10 Benefícios da Plataforma Vibratória Para Boa Forma e Saúde

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

O uso de dispositivos para favorecer o processo de perda de peso é comum entre aqueles que buscam um apoio estético para conquistar a boa forma. Você já deve ter ouvido falar que há um dispositivo que vem se destacado não só em academias, mas também em treinamentos esportivos e clínicas de fisioterapia.

Uma ajudinha sempre é bem vinda, por isso, conhecer os benefícios da plataforma vibratória pode ser um ponto de partida para você conquistar as medidas desejadas, mas também adquirir mais autoestima, articulações mais fortes e uma melhor qualidade de vida.

O que é?

A plataforma vibratória foi desenvolvida por russos, e o seu uso inicial era voltado para auxiliar os astronautas russos na realização de exercícios no espaço por um maior período de tempo, pois como não há gravidade no espaço, os exercícios de levantamento de peso não seriam a opção perfeita.

Para que serve?

A plataforma vibratória tem sido reconhecida como o carro chefe de uma nova era de exercícios físicos. Os defensores desses dispositivos acreditam que os praticantes podem obter os benefícios da plataforma vibratória em um período de tempo reduzido, se comparado aos exercícios tradicionais feitos diretamente sobre o solo.

A plataforma vibratória pode otimizar os resultados esperados das atividades físicas, ou seja, se eles contribuem para que seu organismo se comporte melhor, com o auxílio das vibrações, esses benefícios podem ser desfrutados mais rapidamente e com maior eficiência.

1. Emagrece

Os exercícios sobre a plataforma vibratória favorecem o funcionamento metabólico. Com os seus músculos se tornando mais fortes, eles utilizam o combustível de forma mais eficiente, e como a sua circulação sanguínea melhora, você terá mais energia. Esses fatores podem incentivar o seu corpo a queimar mais calorias e gorduras dos alimentos de forma mais rápida, assim acelerando o metabolismo.

2. Melhor circulação

Os benefícios da plataforma vibratória podem proporcionar aumento de oxigênio na corrente sanguínea, assim favorecendo a fluidez por todo o corpo. A melhor circulação de sangue pode contribuir para a contração dos músculos e ainda para o fornecimento de nutrientes para as células.

3. Tônus muscular

Devido ao processo de contração muscular durante uma sessão de exercícios na plataforma vibratória, os músculos são trabalhados sem a tensão intensa de exercícios de levantamento de peso. Esse benefício é interessante principalmente para aqueles que estão propensos a lesões, ou sofreram algum ferimento recentemente com outros exercícios.

Os músculos podem ser tonificados a partir das contrações musculares, e por isso, pessoas que desejam ganho de grandes músculos podem obter benefícios significativos com a combinação de levantamento de peso e uso da plataforma vibratória. Realizar os exercícios sobre a plataforma vibratória faz com que seus músculos se contraiam de 30 a 50 vezes por segundo. O uso desse dispositivo pode trabalhar até 90% das fibras musculares, se destacando das demais, as quais atingem apenas 40%.

4. Fortalece os ossos

As vibrações favorecem o aumento da densidade óssea. Foi comprovado que os astronautas perdem em média 2% de seus ossos em durante 1 mês no espaço, já as demais pessoas perdem esse mesmo percentual por cada década vivida após os 35 anos. O estímulo anabólico oferecido pela plataforma vibratória pode fazer com que os ossos reajam, o que favorece o aumento de nível de densidade dos ossos.

5. Estimula a produção de hormônios

Dentre os benefícios da plataforma vibratória, é possível afirmar que o seu corpo poderá produzir maiores níveis de hormônio do crescimento, assim apoiando a reparação e regeneração de músculos, tecidos e ossos. O seu corpo produzirá mais serotonina, o hormônio responsável pela sensação de felicidade e bem-estar, além de reduzir a produção de cortisol, que é o hormônio responsável pela sensação de estresse e ansiedade.

6. Melhora a função imunológica

Você poderá experimentar altos níveis de contrações musculares enquanto estiver sobre a plataforma vibratória, estimulando assim as glândulas linfáticas, o que leva ao aumento do fluxo linfático por todo o corpo, tornando o sistema imunológico mais forte. Esse processo faz com que a pressão arterial seja reduzida e o sangue transporte mais oxigênio para as células de seu corpo. Você poderá desfrutar de mais energia.

7. Fortalece as articulações e alivia a dor

Os movimentos feitos pela plataforma vibratória podem ajudar a fortalecer os músculos da região dos quadris e glúteos, além de estabilizar o corpo e fortalecer a coluna. As vibrações podem estabilizar as articulações e melhorar a flexibilidade e função articular.

