O exercício abdominal com a bola medicinal no peito é uma ótima escolha para trincar o seu abdômen.
Ao usar a bola medicinal, você deixa o exercício mais desafiador e com isso trabalha ainda mais os músculos da região abdominal.
Para quem não conhece a bola medicinal, ela aumenta a resistência ao movimento, já que é pesada. Com isso, você precisa se esforçar mais para completar o exercício. Esse esforço extra rende músculos mais fortes e tonificados. Mas para isso, é importante escolher a bola certa e realizar o exercício corretamente.
Além dos músculos abdominais, que são o foco desse exercício, outros músculos também são trabalhados, como por exemplo os músculos do core e alguns músculos da parte inferior do corpo como os glúteos e os isquiotibiais (posterior da coxa).
Aliás, o core é um composto por um conjunto de músculos que dá sustentação e estabilidade ao centro do corpo, como os músculos das costas, do abdômen e dos quadris. Por isso, exercícios que fortalecem essa região são tão importantes para ter um bom rendimento em outras atividades físicas e para ter uma boa saúde geral.
Benefícios do abdominal com bola medicinal
Os principais benefícios de usar a bola medicinal no seu treino de abdômen são a possibilidade de adicionar carga, de aumentar a resistência, de melhorar o equilíbrio e de ganhar mais força.
Além disso, o abdominal com bola medicinal apoiada no peito pode te ajudar ao longo de um processo de reabilitação. O exercício também pode melhorar a flexibilidade, a mobilidade física e a postura corporal.
Veja também se os abdominais podem ou não ajudar a perder barriga.
Como fazer abdominal com bola medicinal no peito
Deite-se de barriga para cima e dobre os joelhos mantendo os pés no chão. Então, segure uma bola medicinal com as duas mãos logo acima do peito. Mantenha os braços flexionados e próximos ao corpo.
Inicie o exercício retirando a cabeça, o pescoço e os ombros do chão enquanto segura a bola com ambas as mãos. Retorne para a posição inicial lentamente e, logo depois, faça o abdominal mais uma vez.
Não deixe de contrair os músculos abdominais e os glúteos durante a execução. Solte o ar enquanto sobe e inspire quando retornar à posição de início.
Repita o movimento até terminar a sua série. Você pode fazer de 2 a 3 séries de 10 a 15 repetições cada.
Antes de mais nada, escolha uma bola de peso e tamanho adequado para você. Isso significa usar uma bola medicinal que permita que você faça o exercício corretamente.
Se quiser dificultar o abdominal, você pode esticar os braços, afastando a bola do seu centro de gravidade. Isso vai exigir mais esforço para elevar o tronco do solo.
Caso você não tenha acesso a uma bola medicinal, existem exercícios semelhantes em que você usa um halter, uma anilha ou um kettlebell no lugar da bola.
Erros comuns
O abdominal com bola medicinal é um exercício relativamente simples, pois parece bastante com o exercício abdominal tradicional sem pesos. No entanto, o uso da bola pode induzir a alguns erros. Veja quais são eles.
Escolher uma bola inadequada
A saber, existem vários tipos de bolas medicinais. A diferença está geralmente no tamanho e no peso. Para você ter uma ideia de qual escolher, peça ajuda a um professor de educação física ou então use uma bola com peso leve a moderado.
A sugestão é usar uma bola medicinal do tamanho de uma bola de basquete, que tenha entre 1 e 10 kg, no máximo. O peso deve estar de acordo com o seu nível de condicionamento físico. É importante que segurar a bola medicinal enquanto faz o exercício seja desafiador, mas a carga não deve comprometer a técnica correta nem causar dor. Ou seja, ela não deve prejudicar seu equilíbrio e nem ser muito grande ou pesada demais.
Usar o impulso
Esse é um erro que muita gente comete em vários tipos de abdominal. De fato, usar o impulso para elevar o tronco parece mais fácil do que fazer um movimento consciente e lento. Entretanto, fazer isso não traz nenhum benefício e ainda pode causar um mal jeito.
Pular etapas de fortalecimento
Não adianta adicionar a bola medicinal no seu exercício de abdominal se você ainda não domina a técnica do abdominal simples.
Portanto, treine bastante os abdominais mais básicos antes de usar a bola medicinal no seu treino. Quando sentir que esses exercícios estão ficando fáceis, é hora de desafiar seu corpo e incluir versões mais difíceis à sua rotina de treino.
Os exercícios abdominais que usam apenas o peso corporal podem ser um bom começo, como por exemplo o abdominal alternado no solo e o abdominal bicicleta sem encostar as pernas no chão.
Certamente, existem muitas variações de abdominais que podem fazer parte do seu treino. Muitas delas envolvem apenas o peso corporal e ainda assim são excelentes para os seus músculos abdominais.
No entanto, quanto mais desafiador você tornar o exercício, melhores serão os seus resultados. E por isso a bola medicinal ganha tanto destaque, pois ela faz a região abdominal queimar mais e ficar mais definida.
Fontes e referências adicionais
- The effect of ball exercise on the balance ability of young adults, J Phys Ther Sci. 2017 Dec; 29 (12): 2087-2089.
- Core Muscle Activity during Physical Fitness Exercises: A Systematic Review, Int J Environ Res Public Health. 2020 Jun; 17 (12): 4306.
- American Council on Exercise (ACE)-sponsored Study Reveals Best and Worst Abdominal Exercises, American Council on Exercise (ACE)
Fontes e referências adicionais
- The effect of ball exercise on the balance ability of young adults, J Phys Ther Sci. 2017 Dec; 29 (12): 2087-2089.
- Core Muscle Activity during Physical Fitness Exercises: A Systematic Review, Int J Environ Res Public Health. 2020 Jun; 17 (12): 4306.
- American Council on Exercise (ACE)-sponsored Study Reveals Best and Worst Abdominal Exercises, American Council on Exercise (ACE)