9 Benefícios do Suco de Laranja – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

A laranja brasileira tem grande destaque no mercado mundial por sua qualidade e, em conjunto com os baixos custos de produção de suco de laranja, ajudou o Brasil a ser o maior produtor desta fruta no mundo, representando 60% da produção total mundial.

O suco de laranja é também um produto excelente para quem deseja buscar uma vida mais saudável em função dos seus inúmeros benefícios.

Vamos conhecer abaixo quais são esses importantes benefícios do suco de laranja para a saúde, saber para que serve e quais as principais propriedades desta deliciosa bebida.

Qual a importância do suco de laranja?

A produção de suco de laranja no Brasil é enorme e em torno de 80% da produção de laranja do país é destinada à indústria de bebidas para a produção de suco. A maior concentração de laranjais está no estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro, no chamado cinturão citrícola. Em função destes e de outros fatores, o Brasil é atualmente o maior exportador de suco de laranja no mundo, com exportações em torno de 477 mil toneladas em 2016, de acordo com dados do Ministério da Agricultura.

O amplo consumo de suco de laranja no mundo se dá devido ao sabor agradável deste produto e também às suas características nutricionais. Os benefícios do suco de laranja são inúmeros. A fruta é uma das melhores fontes de vitamina C, minerais e carboidratos dos alimentos mais consumidos no dia a dia.

Além disto, existem muitos estudos relacionando o suco de laranja à redução de vários problemas de saúde, auxiliando no combate a desordens alérgicas, doenças inflamatórias, doenças cardiovasculares e até mesmo aos diversos tipos de câncer.

Quais os benefícios do suco de laranja?

É importante também que se saiba que os benefícios do suco de laranja irão variar de acordo com a forma como ele é produzido e também com a quantidade de nutrientes presentes.

Os sucos de laranja naturais apresentam muitos benefícios em relação ao suco de laranja industrializado, que deve ser evitado e consumido somente em caso em que não seja possível fazer o natural. A vantagem do suco de laranja natural é que este não possui nenhum tipo de aditivos na sua composição e também não contém altos teores de açúcar como em muitos sucos industrializados.

Além disso, o suco de laranja é bastante versátil para ser usado no dia a dia, podendo ser misturado a outros sucos e frutas que venham a complementar a quantidade de nutrientes, como a acerola, o morango, o mamão, o limão, a maçã, entre muitas outras opções.

Veja, a seguir, 9 benefícios do suco de laranja, saiba para que serve e conheça as diversas propriedades deste alimento:

1. Ajuda na prevenção das doenças cardiovasculares

O suco de laranja é rico em vitamina C, uma das vitaminas mais importantes para o organismo. Esta vitamina possui alto poder antioxidante, promovendo a neutralização dos radicais livres no organismo e auxiliando também na redução do acúmulo de colesterol nas artérias. Desta forma, o suco pode auxiliar na prevenção de diversas doenças cardiovasculares, entre elas a arteriosclerose, a hipertensão arterial, o infarto do miocárdio, entre muitas outras.

2. Fortalece o sistema imunológico

Este é um dos benefícios do suco de laranja mais conhecidos, pois a quantidade de vitamina C presente na bebida ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Estudos mostram que o consumo deste alimento com frequência pode auxiliar na redução dos índices de desenvolvimento de gripes e resfriados, auxiliando também na recuperação e no tratamento dos problemas nas vias respiratórias.

Um copo de suco de laranja natural atende em mais de 200% a necessidade diária de vitamina C do organismo.

3. Melhora as funções cerebrais

Entre os benefícios do suco de laranja está a melhoria das funções cerebrais. Ele é rico em ácido fólico, uma vitamina que é essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso e que desempenha um papel importante na capacidade cognitiva e na saúde mental e emocional.

Além disso, alguns estudos mostram também que mais de 40% dos casos de depressão são causados pela deficiência de ácido fólico no organismo, já que ele é fundamental na produção de serotonina, um neurotransmissor associado à sensação de bem-estar.

4. Aumenta a saúde da pele, do cabelo e das unhas

O ácido fólico presente no suco de laranja também é fundamental para auxiliar na melhoria da saúde da pele, do cabelo e das unhas. Esta vitamina auxilia no crescimento das unhas e cabelos, combate a acne e a dermatite, além de deixar a pele com um brilho mais saudável e com a oleosidade controlada.

