Açúcar demerara engorda? O que é e benefícios

Especialista:
atualizado em 01/01/2021

Nos últimos anos cresceu a busca por produtos naturais que ajudassem no emagrecimento. E foi assim que o açúcar demerara ganhou a atenção de muitas pessoas. Mas será que ele engorda, como os outros açúcares?

Enquanto o açúcar mascavo, o açúcar bruto que é extraído depois do cozimento do caldo de cana, não passa por nenhum processo de refinamento, o açúcar demerara é submetido a um refinamento leve e recebe pouco ou nenhum aditivo químico em sua composição.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, com seus grãos de coloração marrom-claro, ele mantém valores nutricionais altos e parecidos com os do açúcar bruto (mascavo), ao mesmo tempo em que pode ser utilizado no preparo de doces.

Então, vamos agora entender um pouco mais sobre esse tipo de açúcar, e descobrir quais os seus benefícios e se ele emagrece ou não.

Os diferentes tipos de açúcar

Diferentes tipos de açúcar
Diferentes tipos de açúcar, torrão de açúcar de cana, mascavo, demerara e refinado

De acordo com o Laboratório de Avaliação Nutricional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, podemos classificar o açúcar em quatro tipos:

  • Açúcar Mascavo: Tipo mais “bruto” do açúcar, extraído a partir do cozimento do caldo da cana, sem passar pelo processo de refinamento. Por isso, ele possui alguns sais minerais em sua composição;
  • Açúcar Demerara: Esse tipo é extraído do melado de cana. Tem uma cor mais clara que o mascavo, e tem uma quantidade menor de sais minerais que o açúcar bruto, porém ainda maior que o refinado;
  • Açúcar Cristal: Esse tipo já passa pelo processo de refinamento propriamente dito, embora seja um pouco menos processado que o refinado;
  • Açúcar Refinado: Este último tipo passa por um segundo processo de refinamento.

O refinamento do açúcar é um processo que retira do açúcar todos os resíduos da cana, e o deixa com uma coloração branca-transparente, eliminando todos os nutrientes. Resta então apenas a sacarose.

Propriedades nutricionais

De forma geral o açúcar não refinado contém pouca quantidade de nutrientes. Mas, de acordo com um estudo publicado no periódico Journal of nutrition and dietetics, quanto mais escuro o açúcar, maior a quantidade de seus nutrientes.

E o açúcar demerara, por não passar por um processo de refinamento propriamente dito, contém ainda uma certa quantidade de alguns nutrientes, como:

  • Vitaminas do complexo B, especificamente B3, B5 e B6. Mas as quantidades são bem reduzidas
  • Minerais: Quanto mais escuro o açúcar, maior a quantidade de minerais nele contida. Então, pode-se dizer que o açúcar demerara contém certa quantidade de minerais, principalmente ferro e cálcio, e, quando associado a uma dieta equilibrada, pode trazer alguns benefícios para a saúde.
Açúcar demerara
Açúcar demerara

As calorias do açúcar demerara

O açúcar demerara, assim como o mascavo, o cristal e o refinado, é composto basicamente de sacarose, que é uma junção da glicose com a frutose. E, da mesma forma, a quantidade de calorias é semelhante nos quatro tipos de açúcar.

O índice glicêmico 

O índice glicêmico é uma classificação que atribui um número de 1 a 100 para alimentos que contêm carboidratos. Quanto maior o índice glicêmico de um alimento, mais rápido o nível de açúcar no sangue aumenta depois de consumi-lo.

  Continua Depois da Publicidade  

E além de aumentar o apetite, o aumento rápido da glicose sanguínea pode promover o ganho de peso e ser muito perigoso para pessoas diabéticas que precisam manter a glicemia sob controle.

Mas, os diferentes tipos de açúcar acima citados tem valores muito parecidos de índice glicêmico. Assim, o consumo de açúcar demerara deve ser feito com o mesmo cuidado que o do açúcar refinado.

A questão da quantidade 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o ideal é que o consumo de açúcar na ultrapasse 10% do total de calorias diárias.

E ainda adiciona que os maiores benefícios para a saúde ocorrem quando esse consumo é reduzido para 5% ou menos do total das calorias diárias, o que seria o equivalente a 25 g de açúcar.

Mas esse açúcar não é só aquele que adicionamos à comida. Ele engloba também o açúcar que já vem na composição de alimentos industrializados.

E essa recomendação vale para qualquer um dos tipos de açúcar, desde o mascavo até o refinado.

Então, o açúcar demerara engorda?

Apesar de se tratar de um açúcar bem próximo de sua versão bruta, ou seja, com bastante nutrientes e pouco refinado, o açúcar demerara ainda é um alimento bastante calórico, com alto índice glicêmico.

Então, o seu consumo, quando feito de forma exagerada, leva ao ganho de peso, da mesma forma que a sua versão refinada.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, é importante lembrar que o açúcar demerara, assim como o mascavo, não contém aditivos químicos, o que por si só já torna seu consumo mais saudável do que a versão refinada do açúcar.

Assista aos vídeos abaixo para descobrir qual é o melhor açúcar.

Gostou das dicas!?

Fontes e Referências adicionais

Você já imaginava que o consumo do açúcar demerara engorda, mesmo que menos que o do refinado? Tem o costume de utilizar que açúcar no seu dia a dia? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (90 votos, média: 3,96 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

16 comentários em “Açúcar demerara engorda? O que é e benefícios”

  1. Fiquei triste mudei para demerara pensando q fosse saudável. Então é melhor não consumir açúcar nenhum.

  2. O açúcar mascavo é produzido através de um grau menor de processamento químico, por isso o custo de produção dele é menor, certo?

    Então lá vai a pergunta: Por que então o demerara é mais caro que o açúcar refinado e mais caro do que o açúcar de confeiteiro?

    Isso é ilógico!!!

    • Para que menos pessoas comprem e mais pessoas adoeçam consumindo o mais barato, porém mais prejudicial. Assim a indústria farmacêutica venderá mais e mais remédios às custas das doenças derivadas do consumo excessivo do açúcar.

    • Boa tarde! A questão do mascavo e do demerara serem mais caros é que além de se tratarem de produto bruto(inacabado) ou seja, com a adição dos produtos químicos, como polímeros, clarificastes, corantes, etc o volume pode ser aumentado em 3x ou mais – 1kg açúcar mascavo = + de 3 kg açúcar cristal, e a formação dos cristal de açúcar é bem mais complexa do que o açúcar cristal o que torna o açúcar mascavo e demerara uma iguaria! Elevando assim se valor comercial!

    • Aqui em casa temos uma alimentação balançeadae usamos o açucar demerara com moderação. Geralmente substituindo nas receitas que levam o açucsr refinado.

  3. Consumo o açúcar demerara há mais de três anos, recomendado pela minha nutricionista. E a diferença é enorme.