10 benefícios do Camu Camu – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 27/07/2021

Antigamente, a laranja era a fruta mais indicada como fonte de vitamina C. Após algum tempo, a acerola chegou e desbancou a laranja, apresentando um valor muito mais elevado da vitamina. Agora, surgiu outra fruta para ocupar esse lugar. Seu nome é camu camu, e além da alta concentração da vitamina C, ela traz diversos outros benefícios à saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

O teor de vitamina C na polpa desse fruto chega a surpreendentes 2,6 g para cada 100 g de fruta. Quando se analisa a casca, esse valor aumenta para 3,9 gramas. Em alguns casos, chegou-se a 6,0 gramas em 100 gramas de camu camu em pó.

O que foi descoberto até o momento, coloca o camu camu como a fruta com mais alto teor de vitamina C (ácido ascórbico). Vamos descobrir também para que serve e todos os benefícios do camu camu para a saúde.

Benefícios do camu camu

camu camu

Os benefícios do camu camu estão diretamente ligados ao aumento da imunidade, devido a seu alto teor de vitamina C. Tanto as folhas, quanto as frutas são utilizadas e apresentam as seguintes propriedades.

  1. Ajuda a prevenir gripes e resfriados na medida em que melhora o sistema imunológico;
  2. Atua na formação de colágeno, por esse motivo, é ótimo para a pele, prevenindo o envelhecimento precoce, evitando o aparecimento de rugas e linhas de expressão prematuramente;
  3. Tem efeito antioxidante, agindo sobre os radicais livres, evitando o estresse oxidativo e danos celulares, ajudando a prevenir o surgimento de doenças causadas pela atuação dessas substâncias, como é o caso de problemas cardíacos, catarata, glaucoma, herpes, doenças degenerativas no cérebro, e até mesmo câncer;
  4. Ajuda no processo de coagulação do sangue, acelera a cicatrização de feridas e evita a formação de hematomas;
  5. Tem efeito anti-inflamatório, podendo atuar contra sintomas de doenças como artrite reumatóide e osteoartrite, por exemplo;
  6. Melhora o humor. Alguns estudos relatam que alguns pacientes abandonaram o uso de medicamentos antidepressivos após incorporarem camu camu à sua dieta, embora isso não seja recomendado sem a expressa indicação médica;
  7. Ajuda a prevenir a anemia ferropriva e o escorbuto, doença caracterizada pela carência de vitamina C;
  8. Ajuda a eliminar toxinas e purificar o organismo;
  9. Ajuda a recuperar a musculatura no pós-treino, conforme explicado melhor mais abaixo.
  10. Pode ajudar na perda de peso, pois os compostos fenólicos presentes na fruta são capazes de melhorar a sensibilidade à insulina, bem como a sua secreção no organismo, prevenindo picos de insulina e o acúmulo de gordura.

Benefícios do camu camu para a musculatura 

O alto teor de vitamina C do camu camu e suas propriedades têm sido estudadas em relação à prática de esportes e fisiculturismo.

Ela está diretamente ligada à recuperação muscular, principalmente por ser antioxidante. Essa propriedade permite que as células da musculatura sejam protegidas dos radicais livres, dessa forma, a recuperação pós-treino será muito mais eficiente.

Além disso, a vitamina C está presente na formação do colágeno, que é responsável pelo fortalecimento dos tecidos, portanto, as chances de lesões durante o treinamento serão menores.

O ferro é importante para aumentar a força e performance nas atividades físicas. Graças à vitamina C do camu camu, a absorção do ferro será otimizada.

E, por fim, os hormônios esteroides, entre eles a testosterona, ajudam na disposição para os treinamentos. As propriedades do camu camu favorecem a formação e a liberação desses hormônios no organismo.

instrutora fitness

Benefícios do camu camu para a perda de peso

De que forma o camu camu poderá ajudar na perda de peso?

  Continua Depois da Publicidade  

A elevada porcentagem de vitamina C presente na fruta fará o organismo produzir um aminoácido de nome L-carnitina. Esse aminoácido é responsável pela transformação da gordura em energia. Quanto mais esse aminoácido for produzido e estiver circulando em nosso sangue, mais eficiente será a queima da gordura.

