17 Benefícios do Camu Camu – Para Que Serve e Propriedades

Antigamente, a laranja era a fruta mais indicada como fonte de vitamina C. Após algum tempo, a acerola chegou e desbancou a laranja, apresentando um valor muito mais elevado da vitamina.

Agora, surgiu outra fruta para ocupar esse lugar. Seu nome é camu camu. O teor de vitamina C na polpa desse fruto chega a surpreendentes 2.6g para cada 100g de fruta. Quando se analisa a casca, esse valor aumenta para 3.9 gramas. Em alguns casos, chegou-se a 6.0 gramas.

Mais estudos se fazem necessários, mas, o que foi descoberto até o momento, coloca o camu camu como a fruta com mais alto teor de vitamina C (ácido ascórbico). Vamos descobrir também para que serve e todos os benefícios do camu camu para a saúde.

Para que serve camu camu?

Tanto as folhas, quanto as frutas são utilizadas como medicamento para tratar:

  • Infecções virais, incluindo herpes, herpes labial, gripes e resfriados;
  • Problemas oftalmológicos, como catarata e glaucoma;
  • Asma;
  • Aterosclerose;
  • Fadiga crônica;
  • Gengivite e outras doenças da gengiva;
  • Depressão;
  • Gengivite;
  • Cefaleias;
  • Osteoartrite;
  • Artrite reumatóide.

Benefícios do camu camu

  1. Os benefícios do camu camu estão diretamente ligados ao aumento da imunidade, devido a seu alto teor de vitamina C;
  2. Atua na formação de colágeno, por esse motivo, é ótimo para a pele;
  3. Efeito antioxidante, agindo sobre os radicais livres;
  4. Ajuda no processo de coagulação do sangue;
  5. Pode diminuir os riscos de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de mama, estômago e boca;
  6. Ajuda a prevenir o aparecimento de catarata;
  7. Evita a formação de hematomas;
  8. Protege o organismo dos efeitos danosos causados pela poluição;
  9. Previne o escorbuto;
  10. Acelera a cicatrização de feridas;
  11. Está diretamente ligado à produção de hormônios anti-estresse, entre eles: adrenalina e noradrenalina;
  12. Elimina toxinas do corpo;
  13. Protege o cérebro de doenças degenerativas;
  14. Melhora o humor. Alguns estudos relatam que alguns pacientes abandonaram o uso de medicamentos antidepressivos após incorporarem camu camu às suas dietas;
  15. Evita a anemia ferropriva;
  16. Ajuda a recuperar a musculatura no pós-treino. Discutiremos isso num tópico à parte.
  17. Ajuda a perder peso. Também falaremos sobre isso em separado.

Benefícios do camu camu para a musculatura 

O alto teor de vitamina C do camu camu e suas propriedades têm sido estudadas em relação à pratica de esportes e fisiculturismo.

Ela está diretamente ligada à recuperação muscular, principalmente por ser antioxidante. Essa propriedade permite que as células da musculatura sejam protegidas dos radicais livres, dessa forma, o pós-treino será muito mais eficiente.

Além disso, a vitamina C está presente na formação do colágeno, que é responsável pelo fortalecimento dos tecidos, portanto, as chances de lesões durante o treinamento serão menores.

O ferro é importante para aumentar a força e performance nas atividades físicas. Graças à vitamina C do camu camu, a absorção do ferro será facilitada.

E, por fim, os hormônios esteroides, entre eles a testosterona, ajudam na disposição para os treinamentos. As propriedades do camu camu favorecem a formação e a liberação desses hormônios no organismo.

Por ser um aliado na construção do tônus muscular, o camu camu, com suas vitaminas, aminoácidos, minerais e outros nutrientes, pode ajudar na recuperação muscular, bem como no seu fortalecimento.

Benefícios do camu camu para a perda de peso

De que forma o camu camu poderá ajudar na perda de peso?

A elevada porcentagem de vitamina C presente na fruta fará o organismo produzir um aminoácido de nome L-carnitina. Esse aminoácido é responsável pela transformação da gordura em energia. Quanto mais esse aminoácido for produzido e estiver circulando em nosso sangue, mais eficiente será a queima da gordura.

O que se conclui é que o consumo insatisfatório de vitamina C está diretamente ligado ao acúmulo de gordura nos tecidos. É bem interessante começar a introduzir mais elementos ricos em vitamina C, entre eles, o camu camu.

Precauções e advertências

Não há estudos suficientemente seguros quanto ao uso de camu camu na gravidez e amamentação até o momento.  Também pouco se sabe sobre os possíveis efeitos colaterais do camu camu em pessoas utilizando quimioterápicos.

Em ambos os casos, é imprescindível conversar com seu médico.

Como usar o camu camu

A fruta fresca poderá ser utilizada na forma de suco, bastando liquidificar 50 g de polpa para 1 litro de água. Adoce a gosto. Seu sabor é delicioso.

Quem encontrar dificuldades para comprar camu camu “in natura” poderá procurar por ela em cápsulas. Duas ao dia, uma pela manhã e outra à tarde, serão suficientes.

As pessoas que tiverem o privilégio de poder consumi-las frescas poderão consumir 100 gramas diárias, aproximadamente 12 frutinhas.

Considerações finais

O camu camu é um fruto relativamente desconhecido, ainda difícil de ser encontrado, que precisa de maiores estudos em relação à suas potencialidades ainda não descobertas.

O que se sabe até hoje é que há muitos benefícios do camu camu para a saúde, pelo simples fato de ser a fruta com a maior concentração de vitamina C encontrada até hoje. Para quem quiser complementar sua dieta de vitamina C, de forma natural, essa é uma ótima opção.

