fonte de proteínas, pois elas oferecem mais saciedade. Quando chegar a vez do carboidrato, você estará com menos fome e comerá menos pão;

Para fazer pão mais saudável em casa: Ao fazer seu pão em casa, utilize ingredientes como farinha integral, chia, aveia, linhaça, farinha de banana verde, entre outros que acrescentem fibras e nutrientes à receita.

Quais são as calorias do pão francês que você mais gosta e tem o costume de consumir? Acredita que precisa mudar esse hábito? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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6 comentários em “Calorias do Pão Francês – Tipos, Porções e Dicas!”

  1. Adorei saber mais sobre o pão. Mesmo ele sendo um vilão, a maioria de nós o consome regularmente. Mas agora vou diminuir na metade o consumo. Obrigada! Muito esclarecedor!

  2. Gosto muito de pão francês,sou viciada preciso diminuir,estou com excesso de peso,treino crosfit, e não consigo perder peso,gostei das dicas e esclarecimentos,vou tentar tirar o miolo rsrs.

  3. Gostei! Bem fundamentado! Sem “chutes” ou propaganda enganosa. Esclarecedor! Valeu!