Além disso, estudos preliminares indicam que o camu camu é benéfico para a microbiota intestinal (ou flora intestinal), favorecendo a absorção de nutrientes, além do que, como já foi mencionado, a ação mais otimizada do hormônio insulina no organismo evita o acúmulo de gordura, especialmente na região do abdômen.

O que se conclui é que o consumo insuficiente de vitamina C está diretamente ligado ao acúmulo de gordura nos tecidos. É bem interessante começar a introduzir mais elementos ricos em vitamina C, entre eles, o camu camu.

Como usar o camu camu

camu camu a granel

A fruta fresca poderá ser utilizada na forma de suco, bastando bater no liquidificador 50 g de polpa para 1 litro de água. Adoce a gosto. Seu sabor é delicioso.

Quem encontrar dificuldades para comprar camu camu “in natura” poderá procurar por ela em cápsulas. Duas cápsulas de 500 mg ao dia, uma pela manhã e outra à tarde, serão suficientes. Mas na dúvida siga as instruções do rótulo ou converse com seu nutricionista.

Além disso, é possível encontrar o camu camu em pó que pode ser preparado diluindo uma colher de sopa rasa em um copo de água. A recomendação é que seja consumido duas vezes por dia.

Precauções e advertências

Não há estudos suficientemente seguros quanto ao uso de camu camu na gravidez e amamentação até o momento. Também pouco se sabe sobre os possíveis efeitos colaterais do camu camu em pessoas utilizando quimioterápicos. Em ambos os casos, é importante conversar com seu médico.

Considerações finais

O camu camu é um fruto relativamente desconhecido, ainda difícil de ser encontrado, que precisa de maiores estudos em relação à suas potencialidades.

  Continua Depois da Publicidade  

O que se sabe até hoje é que há muitos benefícios do camu camu para a saúde, pelo simples fato de ser a fruta com a maior concentração de vitamina C encontrada até hoje. Para quem quiser complementar sua ingestão de vitamina C, de forma natural, essa é uma ótima opção.

Vamos esperar que a fruta se popularize em pouco tempo, e assim como a laranja, seja facilmente encontrada nas feiras e sacolões do país.

Você já conhecia esta fruta chamada camu camu? Já a provou alguma vez? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (58 votos, média 3,81)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

37 comentários em “10 benefícios do Camu Camu – Para que serve e propriedades”

  1. EU MORO EM TEFÉ NO AMAZONAS AQUI A GENTE TEM A HONRA DE ENCONTRAR O CAMUM CAMUM EM FRUTA NATURAL NA NOSSAS FEIRA DE NOSSA CIDADE.E ESSE FRUTO NESSE MOMENTO DE PANDEMIA É ESSENCIAL PARA O AUMENTO DA IMUNIDADE.POIS O SUCO DESSE FRUTO TEM O PODER DE AUMENTAR SUA IMUNIDADE.QUE PRA ESSA DOENÇA É FUNDAMENTAL..EU ACONSELHO QUEM ACHAR ESSE FRUTO FAÇA O SUCO DELE POIS ELE PODE SALVAR A SUA VIDA E DE SUA FAMÍLIA. PORQUE NÃO HÁ UMA FRUTA NO MUNDO COM O TEOR DE VITAMINA C.IGUAL O DO CAMUM CAMUM..

    Responder
  2. Em 2019 estive no Araguaína as margem da cidade de Xambioá, observei que neste ano houve um grande produção de Camu Camu, lá ela é conhecida com azedinha, mim esbaldei da fruta in natura, colhi mais de 160 litros e transformei em polpa. Os ribeirinhos disse que há alguns anos não havia tanta produção, pena que nem todos aproveita essa dádiva, produto nobre que esta se perdendo, por falta de conhecimento ou falta de interesse em usufruir dessa riqueza, prefere tomar um refri (veneno) ao invés de alimentar com saúde…

    Responder
  3. Ótimo! Ótimo! Comecei a comer já faz um tempo o pó do Cam-Camu com banana amassada e tô sentindo uma diferença mto grande , mas ainda ñ encontrei a fruta e vou procurar tbm pelas cápsulas. As pessoas ñ tem noção do benefício das frutas e dos alimentos naturais para a saúde e se soubessem deixariam de tomar tantos remédios. Agora q descobri os benefícios do Camu-Camu ñ deixarei mais de usar. Saúde é o que interessa!! Rsrsrs!!!! Bj! ?

    Responder