Vamos esperar que a fruta se popularize em pouco tempo, e assim como a laranja, seja facilmente encontrada nas feiras e sacolões do país.

Você já conhecia esta fruta chamada camu camu? Já a provou alguma vez? Sabia que é a fruta com maior concentração de vitamina C? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (55 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...

33 comentários em “17 Benefícios do Camu Camu – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Ótimo! Ótimo! Comecei a comer já faz um tempo o pó do Cam-Camu com banana amassada e tô sentindo uma diferença mto grande , mas ainda ñ encontrei a fruta e vou procurar tbm pelas cápsulas. As pessoas ñ tem noção do benefício das frutas e dos alimentos naturais para a saúde e se soubessem deixariam de tomar tantos remédios. Agora q descobri os benefícios do Camu-Camu ñ deixarei mais de usar. Saúde é o que interessa!! Rsrsrs!!!! Bj! 💋

  2. Olá lendo esse artigo , descobrir que o camu camu nós o conhecemos aqui como Caçari ,moro no estado de Roraima e na cidade de Boa Vista tem um bairro com esse nome e um rio prlo nome de Caçarie e é cheio de camu camu lá e realmente é uma frutinha muito gostosa ! Agora vou apanhar-las ! Gostei das informações dada acima!

  3. Consumo há uns 6 meses na forma de pó (desidratado), 1 colher de chá batida em suco. aqui em Goiás não encontro a fruta. Percebi que minha imunidade melhorou muito (e tenho asma) . uso junto com moringa oleorífera (outra top 10) tb em pó ou chá. As vezes é difícil encontrar o camu camu pois a produção ainda é relativamente pequena.

  4. Olá pessoal,
    Sou aluna do mestrado da Universidade Federal do Triangulo Mineiro e preciso da fruta, ou da poupa para pesquisas universitárias. Gostaria que se alguém tiver entrar em contato comigo pelo zap 034 9 9166 2753.

  5. Espero poder encontrar o suplemento alimentar em cápsula,folhas ou a fruta já será muito útil pra ajudar emagrecer ,preciso muito.

    • bom dia a todos que está a procura de camu camu bem vcs poderá encontrar em lojas de produtos naturais em são paulo como eu encontrei mas não é a frutas é em pó muito bom o produto pode fazer suco ou tomar so com água pura então fica ai a dica vcs estiver em são paulo de um pulinho no Brás que vc acha ok

  6. Boa tarde,
    Realmente essa fruta é muito benéfica para a saúde, mas difícil de encontrar, principalmente aqui em São Paulo. Encontrei um suplemento alimentar em cápsula com extrato de açaí. extrato de guaraná e Camu camu maravilhoso resultado.

  7. Boa tarde.
    Moro atualmente em Parintins -Amazonas, mas sou natural de Altamira Pará. Morei em uma região nas proximidades da sede do município aproximadamente seis horas de motor rabeta onde tínhamos uma propriedade. nesta região existiam três espécies de frutas nativas muito raras. uma conhecida por rosadinha por sua cor rosada e de tamanho pequeno, uma outra chamada ginja não seu a causa do nome e uma terceira conhecida como sarão que é o nosso camu-camu. essa fruta que na natureza é encontrada nas áreas de várzeas, na região do Xingu ainda é muito abundante em algumas áreas e uma das preocupações dos moradores da região com a Instalação da usina Hidrelétrica do Belo Monte no rio Xingu era a possibilidade de seu desaparecimento na natureza. O período de dezembro a março os frutos ficam maduros e são apreciados pelos peixes não sendo utilizados pelos moradores da região talvez por ser muito azedo. Recomendo aos que tiverem parentes ou amigos na região de Altamira no Xingu que solicitem as mudas ou mesmo as sementes do camu-camu que com certeza serão atendidos. atenção a fruta é conhecida na região pelo nome de sarão.

  8. Já estou produzindo 250 mudas.Gostaria de saber sobre o plantio.Qual o espaçamento que devo deixar e se vou precisar irrigar, que tipo adubação, tipo terreno, qual o tempo de germinação?Muito grato

  9. Olá!
    Achei muito interessante esta matéria sobre o Camu Camu. Gostaria muito de aqdiquirir uma muda ou sementes.
    Onde posso encontrar?

  10. Comprei uma muda a três anos atras e o cara que vendeu disse que era acerola industrial. Fiquei decepcionado quando começou a dar frutos nesse começo de ano e descobri que não era acerola,mal sabia eu que tive uma baita sorte de ter uma preciosidade dessa no meu quintal.

    • Oi Vâni aqui em Belém eu compro em pó na loja Moinho Central, lá vende tudo sobre produtos naturais, lá eu compro tribulos, maca, ginseng e outros, fica na rua oriental do mercado no comércio. pertinho do ver o peso

  11. Olá muito boa noite

    Fui recomendado a consumir camu camu junto com farinha de maracujá e maka peruana…….. Todos eu comprei em pó 150 grama de cada e juntei e fiz uma mistura……. Todos os dia eu consumo uma colher de chá com um copo de água….. Na minha primeira refeição do dia……. Aí só vou consumir outro alimentos apois 30 minutos……
    Gostaria de saber se eu estou fazendo a coisa certa…… Se alguém poder mim ajudar ficarei muito grato

    Att: Fábio lima
    Feira de Santana Bahia

  12. Ja consumia a fruta e o suco, porem não sabia o mome e nem seus beneficio, agora que sei irei cultivar para espalhar essa fruta…

  13. tenho um pé de camu-camu em minha casa que produz muitos frutos é raro aqui em sp, mas já fiz vários sucos com eles

Deixe um comentário