Os benefícios da plataforma vibratória podem ser usufruídos por pessoas com osteoporose, artrite, esclerose múltipla, doença de Parkinson, diabetes, reumatismo, fibromialgia, obesidade, problemas de circulação, e muitas outras condições, pois pode reduzir dores e desconfortos, se for utilizada com o acompanhamento de um profissional da saúde, para que então os exercícios sejam realizados de acordo com as limitações físicas individuais. O importante é que os exercícios com vibrações podem ajudar a aliviar os sintomas dessas condições citadas acima.

8. Dor lombar

Mísculos lombares enfraquecidos e má postura são as principais causas de dor lombar. Esses músculos podem ser reforçados com terapias sobre a plataforma vibratória. Os movimentos ou massagens realizadas com as vibrações podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo para a área afetada, assim aliviando a dor e espasmo. É dito que os desconfortos e incômodos na região podem ser reduzidos em apenas poucas semanas de fisioterapia.

9. Varizes

O sangue dos membros inferiores é bombeado de volta para o coração por meio de válvulas nos vasos sanguíneos, os quais impedem que o sangue retorne às extremidades inferiores. As varizes surgem devido ao vazamento dessas válvulas. Com as atividades sobre a plataforma vibratória, é possível identificar que ocorre um significativo aumento na circulação, nota-se melhora no retorno do sangue dos membros inferiores, assim melhorando o desempenho circulatório geral.

10. Lesões esportivas

Os atletas e esportistas convivem não só com a consagração, mas seus esforços nos treinos também implicam em lesões, dores lombares e tensões causadas por estresse excessivo sobre o corpo. Diversas equipes esportivas profissionais aproveitam os benefícios da plataforma vibratória para a reabilitação mais eficiente.

O uso desse dispositivo pode não só fortalecer o corpo, assim evitando quedas ou lesões, como também é muito indicado para o tratamento e consequências já vividas, ou seja, se você caiu, ainda se recupera de alguma queda, ou está em fase de recuperação, a plataforma pode agir sobre suas lesões e ajudar você a se sentir melhor.

Agora que você entendeu para que serve que são os maiores benefícios da plataforma vibratória, tem vontade de experimentar alguns exercícios no equipamento? Já fez alguma vez? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (259 votos, média: 3,93 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

50 comentários em “10 Benefícios da Plataforma Vibratória Para Boa Forma e Saúde”

  1. Boa tarde!!! Tenho quatro parafusos de titânio e duas placas na lombar S1 L 5 uma artrodese que fiz há dois anos atrás. Será que é contra indicado para mim ?

  2. Tenho uma que comprei há mais de 10 anos, pela polishop. Usei um pouco quando comprei, tive resultados, ainda trabalhava!!! Nunca achava tempo para usa la. Ficou no depósito até ontem!!! Com a quarentena, lembrei me delaa!!! Usei ontem e hj!!! Amei!!! Vou continuar agora!!!

    • Comprei uma da marca mor, muito boa e fácil de transportar. Estou utilizando toda manhã por 10 minutos antes do banho. Meu dia começa muito melhor com mais pique e sem dor nas costas.

    • Existe m várias marcas,tem que ver o peso que ela suporta e também a plataforma não pode ser muito leve,na hora de vibrar ela tem que permanecer no chão , não pode ficar levantando junto pois não vai resolver.
      A minha é da marca Kikos, muito boa.
      Espero que tenha ajudado.

  3. No prédio onde eu moro tem uma academia, e o sindico comprou um aparelho treme treme e eu, como já tinha feito fisioterapia e tinha feito uma seção no treme treme, resolvi experimenta-lo; e eis que, foi a gloria para o meu corpo. Na primeira noite após o uso do treme treme por cinco minutos, fui ao banheiro quatro vezes na noite, no segundo dia, fui mais de quatro e agora sou uma outra mulher a partir de então. Sou obesa e tenho problema nos joelhos. Após os exercícios, fiquei relaxada, sem nenhuma dor e estou andando com tamanha desenvoltura que até eu mesma duvido. Sei que foi resultado do treme treme. Parabéns aos russos que inventaram esse bendito aparelho.

  4. Tenho 64 anos…1,54cm. e 62 kilos e muito abdomem. Não faço uso de medicamentos. Gostaria de adquirir uma esteira e não sei como usá-la.
    Por favor me oriente como usá-la diariamente.
    Obrigado pelo carinho
    Maria do Pilar Pereira de Miranda.