Benefícios do suco de laranja – Para que serve e dicas

Especialista da área:
atualizado em 04/02/2021

O suco de laranja é uma bebida excelente para quem deseja buscar uma vida mais saudável em função dos seus inúmeros benefícios.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, ele é uma das bebidas mais comuns nos cafés da manhã brasileiros, contribuindo para a boa nutrição e para a saúde.

Então, vamos conhecer abaixo quais são esses importantes benefícios do suco de laranja para a saúde, saber para que serve e quais as principais propriedades desta deliciosa bebida.

Qual a importância do suco de laranja?

O suco de laranja é amplamente consumido em todo o mundo, devido ao seu sabor agradável e também às suas características nutricionais.

Além disso, o suco de laranja é bastante versátil, podendo ser misturado a outros sucos e frutas que venham a complementar a quantidade de nutrientes, como a acerola, o morango, o mamão, o limão e a maçã.

Por isso, a produção de laranja no Brasil é enorme, com diferentes tipos do fruto, que são vendidos in natura, na forma de sucos, geleias, entre outros.

Benefícios do suco de laranja

É importante também que se saiba que os benefícios do suco de laranja irão variar de acordo com a forma como ele é produzido e também com o tipo de laranja utilizada.

Mas essa fruta, famosa por ser fonte de vitamina C, possui outros nutrientes em sua composição, como veremos a seguir.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de suco de laranja sem açúcar.

ComponenteValor por 100 g
Calorias37 kcal
Carboidratos8,47 g
Proteína0,69 g
Gorduras0,11 g
Fibra alimentar0,17 g

Os demais nutrientes estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

  Continua Depois da Publicidade  

Veja a seguir os principais benefícios do suco de laranja:

1. Ajuda na prevenção das doenças cardiovasculares

O suco de laranja é rico em vitamina C, uma das vitaminas mais importantes para o organismo, e que possui um alto poder antioxidante.

Graças a esse efeito, ela ajuda a combater o estresse oxidativo, auxiliando na redução do acúmulo de gorduras nas artérias.

Desta forma, o suco de laranja pode contribuir para a prevenção de diversas doenças cardiovasculares, entre elas a arteriosclerose, a hipertensão arterial e o infarto do miocárdio.

2. Fortalece o sistema imunológico

Este é um dos benefícios mais conhecidos do suco de laranja, pois a quantidade de vitamina C presente na bebida ajuda na regulação do sistema imunológico.

Assim, a inclusão desse suco na sua rotina alimentar ajuda não apenas a combater infecções, mas também a prevenir problemas inflamatórios, auto imunes e até mesmo alguns tipos de câncer.

3. Contribui para a prevenção da anemia

Apesar de conter pouca quantidade de ferro, a laranja contém vitamina C, um nutriente essencial para a absorção do ferro durante a digestão. Assim, o consumo de alimentos ricos nessa vitamina ajuda a prevenir e a tratar a anemia.

4. Melhora a pressão arterial

O suco de laranja é rico em potássio, que, de acordo com um estudo publicado no periódico Hypertension em 2018, ajuda a controlar a pressão arterial. Esse efeito se deve ao papel do potássio na manutenção da elasticidade dos vasos sanguíneos.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Melhora a saúde da pele

A vitamina C presente no suco de laranja é fundamental para a produção do colágeno, que ajuda a manter a pele mais tonificada e com a aparência jovem, além de prevenir os efeitos dos radicais livres e da radiação solar na pele.

6. Melhora o sistema gastrointestinal

O suco de laranja quando consumido integral e não coado, contém uma boa quantidade de fibras, que ajudam na melhora do trânsito intestinal e assim previnem a constipação.

suco de laranja no café da manhã
O suco de laranja é um item quase obrigatório no café da manhã

Dicas e cuidados

  • O consumo do suco natural da fruta, mesmo que preparado em casa, pode levar ao ganho de peso, se feito de forma exagerada;
  • Não use o suco de laranja como sua única fonte de vitaminas. Ele deve fazer parte de uma dieta equilibrada, para que todas as necessidades nutricionais sejam atendidas;
  • Sempre que possível, prefira a fruta orgânica, que é cultivada sem o uso de pesticidas e outros aditivos agrícolas. Mas caso não seja possível, lave bem as frutas antes de consumir.

Veja também: Suco de fruta engorda?

Tabela nutricional

Porção de 100 g de suco de laranja sem açúcar.

ComponenteValor por 100 g
Calorias37 kcal
Carboidratos8,47 g
Proteína0,69 g
Gorduras0,11 g
Fibra alimentar0,17 g
Cálcio7,53 mg
Ferro0,02 mg
Magnésio8,97 mg
Fósforo17,4 mg
Potássio148 mg
Cobre0,02 mg
Selênio0,3 mcg
Vitamina A (RE)1,72 mcg
Vitamina A (RAE)0,86 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,02 mg
Tiamina0,04 mg
Riboflavina0,01 mg
Vitamina B60,02 mg
Vitamina C69,7 mg
Equivalente de folato24,6 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)
Fontes e referências adicionais

Você já conhecia todos esses benefícios do suco de laranja para a saúde? Tem costume de tomá-lo com frequência no seu dia a dia? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (32 votos, média 4,25)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

3 comentários em “Benefícios do suco de laranja – Para que serve e dicas”

  1. Esta eu e minha mãe a 8 meses tomando suco de duas laranjas batido no liquidificador com um pedaço de berinjela crua com casca , emagrecemos, a celulite sumiu a a saúde melhorou muito. Vamos continuar

    Responder
  2. Aguardamos mais informação relativas as frutas que bem faz a saúde humana.

    Ate a próxima ocasião.

    Pedro narciso

    Responder