Além disso, a vitamina C presente no suco de laranja é um dos componentes fundamentais para a produção do colágeno, que é importante para reparar as células e para ajudar no crescimento de novos tecidos no organismo.

5. Melhora o sistema gastrointestinal

O suco de laranja contém altos teores de fibras, principalmente quanto é feito de forma natural, que ajudam na melhoria do sistema gastrointestinal, reduzindo a quantidade de toxinas presentes nas microvilosidades e atuando no trânsito intestinal.

O suco de laranja natural pode ser usado como uma boa fonte de fibras no dia a dia, podendo ser feito com o bagaço, ou seja, sem ser coado, de forma a aumentar o teor de fibras presentes por porção. O uso da centrífuga, por exemplo, auxilia no aumento do teor de fibras presente no suco natural.

6. Melhora a saúde ocular

Outra vitamina presente no suco de laranja, a vitamina A atua como um antioxidante e também é ligada à saúde dos olhos. Adicionando uma quantidade suficiente de vitamina A na dieta é possível melhorar a capacidade de se ver à noite, assim reduz o processo de degeneração macular. Um copo de suco de laranja natural pode contribuir com até 50% da necessidade diária de vitamina A para o organismo.

7. Ajuda a prevenir o câncer

A vitamina C é um poderoso antioxidante que pode impedir que o DNA das células saudáveis seja danificado, gerando células cancerosas. Além de conter a vitamina C, o suco de laranja também contém um antioxidante chamado de hesperidina que tem sido associado à redução do crescimento de alguns tumores e também ao estímulo da morte celular programada.

8. Melhora a circulação sanguínea

O suco de laranja é rico em folato, também chamado de ácido fólico. Este ácido faz parte do complexo B de vitaminas, sendo conhecido como vitamina B9, que é essencial para a criação do DNA e também para o crescimento de novas células. Além disso, o ácido fólico é fundamental para a geração de novos glóbulos vermelhos, e tem potencial para estimular o fluxo sanguíneo para as extremidades. Isto configura mais um dos importantes benefícios do suco de laranja: os sistemas de órgãos irão receber mais oxigênio e podem melhorar a eficiência de seus processos.

9. Reduz a inflamação

As frutas cítricas são consideradas excelentes agentes anti-inflamatórios. Alimentos com alto teor de gorduras e de açúcares podem contribuir para o aumento da inflamação no organismo, podendo levar ao desenvolvimento da resistência à insulina, sendo esta uma das principais causas da diabetes tipo 2 e da aterosclerose. Pesquisas mostram que um dos benefícios do suco de laranja é de poder inibir a resistência à insulina, reduzindo, assim, a inflamação, aumentando a proteção do coração e do sistema cardiovascular.

Cuidados e propriedades nutricionais

Mesmo o consumo do suco natural da fruta, espremido em casa, se feito em grandes quantidade, pode contribuir para o aumento de peso corporal.

Um copo de suco de laranja pode chegar a ter 25 gramas de carboidratos e 110 calorias. Embora tenha boas propriedades nutricionais, consumir alguns copos por dia pode não ser tão indicado. Se você busca um suco energético para tomar durante ou após a prática de exercício intenso, o suco de laranja mesmo em mais quantidade pode não ser problemático. Mas se busca emagrecer e continua consumindo suco de laranja em todas as refeições, pode ter um pouco mais de dificuldades.

Conclusão

A produção de suco de laranja no Brasil é enorme e em torno de 80% da produção de laranja do país é destinada à indústria de bebidas para a produção de suco. O amplo consumo de suco de laranja no mundo se dá devido ao sabor agradável deste produto e também às suas características nutricionais.

Os benefícios do suco de laranja são inúmeros, já que a fruta é uma das melhores fontes de vitamina C, minerais e carboidratos dos alimentos mais consumidos no dia a dia. Além disso, existem muitos estudos relacionando o suco de laranja à redução de vários problemas de saúde, auxiliando no combate a desordens alérgicas, doenças inflamatórias, doenças cardiovasculares e até mesmo dos diversos tipos de câncer.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia todos esses benefícios do suco de laranja para a saúde? Tem costume de tomá-lo com frequência no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (32 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “9 Benefícios do Suco de Laranja – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Aguardamos mais informação relativas as frutas que bem faz a saúde humana.

    Ate a próxima ocasião.

    Pedro narciso